Curiosidades

14 Curiosidades sobre a Netflix que você não conhece

As curiosidades sobre a Netflix referem-se à fundação, expansão e até negociações de venda envolvendo a plataforma de streaming.

Em primeiro lugar, as curiosidades sobre a Netflix diz respeito ao serviço global de streaming com sede na Califórnia. A princípio, sugiu em 1997 com fundação nos Estados Unidos, mas atualmente possui mais de 208 milhões de assinantes. Antes de mais nada, teve sua fundação como um serviço de entrega de DVD pelo Correio.

Porém, a partir de 2007 houve uma expansão para o streaming, alcançando cerca de 190 países no mundo com sua plataforma. No geral, trabalha com a produção de conteúdos originais em diferentes países. Sendo assim, estima-se que mais de 50% do catálogo disponíveis conta com produtos originais.

Por outro lado, há preferência por filmes e webséries, o que popularizou-se como marca do serviço. Contudo, estima-se ser a empresa de entretenimento com maior valor de mercado do mundo. Basicamente, alcança o valor de 153 bilhões de dólares, ultrapassando a Disney Company.

Em resumo, teve fundação por ação dos executivos Marc Randolph e Reed Hastings no dia 29 de agosto de 1997. Sobretudo, foi um novo meio de empreendedorismo com o entretenimento. Ademais, a inspiração para o projeto foi a própria Amazon, principalmente na etapa em que a Netflix distribuiu DVDs. Por fim, conheça outras curiosidades a seguir:

Conheça as curiosidades sobre a Netflix

1) Existem categorias secretas

Fotografia da tela da plataforma de streaming

Em resumo, a Netflix é como uma grande biblioteca digital de produtos audiovisuais. Portanto, existem estantes de diferentes gêneros onde se armazenam filmes, séries e documentários. Apesar disso, pode-se acessar conteúdos mais específico por meio de códigos da plataforma. Como exemplo, pode-se citar as categorias ocultas “Dramas sobre questões sociais” ou “Comédias para fim de noite”.

Continua após a publicidade

2) O tempo mínimo para escolha é de dois minutos

Fotografia da tela da plataforma de streaming

Apesar de todo mundo achar que fica muito tempo navegando pelo catálogo, a própria Netflix diz que não é bem assim. Em resumo, uma análise do hábito dos assinantes mostrou que, em média, cada usuário leva entre 1 minuto e 2 minutos para selecionar o que assistir. Sendo assim, estima-se que nesse meio tempo a pessoa consegue olhar rapidamente 10 ou 20 títulos, surpreendentemente.

3) O primeiro filme original da Netflix

Fotografia da tela da plataforma de streaming

Como citado anteriormente, a Netflix se propõe a distribuir conteúdo, mas trabalha principalmente com a produção de séries e filmes originais. Nesse sentido, a primeira série original da plataforma chama-se Example Show. Em resumo, consiste num projeto de 2010 com apenas 11 minutos de duração, sendo um grande teste dos planos de dominação da empresa.

4) Tráfego na internet

Fotografia da tela da plataforma de streaming

Outra curiosidade da Netflix é que a empresa é responsável pelo aumento na quantidade de dados na internet global. Desse modo, a Netflix foi responsável por cerca de 12% de todos os downloads no planeta em 2019. Ademais, esses valores tendem a subir a cada ano, em especial no contexto da pandemia da Covid-19, onde houve expansão do consumo.

Continua após a publicidade

5) Catálogos diferentes da Netflix

Fotografia da tela da plataforma de streaming

Ademais, uma curiosidade sobre a Netflix diz respeito ao seu alcance. Nesse sentido, está disponível em 190 países e em centenas de idiomas diferentes. Entretanto, o licenciamento de conteúdo e restrições geográficas faz com que os catálogos sejam diferentes. Por exemplo, existem séries asiáticas que estão disponíveis nis Estsados Unidos, mas não na América Latina.

Sendo assim, ainda que seja possível acessar o link, é impossível encontrar o título no catálogo. Comumente, aparece as informações básicas com um aviso de que estará disponível em breve. Apesar diso, algumas pessoas buscam utilizar VPN para simular outras localizações, mas a própria Netflix bane a prática.

6) A Netflix

Fotografia da tela da plataforma de streaming

Basicamente, essa curiosidade sobre a Netflix diz respeito a forma de referir-se à pltaforma, utilizando o artigo feminino. Portanto, seria A Netflix, o que até gerou brincadeiras nas redes sociais por parte da empresa. Desse modo, não há confusão sobre como dizer o nome corretamente.

7) A Netflix é mais velha que o Google

Fotografia da tela da plataforma de streaming

Continua após a publicidade

Em resumo, ainda que tenha sucesso recente e a expansão para streaming aconteceu somente em 2007, a Netflix é mais velha que a Google. Nesse sentido, teve fundação em 1997, um ano antes que a concorrente na área da tecnologia. Apesar disso, há grande colaboração e competição entre ambas empresas, em especial no alcance.

8) A Blockbuster quase comprou a Netflix por um preço de banana

Fotografia da tela da plataforma de streaming

Basicamente, a Netflix teve uma situação de venda logo no começo da sua história. Em resumo, Hastings propôs um acordo de compra para a Blockbuster em 200 para tocar a versão digital da antiga locadora. Desse modo, essa curiosidade sobre a Netflix  envolve entregar sua operação completa por 50 milhões de dólares. Porém, o CEO da Blockbuster nuncad deu continuidade ao negócio.

9) Spoiler é mato na Netflix

Fotografia da tela da plataforma de streaming

Porque se trata de uma plataforma destreaming com conteúdos audiovisuais, uma das maiores polêmicas diz respeito aos spoilers. Apesar disso, a Netflix tem um site que mostra vídeos curtos dos episódios finais de temporadas das séries. Curiosamente, muitos usuários acessam antes mesmo de dar play em um programa, sendo um tráfego lucrativo para a plataforma.

10) Negócio pirata

Curiosidades sobre a Netflix que você nunca soube

Continua após a publicidade

Uma das curiosidades sobre a Netflix mais interessantes é que a plataforma utiliza o número de downloads piratas para medir a relevância do conteúdo. Desse modo, avaliam tanto conteúdos originais quanto aqueles que podem adquirir para o catálogo. Sendo assim, conseguem entender o sucesso com o público.

11) Quem assiste mais Netflix no mundo?

Curiosidades sobre a Netflix que você nunca soube

Basicamente, essa curiosidade sobre a Netflix parte de uma pesquisa feita pela Emarkerter, que analisou a presença global da Netflix a partir de 765 milhões de usuários. Sendo assim, estima-se que os Estados Unidos tem o maior número de usuários ativos, com 64,5% dos norteamericanos consumindo. Logo em seguida, tem-se os noruegueses e canadenses.

12) Traição com a Netflix

Curiosidades sobre a Netflix que você nunca soube

Curiosamente, a Netflix estimou que 46% dos casais que assinam Netflix passam pela situação de ocmeçar a ver a série juntos, mas ter um dos parceiros continuando sem o outro. Desse modo, esse hábito tornou-se parte da cultura de consumo, sendo uma das brincadeiras mais comuns nas redes sociais.

13) Nomes e mais nomes

Curiosidades sobre a Netflix que você nunca soube

Continua após a publicidade

No geral, quando houve a fundação da empresa os co-fundadores passaram por vários nomes. Desse modo, Randolph queria chamar de Luna.com, em homenagem à sua cadela de estimação. Também passou pela lista nomes como Directpix.com e Replay.com. Entretanto, a maior curiosidade é que o nome temporátio foi Kibble, que significa ração em ingles.

14) Binge-watching

Curiosidades sobre a Netflix que você nunca soube

Por fim, a expressão binge-watching tornou-se extremamente popular com o crescimento das plataformas de streaming. Nesse sentido, refere-se ao ato de ver dois ou mais episódios de uma série de uma vez só. Curiosamente, uma pesquisa mostrou que cerca de 60% dos usuários totais da Netflix exercem essa prática, ao menos, duas vezes por mês.

E aí, aprendeu curiosidades sobre a Netflix? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência

Próxima página »

Escolhidas para você