Listas

Curiosidades sobre cães: 15 fatos que você precisa saber

Mesmo que estejam ao lado dos humanos desde 12 mil anos atrás, ainda existem curiosidades sobre cachorros que a maioria desconhece.

Por P.H Mota

Os cachorros são certamente o mais popular de todos os animais. Eles são leais, fáceis de treinar e têm um instinto natural de proteção. Não é à toa que eles são chamados de ‘melhor amigo do homem’. Apesar disso, é provavél que você não saiba todas as curiosidades sobre os cães, mas estamos aqui para solucionar isso!

Confira abaixo 15 fatos curiosos sobre os nossos amigos de patas.

15 curiosidades interessantes sobre cachorros

1. Cães se comunicam através do rabo

Aparentemente, os cães abanam o rabo para a direita quando estão felizes e para a esquerda quando estão assustados. Abanar lento significa que eles são inseguros e abanar o rabo rápido acompanhado de músculos tensos ou pupilas dilatadas pode sinalizar agressão.

2. Expectativa de vida dos cachorros

A expectativa de vida média de um cão é de cerca de 10 a 14 anos. No entanto, isso é apenas uma estimativa pois a sua longevidade depende de fatores como raça, alimentação, estilo de vida, entre outros.

Continua após a publicidade

Por outro lado, num estudo descobriu-se que cães grandes tinham uma vida média de 13,38 anos, enquanto a mediana para cães pequenos foi de 14,95.

3. Cães podem ouvir a uma incrível distância

Eles podem ouvir a uma distância quatro vezes maior do que os humanos. Isso é o máximo! Por isso, você deve evitar sons agudos para não ferir os ouvidos do seu pet.

Continua após a publicidade

4. Cachorros possuem o olfato potente

Os narizes dos cães têm milhões de receptores de cheiro a mais do que os nossos, então eles podem distinguir cheiros diferentes mesmo em concentrações quase 100 milhões de vezes menores do que os humanos.

Além disso, os narizes dos cães têm padrões únicos que podem servir para identificá-los, semelhantes às impressões digitais humanas.

Continua após a publicidade

5. Os filhotes de cães nascem cegos, surdos e sem dentes

Outra curiosidade sobre os cachorros é que os filhotes nascem com os olhos fechados e não conseguem enxergar por pelo menos duas semanas. Após 6 semanas, a audição de um filhote se desenvolve. Com efeito, os filhotes aprendem a andar entre as idades de duas e cinco semanas.

6. Os cães andam na ponta dos pés

O melhor amigo do homem é um animal digitígrado. Ao contrário dos humanos que suportam a maior parte do nosso peso nos calcanhares, os cães suportam o peso nos dedos das patas, o que significa que os ossos dos dedos das patas são muito importantes.

7. Os cachorros podem se apaixonar por você

Graças à ciência, você pode saber, de fato, que seu cão também o ama. Um estudo de 2015 da Universidade de Azabu, no Japão, encontrou um aumento no nível de oxitocina (às vezes conhecido como “o hormônio do amor”) em cães e seus donos quando eles se encaram.

8. Os bigodes ajudam os cães a enxergar no escuro

Os bigodes dos cães estão cheios de nervos e enviam mensagens sensoriais para seus cérebros. Eles possuem ferramentas sensoriais multifuncionais que os ajudam a se movimentar e se orientar em locais apertados, principalmente quando a visibilidade é baixa.

Continua após a publicidade

9. Os cães não enxergam só preto e branco

Os cães têm um alcance de espectro limitado do que os humanos, o que é mais uma razão para ter uma visão noturna superior. Eles têm mais receptores para tons de preto, branco, azul e amarelo.

10. Cachorros possuem uma terceira pálpebra

Os cães têm três pálpebras com a terceira pálpebra aparecendo apenas quando há um problema com o olho. A terceira membrana é chamada de haw, que mantém os olhos úmidos e seguros.

11. Cães sabem contar o tempo

Os cães têm uma ótima noção do tempo quando sentem falta de seus donos e respondem a diferentes níveis de entusiasmo ocasionalmente.

Estudos mostraram que eles são capazes de identificar a diferença entre uma hora e cinco. Além disso, também podem prever quaisquer eventos futuros, como horários de alimentação ou horários de caminhada, uma vez que sejam condicionados.

Continua após a publicidade

12. Investigadores natos

Outra curiosidade sobre os cachorros é que eles são bons em ciência forense, fazendo com que interpretem muitas características psicológicas de outros cães a partir do cheiro da urina. Desse modo, detalhes como sexo, idade, emoção e saúde dos outros cães são decifrados.

13. Os cães usam as patas como bolas antiestresse

Se o seu cão começar a lamber ou mastigar os pés excessivamente, isso pode ser um sinal de que seu amigo peludo está se sentindo estressado. Contudo, lamber ou mastigar excessivamente pode resultar na infecção das patas do seu cão e pode ser necessária uma visita ao veterinário.

14. Os cães suam pelas patas

A camada interna da pele da pata de um cão contém glândulas sudoríparas, ou seja, estas transportam a transpiração para a camada externa, resfriando o cachorro e evitando que as almofadas sequem. E, como os humanos, se um cão está nervoso ou estressado, suas patas também exalam umidade.

15. Cães podem detectar câncer

Por fim, cães como o Husky Siberiano podem farejar câncer apenas pelo cheiro, se treinados para isso. Eles possuem 300 milhões de receptadores de cheiro, enquanto o homem tem 5 milhões.

Continua após a publicidade

Além disso, a parte do cérebro dos cães dedicada ao olfato é 40 vezes maior do que no ser humano, o que leva os animais a terem esse sentido mais aguçado.

Fontes: Portal do Dog, Canal do Pet. Labgard

Então, curtiu saber todas essas curiosidades sobre os cachorros? Pois, leia a seguir: Raças de Cachorros Dóceis: 15 raças incríveis, para se apaixonar

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você