Curiosidades

O Conto de Jiraiya, O Galante

Os lendários Sannin são um dos grupos mais fortes da série Naruto, mas suas origens remontam séculos, precisamente ao Conto de Jiraiya, O Galante,

Os lendários Sannin são um dos grupos mais fortes da série Naruto, mas suas origens remontam séculos precisamente ao folclore ninja no Conto de Jiraiya, O Galante,

No anime Naruto, o trio ninja mais poderoso do desenho reúne 3 Sannin lendários que conquistaram o coração dos fãs. O que eles podem não saber é que esses personagens existiam muito antes da série, ou seja, surgiram a partir de um mito antigo “O Conto de Jiraiya, O Galante”.

Jiraiya, Tsunade e Orochimaru compõem o Sannin no mundo ninja, e suas habilidades são baseadas em sapos, lesmas e cobras, respectivamente.

Cada um é imensamente poderoso e se mostra fundamental para o enredo da série, com a morte de Jiraiya em Naruto: Shippuden sendo um grande ponto de virada para o anime.

Continua após a publicidade

Neste artigo, vamos saber mais sobre a mitologia japonesa e o O Conto de Jiraiya, O Galante.

O Conto de Jiraiya, O Galante

O Conto de Jiraiya, O Galante foi publicado no Japão de 1839 a 1868 e reúne 43 romances. Assim como Naruto, ele se tornou incrivelmente popular e adaptado em várias mídias diferentes.

Continua após a publicidade

Como na maioria dos contos antigos, existem várias versões diferentes, mas os pontos principais se resumem quando Jiraiya, Tsunade e Orochimaru aprendem magia de mudança de forma de sapo, lesma e cobra.

Depois de ser possuído por um demônio cobra, Orochimaru fica com fome de poder e quer dominar o Japão. Jiraiya tenta detê-lo, mas fracassa, então ele procura e pede a ajuda de Tsunade. Juntos, eles são capazes de exorcizar o demônio cobra de Orochimaru e salvar o Japão.

Continua após a publicidade

Adaptação para a série Naruto

Muitos dos aspectos que fazem os personagens se destacarem como a associação dos trios com sapos, lesmas e cobras respectivamente, o amor de Jiraiya por Tsunade e o conflito entre Jiraiya e Orochimaru é preservado (embora, Masashi Kishimoto, escritor do anime tenha decidido mudar outros aspectos do personagens).

Por fim, existem muitos outros usos dos mitos japoneses em Naruto, embora Masashi Kishimoto decida usar alguns apenas para tornar a série mais rica. Um exemplo interessante é o Amaterasu, uma técnica de fogo usada por membros do clã Uchiha que desbloquearam seu Mangekyō Sharingan.

O nome vem da deusa Amaterasu, a divindade associada ao sol e ao universo dentro do xintoísmo e considerada por alguns como o deus mais importante dentro do xintoísmo. Outras técnicas do Mangekyō Sharingan, como Susanoo e Tsukuyomi, também são em homenagem a divindades xintoístas.

O conto original chinês

Por fim, a lenda japonesa O Conto de Jiraiya, O Galante é baseada no chinês Liu Hai; um lendário alquimista do século X que aprendeu o segredo da imortalidade do Chan Chu.

Continua após a publicidade

Ele era um sábio benigno com grande conhecimento mágico sobre pílulas e drogas e está sempre acompanhado de um sapo e pode assumir a forma de um sapo. Ele também podia mudar de pele e se tornar jovem novamente.

Vários relatos associam Jiraiya a um grande sapo de três patas pelo qual ele pode ser identificado. Jiraiya foi feito para ser capaz de liberar seu espírito de seu corpo, metamorfosear e voar com a ajuda de seu companheiro mágico.

Os protótipos chineses desse tema às vezes representam o imortal sentado ou descansando o pé sobre o animal; e segurando um cordão de moedas de ouro, com as quais ele supostamente atraiu o sapo de seu esconderijo em um poço.

Veja o vídeo e saiba mais sobre o O Conto de Jiraiya, O Galante: https://www.youtube.com/shorts/GrRLw8BOcKA

Continua após a publicidade

Se curtiu esse artigo, leia também: Rosto do kakashi – Mistério e revelação para os fãs do anime Naruto

Próxima página »

Escolhidas para você