16 curiosidades incríveis sobre o Cerrado

O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil. Confira 16 curiosidades impressionantes sobre esse bioma tão importante para o país.

Há muitas curiosidades sobre o Cerrado importantes, e igualmente interessantes. A vegetação do Cerrado é extremamente diversificada, e isso faz dele um bioma muito importante com diversas espécies de plantas e animais.

No entanto, o Cerrado é considerado o bioma mais ameaçado do Brasil, devido à intensa atividade antrópica, como desmatamento, queimadas e agricultura. Apenas 8,3% de sua área total está sob algum tipo de unidade de conservação.

E aí, vamos saber algumas curiosidades sobre esse bioma? Boa leitura!

16 curiosidades incríveis sobre o Cerrado

1- Uma das maiores bacias hidrográficas

Para começar a nossa lista, essa, com certeza, é uma das curiosidade sobre o Cerrado mais importantes. O Cerrado abriga as nascentes de rios importantes que formam oito das doze grandes bacias hidrográficas brasileiras, incluindo as bacias do Tocantins-Araguaia, São Francisco e Paraná.

Essa característica rendeu ao bioma o título de “caixa d’água do Brasil”, pois seus domínios florestais são responsáveis ​​por abastecer a maior parte dos recursos hídricos do país. Portanto, estima-se que 90% da população brasileira consome energia produzida diretamente no Cerrado ou fornecida por hidrelétricas cujas águas nascem nesse bioma.

2- Cerrado e o carvão vegetal

O Cerrado é uma importante fonte de carvão vegetal no Brasil, sendo que grande parte da produção dele provém da exploração da vegetação nativa desse bioma. A remoção de carvão é uma atividade que impacta severamente a biodiversidade do Cerrado, pois envolve o desmatamento de áreas para a obtenção de madeira.

3- Há uma data em comemoração

O Dia Nacional do Cerrado é realizado em 11 de setembro, data escolhida em homenagem ao ambientalista Ary José de Oliveira. A celebração foi instituída em 2003 para lembrar a importância deste bioma.

4- Segundo maior bioma do Brasil

O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil, ocupando cerca de 22% do território nacional, atrás apenas da Amazônia. No entanto, infelizmente, não recebe a atenção e proteção necessária, o que o coloca em perigo.

5- Biodiversidade incrível

Estima-se que este bioma contenha mais de 5.000 espécies de plantas, sendo 44% endêmicas, e uma fauna distribuída com mais de 850 espécies de aves, 300 de mamíferos, 200 de répteis, 150 de anfíbios e incontáveis ​​invertebrados.

6- Números de insetos no Cerrado

O Cerrado é reconhecido por abrigar uma impressionante diversidade de insetos, com estimativas de até 90 mil espécies. Os insetos desempenham papéis fundamentais, atuando como polinizadores, decompositores e fonte de alimento para outros organismos. Essa curiosidade sobre o Cerrado é realmente impressionante, né?

7- Tem menos áreas protegidas

Apesar de sua imensa riqueza biológica, o Cerrado é considerado o bioma brasileiro com menor proteção ambiental. Apenas 8,3% de sua área total está sob algum tipo de unidade de conservação, em comparação com 27% da Amazônia.

8- Extinção de espécies

Uma das curiosidades sobre o Cerrado bem preocupantes diz respeito ao fato de que algumas espécies estão ameaçadas de extinção. Estudos indicam que até 480 espécies de plantas podem estar em perigo de extinção até 2050.

Além disso, a perda de habitats e a fragmentação do bioma têm impactado severamente a população de animais, como a onça-pintada, o tatu-bola e a anta, que são fundamentais para a manutenção da dinâmica ecológica do Cerrado.

9- Presente em vários estados do Brasil

Muitas vezes associado ao estado de Goiás, uma outra curiosidade sobre o Cerrado é de que ele está presente em vários estados do Brasil. Esse bioma se estende pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo, Distrito Federal.

10- Maior devastação ambiental

Uma última curiosidade sobre o cerrado é que, entre 2003 e 2013, a devastação nesse ecossistema atingiu níveis alarmantes, com a possível extinção de até 480 espécies de plantas até 2050. Em 2022, o desmatamento no Cerrado aumentou 43% em relação ao ano anterior, ultrapassando os níveis da Amazônia.

11- É conhecido como savana em outros países

O Cerrado é comparado com a savana em outros países, devido às semelhanças fisionômicas e ecológicas com o tipo de vegetação encontrado em outras regiões tropicais do mundo. Apesar dessa semelhança geral, o Cerrado apresenta uma riqueza de espécies muito maior do que outras savanas tropicais, com alto grau de endemismo.

12- Tipos diferentes de vegetação

O Cerrado abriga uma impressionante diversidade de tipos de vegetação, classificada em três principais formações: florestais, savânicas e campestres. A heterogeneidade reflete a diversidade de condições ambientais, como tipo de solo, capacidade hídrica, por exemplo, que moldam a região desse bioma único.

13- Muito importante para os povos indígenas

O Cerrado é de extrema importância para os povos indígenas que habitam esse bioma. Diversas etnias, como os Xerente, Xavante, Krahô e Karajá, dependem dos recursos naturais do Cerrado para sua sobrevivência, medicina tradicional e manutenção de suas práticas culturais.

14- O clima é agradável

O clima do Cerrado é caracterizado por temperaturas amenas, mas com variações durante a maior parte do ano. Com uma média anual entre 20°C e 26°C, o bioma apresenta verões quentes e chuvosos, seguidas por invernos secos e com temperaturas mais baixas.

15- Chuvas sazonais

As chuvas especiais são um dos principais fatores que determinam a dinâmica da vegetação no Cerrado, com uma estação seca bem definida de maio a setembro. No entanto, estudos recentes mostram que esse padrão sazonal de chuvas vem sofrendo alterações significativas nas últimas décadas, com reduções de até 50% na quantidade de chuva e no número de dias chuvosos durante o inverno e a primavera em diversas regiões do bioma.

16- Frutas típicas

Com certeza, essa é uma das curiosidades sobre o Cerrado mais interessantes, já que na lista de frutas típicas está o pequi: amado por muitos. As principais frutas típicas do Cerrado incluem a cagaita, o baru, o araticum, a cereja-do-cerrado, com sua polpa espessa e sabor adocicado e o murici. E a gente não pode deixar de mencionar o pequi, é claro.

E aí, o que achou de saber mais sobre o Cerrado? Conta pra gente! Aproveite e leia também: 20 frutos típicos do Cerrado e suas características

Fonte: Vivo Verde, Embrapa, Mundo da Educação, WWF, Instituto Jurumi, Turismo de Natureza

Outras postagens