Cumprimentos alternativos – Soluções para se prevenir do coronavírus

Como medida de prevenção vários cumprimentos alternativos surgiram nas redes, assim conscientizando as pessoas e arrancando muitas risadas.

Rejeitar um aperto de mão, um beijo ou um abraço pode parecer rude, porém são recomendações vigentes para a atual situação mundial. Pois estamos vivendo uma pandemia global, por conta do coronavírus, que pode ser transmitido pelo ar bem como pelo toque. Então para não ser mal-educado surgiram os cumprimentos alternativos.

Pode parecer piada, mas não é! Mas todo cuidado é pouco para combater a proliferação do vírus, pois ele é altamente transmissível. Assim vários países do mundo adotaram esses cumprimentos alternativos como forma de prevenção. O que acabou por virar até motivo de brincadeira em muitos lugares.

Porém o coronavírus já causou mais de 1,600 mortes em todo o mundo, além de ter se manifestado em cerca de 28 países. Sendo que a China, Coreia do Sul e Itália são os países mais afetados pela pandemia. No Brasil o Covid-19 já causou 1 morte, confirmada nesta terça-feira, dia 17, além de 234 pessoas contaminadas.

Cumprimentos alternativos - soluções para combater o coronavírus
Metro1

Tipo de cumprimentos alternativos

The “wave” ou “cumprimento acenando”

Cumprimentos alternativos - soluções para combater o coronavírus
Bebê Mamãe

Thai Wai

Cumprimentos alternativos - soluções para combater o coronavírus
thaizeit.de

Footshake

Cumprimentos alternativos - soluções para combater o coronavírus
IG Delas

“Elbow” ou cumprimento com com os cotovelos

Cumprimentos alternativos - soluções para combater o coronavírus
Diário da Amazônia

Precauções tomadas por países pelo mundo

Cumprimentos alternativos - soluções para combater o coronavírus
Veja

Na Alemanha o ministro do Interior recusou o cumprimento a chanceler Angela Markel, bem como gerou risadas de ambas as partes. Assim como na França os jornais aconselham a popular a adotar novos comportamentos como cumprimentos alternativos. Na Austrália o conselho foi dar tapinhas ao invés de apertar as mãos.

Já em Pequim, na China, país de origem do coronavírus placas foram colocadas para orientar as pessoas para não trocarem apertos de mão. Desta forma recomendam-se que façam o tradicional gesto gong shou para cumprimentos. Na Nova Zelândia várias instituições abandonaram o “hongi”, que consiste na saudação maori onde as pessoas tocam o nariz e a testa.

No Irã o lema “não aperto sua mão porque te amo” se popularizou, assim uma forma de cumprimento alternativo foi criada. Ele consiste em avançar com o punho fechado, assim como a outra pessoa repete o gesto, fazendo com que os dois punhos entrem em contato. Existe também um cumprimento viral na internet chamado “footshake”.

Portando, a poucos meses da Semana Santa os beijos a Virgem Maria podem ser banidos na Espanha. Assim como na Romênia a poderosa Igreja Ortodoxa autorizou os fiéis a parar de abraças os ícones nas igrejas. Além de que na Holanda foi proibido dar a hóstia na boca.

Precauções no Brasil

O Ministério da Saúde está alertando a população brasileira para não cumprimentar as pessoas com beijo, mesmo que não seja na boca. Assim como não compartilhar bombas de metal usadas para beber chimarrão, a exemplo dos sulistas.  E para as missas foi aconselhável dar a comunhão nas mãos do fieis, e não na boca, bem como evitar o contato na hora do Pai Nosso e no cumprimento “Paz de Cristo”.

E você, está adotando essas medidas de prevenção contra o coronavírus?

E se gostou do nosso post confira também: Coronavírus – O que é, origem, causas, sintomas e se tem cura

Como se proteger do coronavírus – 5 dicas para você sair imune do surto

Fontes: El País e G1

Imagem destacada: Forbes

Outras postagens