Curiosidades

Como usar sais de banho: benefícios e formas diferentes de uso

Os sais de banho proporcionam inúmeros benefícios para a saúde, mantendo o equilíbrio do organismo. Por isso, confira dicas de como usar sais de banho.

Os sais de banhos são cristais de sais enriquecidos, pulverizados que são solúveis em água. Ademais, podem ser feitos de forma caseira ou industrial. Além disso, podem conter perfumes, óleos essenciais, corantes, entre outras substâncias. Mas, você sabe como usar sais de banho?

Em suma, você pode usá-los para banhos em hidromassagem ou em banheira. Seja como for, os sais proporcionam um bom relaxamento. Todavia, os sais de banhos podem proporcionar outros benefícios. Dessa forma, podem ser usados para desintoxicar a pele ou até mesmo como esfoliante corporal.

No entanto, prefira os sais naturais, que com poucos e bons ingredientes já são suficientes para proporcionar os benefícios desejados. Ademais, é importante saber que você pode encontrar diversos tipos de sais de banho. Por exemplo, de lavanda, lírios, rosas, alecrim, hortelã, camomila, erva-cidreira, etc. E, cada um servirá a um propósito.

Agora, se você não tem uma banheira, não se preocupe tem como usar sais de banho no chuveiro mesmo. Para isso, basta amarrar um pouco em um saquinho de tule e colocar abaixo da ducha do chuveiro. E com um punhado de sais na mão, vá passando na pele enquanto a água do chuveiro cai sobre você.

Continua após a publicidade

Enfim, essa não é a única forma de se usar sais de banho, você pode usá-lo de diversas formas e ainda sim, aproveitar seus benefícios. Confira.

Como usar sais de banho: benefícios

O ideal é incorporar o uso de sais de banho na rotina diária. Pois, seus benefícios vão além da estética, principalmente os naturais. Que não contêm substâncias que possam agredir a pele. Inclusive, tem como usar sais de banho também para fins medicinais.

Continua após a publicidade

Limpeza, esfoliação e hidratação da pele

Como usar sais de banho: benefícios e formas diferentes de uso
Terra

Antes de tudo, os sais de banho têm a função de limpar a pele através da esfoliação. Pois, o sódio presente no sal possui características antioxidantes, auxiliando na remoção das células mortas ao esfregar os cristais de sal na pele. Dessa forma, deixa a pele mais limpa e com aspecto natural. Portanto, ao promover a renovação celular, evita ocorrência de pelos encravados, espinhas e cravos.

Por fim, os sais de banho podem conter ingredientes que auxiliam na hidratação da pele. Além disso, um banho quente facilita a dilatação dos poros, promovendo a melhor absorção de hidratantes.

Continua após a publicidade

Relaxamento

Terra

Os sais de banho são ideais para quem quer relaxar. Pois, as características químicas de seus ingredientes e seus aromas favorecem o relaxamento do corpo. Dessa forma, um banho quente com sais de banho, promove uma sensação de bem-estar. Isso acontece, porque os sais de banho auxiliam no alívio físico ao diminuir a pressão dos músculos. Além disso, os sais de banho deixam um aroma agradável na pele após o banho.

Medicinal

Tua Saúde

Existem muitos tipos de sais de banho disponíveis no mercado. Sendo que, alguns possuem propriedades medicinais. Por exemplo, o Sal Inglês (“Sal de Epsom”), que possui propriedades curativas para o corpo. Dessa forma, ele pode ser usado puro ou como componente, basta colocar na água quente da banheira.

Ademais, tanto o sal inglês, quanto outros sais naturais proporcionam bem-estar do sistema cardiocirculatório. Pois, melhoram a oxigenação do organismo. Da mesma forma, auxilia na absorção de nutrientes e na eliminação de toxinas. Além de reduzir o estresse ao estimular a produção de serotonina. Enfim, os sais de banho medicinais promovem o equilíbrio de todo o organismo.

Como usar sais de banho: características

Como usar sais de banho: benefícios e formas diferentes de uso
Tua Saúde

Nem todos os sais de banho fazem espuma, porém trazem os mesmos benefícios espumando ou não. Dessa forma, dependendo dos ingredientes utilizados, os sais de banho podem ser energizantes, relaxantes ou purificadores.

Continua após a publicidade

No entanto, você deve prestar a atenção quanto à frequência de banhos com os sais. Por exemplo, se a pele é sensível, utilize sais de banho que sejam espumantes apenas uma vez por semana. Já quem tem pele normal, pode utilizar a cada dois ou três dias.

Também é importante saber como usar sais de banho. Sendo assim, você deve despejar uma quantidade suficiente (2 ou 3 mãos cheias) na água quente. Em seguida, agite a água para que o sal dilua por completo ou até espumar. Então, é só se deitar na banheira e relaxar.

Entretanto, em caso de sais de banho efervescentes, ele deve ser despejado na água com a pessoa já imersa na banheira.

Como usar sais de banho: preparando o banho

Terra

Para preparar o banho, antes de tudo, você precisa escolher qual tipo de sais de banho vai utilizar. Como já mencionamos você pode comprar ou fazer seu próprio sais de banho. Sendo que, os mais usados são o sal de Epsom e o Sal do Mar Morto.

Continua após a publicidade

No entanto, você pode usar outros como o sal rosa, sal dentrítico e o sal geotérmico islandês. Que podem ser refinado, grosso ou peneirado. Enfim, para um banho simples, você pode usar o sal de Epsom sem fragrância ou tingimento.

Após escolher o sal, é hora de preparar o banho. Primeiramente, encha a banheira até a metade com a água na temperatura de sua preferência. Em seguida, coloque cerca de 120 g de sais de banho e dilua na água.

Entretanto, para banhos terapêuticos, use de 240 a 480 g do sal. Dessa forma, os altos níveis de magnésio vão aliviar as dores musculares.

Ademais, acrescente mais água à banheira. Então, verifique se a temperatura da água está do seu agrado e entre dentro da banheira. Por fim, fique de molho por no mínimo 10 minutos.

Continua após a publicidade

Contudo, caso tenha alguma doença, é importante consultar um médico para saber com que frequência poderá fazer uso dos sais de banho. E quando for sair da banheira, cuidado para não escorregar. Pois, alguns sais de banho contém óleos, que deixam a superfície escorregadia.

Formas diferentes de usar sais de banho

1- Escalda pés

Cheiro de Flor

Uma ótima opção após um dia estressante é o escalda pés com sais de banho. Dessa forma, para preparar um escalda pés é necessário:

  • Um litro de água
  • Uma colher de sopa de sais de banho
  • Um balde

Enfim, despeje água quente em um balde ou bacia que comporte os pés e, em seguida acrescente os sais de banho. Depois, coloque os pés e relaxe por 20 minutos. Ao terminar, enxugue os pés e passe um creme hidratante.

2- Banho aromatizado e energizante

Como usar sais de banho: benefícios e formas diferentes de uso
Tua Saúde

Se você não tem uma banheira, tem um jeito bem criativo para você aproveitar os benefícios. Saiba que tem como usar sais de banho no chuveiro. Enfim, é muito fácil, você vai precisar de:

Continua após a publicidade
  • Um pedaço de tule ou tecido
  • Linha ou fita
  • 3 colheres de sopa de sal de banho

Ademais, coloque o sal no meio do tule ou tecido e amarre com a linha e, depois amarre no chuveiro. Dessa forma, ao ligar o chuveiro a água passa pelo sais de banho para depois cair em você.

3- Sachê aromatizado

Cheiro de Flor

Outra maneira diferente de usar sais de banho é como aromatizante de gavetas. Para isso, você vai precisar de:

  • Um pedaço de tecido, tamanho 15x15cm
  • Um pedaço de tule, tamanho 17x17cm
  • Fita colorida
  • Tesoura
  • 3 colheres de sopa de sal de banho

Por fim, posicione o tule sobre o tecido e acrescente o sal. Depois, junte as pontas do tecido e do tule fazendo uma trouxinha e amarre, fazendo um laço com a fita.

4- Esfoliante

Como usar sais de banho: benefícios e formas diferentes de uso
Arteblog

Uma boa opção para usar sais de banho é como esfoliante. Dessa forma, misture uma colher de sopa de sal em um pouco de creme hidratante corporal. Então, acrescente 12 gotas de algum óleo essencial de sua preferência. Como óleo de amêndoa, coco, uva ou azeite. Por fim, acrescente 1 colher de chá de óleo de vitamina E. E esfolie o corpo suavemente, fazendo movimentos circulares. Então, retire no banho, enxaguando bem.

Continua após a publicidade

Como usar sais de banho: banhos medicinais

Como usar sais de banho: benefícios e formas diferentes de uso
Tua Saúde

Os sais de banhos também podem ser usados para tratar dores musculares. Para isso, acrescente 480g de sal Epsom à banheira quente e dissolva. Por fim, entre na banheira e fique de molho por 15 a 20 minutos. Dessa forma, o magnésio presente no sal promoverá o relaxamento muscular. Além disso, você pode acrescentar 15 gotas de algum óleo essencial que alivie dores musculares. Por exemplo, gualtéria, manjericão, bergamota, alecrim, lavanda, hortelã-pimenta e abeto de Douglas.

Ademais, para inflamação ou irritação da pele como psoríase, brotoeja ou eczema, por exemplo. Um banho com sal Epsom ajuda a combater a inflamação e aliviar a coceira. Dessa forma, prepare um banho com 240 a 720g do sal, dissolva na água quente e fique de molho por 20 minutos. Por fim, ao sair da banheira, hidrate a pele para evitar que fique ressecada.

Uma ótima dica é adicionar bicarbonato de sódio na água da banheira para deixar a pele macia. Basta adicionar 45 a 180g na água e dissolver bem. Então, fique de molho por 20 a 30 minutos.

Melhorando o humor

Como usar sais de banho: benefícios e formas diferentes de uso
Tua Saúde

Por fim, para melhorar o humor, você pode acrescentar 3 ou 4g de ervas desidratadas da sua preferência à água quente juntamente com os sais de banho. Dessa forma, você pode usar: Lavanda; Hortelã; Alecrim; Camomila; Pétalas de rosa entre outras. Enfim, existem inúmeras maneiras de usá-lo, que vão trazer muitos benefícios para a saúde do corpo. No entanto, vale lembrar que mulheres grávidas devem evitar o uso do Sal do Mar Morto. Pois, contém alto teor mineral, portanto pode aumentar a frequência cardíaca.

Continua após a publicidade

Então, se você gostou do conteúdo dessa matéria, também pode se interessar por essa: 10 provas de que você toma banho do jeito errado!

Imagens: Cheiro de Flor; Terra; Tua Saúde; ArteBlog.

Próxima página »

Escolhidas para você