Mundo Animal

Saiba quais são as cores de gatos mais comuns e o que elas significam

Ao contrário do que muita gente imagina, os gatos contam com personalidades distintas e suas cores revelam muito sobre elas.

Embora muitas pessoas tendam a acreditar que os gatos são animais distantes, independentes e não muito chegados em carinho, esse é um preconceito contra os bichanos. Na verdade, assim como qualquer outro animal, esses felinos domésticos contam com personalidades singularidades e, curiosamente, as cores de gatos podem dizer muito sobre seu temperamento.

Sabemos que, à primeira vista, essa informação pode não parecer lá muito plausível. No entanto, existem estudos científicos em torno desse fenômeno e, sim, as cores de gatos possuem seus significados. Só para ilustrar, os famosos gatos pretos, que sofrem uma perseguição injusta, costumam ser amáveis, confiáveis e tranquilos.

Sendo assim, não é nada legal julgar o livro pela capa e já adiantamos que, mesmo que as cores de gatos carreguem consigo significados, isso não é um fator decisivo. Afinal, muito do temperamento e personalidade do animal é moldado pelo ambiente e não exclusivamente influenciado pela genética. Aliás, falando em genética, é por aqui que vamos começar.

A genética dos Felis catus

Continua após a publicidade

O gato doméstico, também conhecido como gato caseiro ou urbano, é um mamífero carnívoro da família dos felídeos. Dessa forma, segundo a biologia, sua classificação científica é Felis catus. Essa espécie passou por anos e anos de domesticação até tornar-se o que conhecemos hoje. Porém, mativeram resquícios de sua herança selvagem.

Apesar do processo de domesticação, os gatos mantiveram a genética responsável por sua variedade de cores e padrões de pelagem. Em suma, a cor e o tom da pelagem dos gatos dependem da melanina em conjunto e de seus dois componentes: eumelanina e feomelanina. A combinação de ambas é o que define em maior ou menor grau a cor do animal.

Enquanto a eumelanina produz o castanho e o preto, a feomelanina cria o vermelho e o amarelo. Então, quando misturadas, inúmeras tonalidades surgem. Só para você ter uma ideia, tonalidades intensas (preto, chocolate, canela e vermelho) são determinadas pelo gene denso. Já tons suaves (cinzento, creme e lilás) cabem ao gene diluído.

E, antes que você se pergunte, o branco é predominante de um gene que neutraliza as outras cores e pode aparecer como cor pura ou albinismo. Porém, esse gene também pode ocasionar surdez, principalmente quando a pelagem toda branca vem acompanhada de olhos azuis, mesmo que não seja uma regra, é uma probabilidade de 80%.

Continua após a publicidade

Certo, mas o que as cores de gatos tem a ver com seu comportamento?

Cores de gatos: saiba quais são e o que elas significam

Pois bem, de acordo com um estudo das Universidades da Flórida e Califórnia, existem evidências que comprovam que a cor da pelagem dos gatos tem muito a ver com sua personalidade. A pesquisa baseia-se em observações de diversos tutores que relataram o comportamento de seus pets.

No estudo em questão, os pais de bichanos recebiam termos que deveriam atribuir aos animais de acordo com a cor. Surpreendentemente, os pesquisadores notaram que muitos gatos da mesma cor partilhavam características – pelo menos de acordo com a observação de seus tutores.

Então, esse foi o passo inicial para levantar a discussão de que sim, as cores de gatos podem refletir muito de seu comportamento. Como resultado disso, as portas para o estudo da psicologia animal foram abertas. Porém, na prática, o que cada cor significa? Bom, vamos descobrir!

Continua após a publicidade

Gato preto

Apesar de introspectivo, é tímido e tranquilo. Além disso, sua associação com o sobrenatural é apenas um estereótipo criado pela mídia. Na verdade, esses bichanos são calmos, carinhosos e costumam dormir por longos períodos. Ele pode não ser do tipo grudento, mas aceita muito bem um carinho e demonstra amor à sua maneira.

Gato branco

Cores de gatos: saiba quais são e o que elas significam

Assim como os gatos pretos, os bichanos brancos são calmos e pensativos. Porém, os pets dessa tonalidade são bem mais desconfiados e tendem a levar mais tempo para adaptarem-se ao novo lar. Mas, calma. Depois que o processo de adaptação é concluído, eles mostram um lado fiel e carinhoso, apesar de não gostar de visitas.

Continua após a publicidade

Gato laranja

Considerado o mais carinhoso entre os bichanos, o gato laranja adora atividades em família e não curte passar muito tempo sozinho. Além disso, como é um animal mais ativo, ele precisa de atividades regulares para gastar sua energia. Então é uma ótima pedida para quem tem crianças em casa.

Gato rajado

Cores de gatos: saiba quais são e o que elas significam

Os gatos bicolores são mais difíceis de serem classificados, mas o felino rajado é curioso, ativo e brincalhão. Ao contrário do gato branco, esse pet é super sociável e adora visitas. Aliás, ele constuma se dar bem com estranhos logo no primeiro encontro. Um poço de carisma, né?!

Continua após a publicidade

Gato frajola

O gato preto e branco pode ter temperamento agressivo em situações específicas. Apesar das pesquisas terem observado esse comportamento como recorrentes nos felinos com esse tipo de pelagem, vale ressaltar que isso pode apenas ser um desconforto descorrente de outra característica do bichano, como a timidez. No mais, os frajolas são bem agitados e brincalhões, chegando a ser conhecidos como fujões.

Cores de felinos no misticismo

Cores de gatos: saiba quais são e o que elas significam

Saindo um pouco do campo científico e comportamental, o misticismo também encontrou sua própria forma de classificar os gatos de acordo com sua cor. Então, seguindo um ponto de vista místico e energético, as cores dos gatos representam:

Continua após a publicidade
  • Preto: proteção e purificação do ambiente.
  • Branco: poder de cura, equilíbrio e alívio de estresse.
  • Rajado: sorte, otimismo e energia positiva.
  • Cinza: estabilidade, paz e tranquilidade.
  • Laranja: prosperidade, criatividade e autoestima.
  • Bicolor: amizade e sabedoria.
  • Tricolor: poder feminino, proteção e sorte.
  • Escaminha: poderes místicos, proteção e cura.

E então, o que achou dessa matéria? Se gostou, confira também: 20 fatos que os donos de gato precisam saber agora mesmo.

Próxima página »

Escolhidas para você