Curiosidades

Corpus Christi – É feriado? O que se comemora em 20 de junho?

Nesta quinta-feira (20) será comemorado o Corpus Christi, mas a pergunta que fica é a seguinte: é realmente feriado ou ponto facultativo?

Certamente existem muitas pessoas que não sabem o real significado do dia de Corpus Christi. Uma prova desse argumento é que no último mês a procura pelo termo no Google aumentou bastante. Consequentemente, muitas pessoas já marcaram a data para dar aquela descansada ou até mesmo viajar.

Acima de tudo, muitas pessoas pensam que se trata de um feriado. A verdade é que isso é um engano. O Corpus Christi se trata de um ponto facultativo. A decisão é renovada anualmente pelo Ministério do Planejamento em todo dezembro, junto à relação dos demais feriados nacionais de 2019. Além disso, ela é divulgada pelo Diário Oficial da União (DOU).

Consequentemente, na maioria das cidades a escolha de liberar ou não fica nas mãos dos empregadores. Ou seja, é a empresa que decidi se vai acontecer um dia de descanso ou não. No Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Maceió (AL) e Vitória (ES), a data é sim um feriado municipal.

Além disso, essa é uma data móvel. Ou seja, cada ano o ponto facultativo cai em uma data diferente. Ele é comemorado 60 dias após a celebração da Páscoa, que é realizada, por sua vez, sempre 40 dias após a Quarta-feira de Cinzas. Quer saber mais sobre esse dia? O Segredos do Mundo te conta.

Qual o significado de Corpus Christi

Corpus Christi - É feriado? O que se comemora em 20 de junho?

Primeiramente o Corpus Christi é uma expressão originária do latim. Ela significa “corpo de Cristo”. Ela celebra a eucaristia. No catolicismo, a data lembra a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Além disso, a comemoração da data tem origem século 13, durante o pontificado do papa Urbano IV.

Estudos apontam que a comemoração da eucaristia foi determinada após relatos de uma freira belga chamada Juliana Mont Cornillon. Ela teve uma visão na qual Cristo pedia para que essa celebração fosse reconhecida pela Igreja e pelo povo em geral. Eles decidiram que o cálice e a hóstia sejam transportados em procissão em uma estrutura chamada Santíssimo, na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

A prática de desenhar os tradicionais tapetes de Corpus Christi em serragem, areia e outros materiais, teve origem em Açores, Portugal, e foi trazido para o Brasil por nativos de lá.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Feriados prolongados em 2019, quais ainda virão por aí?

Fonte: Metrópoles UOL

Imagens: Cebi

Próxima página »

Escolhidas para você