Curiosidades

10 curiosidades sobre o açaí que você provavelmente não conhecia

Pequeno fruto do tamanho de uma uva roxa escura, o açaí é nativo das florestas tropicais da América do Sul.

Além de uma tonalidade roxa profunda, o açaí possui um sabor suave o que o torna a base perfeita para shakes e acompanhamento de frutas como a banana. A fruta nativa brasileira cresce a cada dia em popularidade – não apenas no Brasil, mas em todo o mundo – graças aos seus consideráveis ​​benefícios à saúde. Neste artigo, você confere as principais curiosidades sobre o açaí!

Onde o açaí é cultivado?

Fonte: Unsplash

O açaizeiro é comum na região tropical da América Central e do Sul. Além disso, é um alimento básico de longa data entre os povos indígenas da região amazônica.

Essas pequenas frutinhas são encontrados na natureza, onde são escolhidas a dedo por colhedores nativos da região e depois congelados em sua forma pura.

Processado em uma polpa, o açaí tem uma grande quantidade de nutrientes e benefícios para a saúde, o que o torna um dos superalimentos mais populares de se consumir no mundo.

Continua após a publicidade

Com efeito, a melhor maneira de consumir açaí é em sua versão congelada, onde as frutas são colhidas e refrigeradas no pico de maturação, ou seca, onde a polpa da fruta é desidratada lentamente para manter a nutrição e, em seguida, frequentemente moída para inserir em suplementos.

Curiosidades e benefícios do açaí

O açaí sozinho não previne problemas de saúde, mas pode fazer parte de uma dieta que auxilia na boa saúde. Desse modo, os principais benefícios e curiosidades sobre o açaí são:

1. Contém antioxidantes

Curiosidades sobre o açaí: 10 benefícios do consumo da fruta
Fonte: Unsplash

O primeiro e mais importante benefício para a saúde do açaí são os antioxidantes que ele contém. Esses antioxidantes incluem polifenóis, antocianinas, bem como vitaminas A, C e E. Então, seja comprando açaí no atacado ou individualmente, você pode ter certeza de que seu açaí contém mais antioxidantes do que quase todas as outras frutas.

Os antioxidantes são uma parte importante de sua dieta, e o açaí está repleto deles. Ou seja, eles ajudam a combater o processo de oxidação, que ocorre quando seu corpo é exposto a muita luz solar, poluição do ar ou álcool.

Continua após a publicidade

Com efeito, seu corpo cria moléculas sem elétrons, também conhecidas como radicais livres. Muitos radicais livres podem resultar em câncer, mas os antioxidantes trabalham para emparelhar essas moléculas ou quebrá-las de forma a manter seu organismo saudável.

2. É um alimento nutritivo

Fonte: Unsplash

Uma porção de açaí contêm uma grande variedade de nutrientes. Eles são uma grande fonte de vitaminas A, B1, B2, B3, E e C. Além disso, os frutos também contêm minerais e eletrólitos, como cálcio, magnésio, zinco, cobre, ferro, potássio e fósforo. Eles também são muito mais baixos em açúcar do que a maioria das outras frutas silvestres, incluindo mirtilos.

O açaí também é rico em gordura insaturada, o que ajuda a diminuir os níveis de colesterol e reduz o risco de doenças cardíacas. Essas gorduras insaturadas incluem ômega-3s, 6s, 9s e ácido oleico. Ademais, o ácido palmítico também é encontrado no açaí, que é a gordura saturada encontrada nos frutos das palmeiras.

3. Previne contra doenças do coração

Fonte: Unsplash

Alguns estudos feitos relacionando o açaí à saúde do coração, mostraram uma correlação positiva. Açaí contém esteróis vegetais, que impedem o corpo de absorver o colesterol ruim da dieta.

Continua após a publicidade

Desse modo, reduzir o colesterol resulta na saúde do coração, razão pela qual as gorduras insaturadas são tão importantes. Eles também incluem polifenóis, que podem melhorar o fluxo sanguíneo no corpo.

4. Açaí pode ajudar a prevenir o câncer

Curiosidades sobre o açaí: 10 benefícios do consumo da fruta
Fonte: Unsplash

O açaí contêm pigmentos chamados antocianinas, que são o que lhes dá sua cor roxa. As antocianinas são antioxidantes que comprovadamente ajudam a prevenir o câncer.

Especificamente, com o câncer de mama, o açaí reduziu as células cancerosas em testes feitos em animais. Isso também se aplica ao câncer de bexiga e ao câncer de cólon. No entanto, não há dados suficientes nem ensaios em humanos para comparar as informações.

5. Açaí mantém sua pele saudável

Fonte: Unsplash

Como o açaí é cheio de antioxidantes, faz sentido que ajude facilmente a proteger a pele. Ao quebrar os radicais livres, sua pele pode ser menos danificada por elementos prejudiciais à saúde como a fumaça e a poluição.

Continua após a publicidade

No entanto, mais do que apenas proteger a pele, também pode ajudar na cicatrização. Açaí é conhecido por conter polifenóis e antocianina pigmentar. Juntos, eles ajudam a ativar as proteínas da pele, o que pode ajudá-lo a se curar mais rapidamente de diferentes ferimentos.

6. Açaí melhora a saúde digestiva

Curiosidades sobre o açaí: 10 benefícios do consumo da fruta
Fonte: Unsplash

Como muitas frutas diferentes, o açaí contém uma quantidade saudável de fibras. Estudos demonstraram que o açaí percorre todo o trato digestivo, tornando-o ideal para uma boa digestão.

Por causa disso, estudos sugerem que essas frutas roxas são um probiótico. Como resultado, isso ajuda o cólon a se manter saudável, garantindo que bactérias boas estejam no estômago.

Embora isso seja verdade para muitas frutas diferentes, com a combinação de fibras e antioxidantes, as deliciosas porções de açaí são uma das melhores escolhas para uma digestão saudável.

Continua após a publicidade

7. Pode ajudar na perda de peso

Fonte: Unsplash

Para quem quer emagrecer, segue uma notícia boa: o açaí contém zero grama de açúcar, o que é notável para uma fruta. Isso significa que, se você estiver fazendo uma dieta baixa em carboidratos, o açaí é uma boa maneira de incluir frutas em sua dieta.

Mesmo se você estiver em uma dieta cetônica (alto consumo de carnes e gorduras), você ainda pode incluir o açaí em seu plano alimentar, pois ele contém apenas um grama de carboidratos líquidos, o que permite você ingerir as fibras tão necessárias.

8. Açaí pode ajudar na saúde do cérebro

Fonte: Unsplash

Comer açaí pode realmente ajudar a proteger seu cérebro de distúrbios neurológicos comuns, particularmente de Alzheimer. Com efeito, essas frutinhas roxas ajudam a prevenir a acumulação de beta-amiloide, que é a causa mais comum da doença de Alzheimer.

Em suma, a beta-amiloide é uma proteína que pode se acumular e se unir, o que causa inflamação no cérebro e impede as células cerebrais de se comunicarem. Com o açaí, essas proteínas são quebradas e esse acúmulo é evitado.

Continua após a publicidade

O açaí também demonstrou auxiliar no processo de autofagia. Em outras palavras, é quando o cérebro descarta células cerebrais antigas, nesse caso o açaí ajuda ativando esse processo.

9. Bom para quem tem diabetes

Curiosidades sobre o açaí: 10 benefícios do consumo da fruta
Fonte: Unsplash

O açaí tem uma pontuação baixa no índice glicêmico, o que é uma boa notícia para pessoas com diabetes. Além disso, ele também tem baixos níveis de lipídios. Portanto, um suco de açaí pode ser uma opção saudável para manter os níveis de glicose estáveis.

10. Aumenta a energia e o desejo sexual

Fonte: Unsplash

Para finalizar a lista de curiosidades sobre o açaí, temos um benefício pra lá de interessante. Embora não seja normalmente classificado como afrodisíaco, o açaí pode ajudar a aumentar a circulação sanguínea, o que, por sua vez, pode aumentar a libido, especialmente nos homens.

Ademais, o açaí também pode aumentar a resistência e a energia à medida que o corpo trabalha com mais eficiência. Portanto, o açaí é um bom lanche quando você está lutando contra a fadiga.

Continua após a publicidade

Cuidados ao consumir açaí

Curiosidades sobre o açaí: 10 benefícios do consumo da fruta
Fonte: Unsplash

No geral, os benefícios do açaí para a saúde são abundantes. Contudo, dependendo da forma em que você os ingere, se houver aditivos como sorvete, leite em pó e outros acompanhamentos, você deve ter cuidado para não tornar o açaí menos saudável.

Lembre-se, portanto, de escolher uma mistura de açaí totalmente orgânica, ou seja, o açaí mais saudável não tem aditivos, nem conservantes. Portanto, escolha marcas em que as propriedades nutricionais e de sabor da fruta serão mantidas.

Além disso, opte também por marcas sustentáveis, pois os frutos são colhidos de forma sustentável e o consumo de açaí ajuda os trabalhadores a prosperar, bem como preserva a floresta tropical de outros usos que prejudicam o meio ambiente.

Então, gostou de saber todas essas curiosidades sobre o açaí? Pois, veja também: Melancia amarela – Origem, características e benefícios

Continua após a publicidade

Fotos: Unsplash

Próxima página »

Escolhidas para você