Curiosidades

Curiosidades sobre o Talibã: origem, história e leis

As curiosidades sobre o Talibã dizem respeito ao movimento fundamentalista e nacionalista islâmico em poder no Afeganistão.

Em primeiro lugar, as curiosidades sobre o Talibã dizem respeito ao grupo fundamentalista que surgiu no contexto da Guerra do Afeganistão. Nesse sentido, tem origem no período de 1979, em um conflito que partiu da Revolução de Saur. Em resumo, consiste numa retomada política feita por parte dos socialistas no país no ano anterior.

Desse modo, o Afeganistão tornou-se uma nação socialista com alianças diretas com a União Soviética. Como consequência, uma série de reformas passaram a acontecer, por exemplo, reforma agrária, promoção de igualdade de gêneros e afins. Porém, os grupos tradicionais na região não gostaram dessas medidas, sendo a maioria ligada à organização tribal dessa sociedade.

Acima de tudo, eram grupos conservadores e religiosos, mas somente ganharam força por meio da ação do presidente Jimmy Carter dos Estados Unidos. Basicamente, ele financiou o armamento e o treinamento desses opositores e rebeldes para enfraquecer o governo socialista afegão. Dessa maneira, seria possível retomar o comércio e exploração no local.

A princípio, esses rebeldes tinham o nome de mujahidin, que significa guerreiro santo. Sobretudo, estariam lutando em defesa de sua fé contra os ateus socialistas. Entretanto, a intervenção norte-americana expandiu os grupos rebeldes, principalmente os fundamentalistas islâmicos.

Continua após a publicidade

Fotografia de membros da organização

Origem e história do Talibã

No geral, o objetivo principal dos Estados Unidos e dos rebeldes era criar uma emboscada para a União Soviética e parar o avanço do socialismo no mundo. Entretanto, o líder Leonid Brejnev autorizou uma invasão militar no Afeganistão para lutar contra os mujahidin. Sendo assim, houveram lutas durante dez anos contra os soviéticos, até conseguirem retirá-los em 1989.

Logo em seguida, os rebeldes passaram a lutar contra o governo socialista, em uma série de conflitos que aconteceu até 1992. Por fim, o Partido Democrático do Povo Afegão sofreu uma grave derrota em 1978. No entanto, a partir de 1992, começaram a acontecer disputas internas entre os rebeldes, que formaram o Estado Islâmico do Afeganistão.

Sendo assim, haviam mujahidin progressistas no movimento, mas também fundamentalistas e conservadores com visões radicais. Portanto, o novo conflito surgiu entre esses lados. Como consequência, um mujahidin com o nome Mohammed Omar formou uma nova milícia fundamentalista para defender a visão radical.

Continua após a publicidade

Em resumo, essa milícia era o Talibã, cuja fundação formal se deu em 1994. Apesar disso, obtiveram grande apoio e cresceram principalmente a partir dos conflitos. Posteriormente, fundaram um novo governo ao tomar Cabul, tornando-se o Emirado Islâmico do Afeganistão.

Curiosamente, o Talibã impôs incontáveis proibições radicais e conservadoras, e especial sobre as mulheres. Como exemplo pode-se citar a total proibição do trabalho feminino fora de casa, assim como qualquer outra atividade sem a companhia de um familiar homem. Mais ainda, elas são proibidas de serem tratadas por médicos do sexo masculino.

Ou seja, há grande dificuldade para acesso da saúde, porque somente algumas mulheres podem trabalhar em hospitais de Cabul. Sendo assim, é insuficiente garantir a segurança e saúde da população feminina sob o domínio do Talibã. Por fim, conheça outras curiosidades a seguir:

Curiosidades sobre o Talibã

1) Outras proibições do Talibã

Curiosidades sobre o Talibã: origem, história e leis

Continua após a publicidade

Primeiramente, as mulheres não podem comprar com comerciantes masculinos. Além disso, não podem estudar em escolas, universidades ou qualquer outra instituição educacional. Basicamente, o Talibã transformou essas instituições de ensino em seminários religiosos.

Por outro lado, são obrigadas a usar a burca, e caso desobedeçam as proibições correm o risco de apanharem com açoites, espancamentos e ofensa verbal. Alias, acontecem açoites públicos contra as mulheres que expõem os tornozelos, e também apedrejamento no caso de adultério, o que causa até mesmo a execução dessas mulheres.

Ademais, não se pode utilizar cosméticos, apertar as mãos ou falar com homens fora do círculo familiar. Mais ainda, é proibido rir alto e nenhum estrangeiro pode ouvir a voz de uma mulher. Também não podem usar salto alto, nem andar em táxis sem um homem de sua família.

Nesse sentido, ainda não podem praticar esportes, andar de bicicleta ou motos, usar roupas muito coloridas ou participar de reuniões públicas. Curiosamente, não podem usar banheiros públicos, usar calças ou tirarem fotografias. Por fim, dente as outras restrições, não podem ouvir música, assistir filmes ou dançar.

Continua após a publicidade

2) Guerra do Afeganistão

Curiosidades sobre o Talibã: origem, história e leis

Como citado anteriormente, o Talibã chegou ao poder a partir da Guerra do Afeganistão, o conflito armado mais extenso da história dos Estados Unidos. No geral, estima-se que mais de 73 mil pessoas perderam suas vidas, entre aliados e inimigos. Ademais, há cerca de 47 mil civis mortos no processo. Por outro lado, os 20 nos de guerra envolveu um gasto de 2,26 trilhões de dólares para o país.

3) Ano novo no Talibã

Fotografia de membros da organização

Em resumo, o Nawroz é o feriado de ano novo com celebração no dia 21 de março. Sobretudo, acontece na sede de Mazar-e-Sharif. Ademais, envolve uma cerimônia onde os homens devem levantar uma bandeira islâmica imensa para anunciar o começo do ano. Por fim, descobrem se o ano será bom caso a bandeira tenha um movimento suave e seja fácil erguê-la.

Continua após a publicidade

4) Rotina às quintas-feiras

Fotografia de membros da organização

Basicamente, na cidade de Herat, as mulheres, homens e crianças reservam as noites de quinta-feira para recitar versos de poetas antigos. Além disso, citam ainda poemas contemporâneos como forma de preservar a cultura no país.

5) Esporte oficial do Talibã

Fotografia de membros da organização

Sobretudo, o agarra-cabra é o jogo mais selvagem do mundo. Em resumo, durante a partida, os jogadores devem agarrar a carcada de uma cabra sem cabeça. Além disso, precisam se livrar dos adversários e arremessar essa carcaça e uma linha de meta. Porém, há versões onde o arremesso acontece dentro de um barril ou de um círculo.

Continua após a publicidade

No geral, chama-se Buzkashi e é um esporte afegão cuja prática envolve séculos de aperfeiçoamento. Curiosamente, a população requereu que o esporte fosse parte das Olímpiadas, em especial pelo número de patrocinadores que atrai, apesar da brutalidade.

6) Modelo oficial

Curiosidades sobre o Talibã: origem, história e leis

Basicamente, Arnold Schwarzenegger é o modelo que as legiões de jovens afegãos devem seguir. Portanto, precisam alcançar esse corpo, cuja foto está em academias militares e de musculação no país todo.

7) Morte aos reis

Curiosidades sobre o Talibã: origem, história e leis

Continua após a publicidade

Sobretudo, desde a independência do Afeganistão em relação à Grã-Bretanha, no século XIX, o país teve diferentes líderes. Acima de tudo, o destaque ficam para os quatro reis, sendo dois deles vítimas de assassinatos cruéis em golpes de estado.

8) Arte no Talibã

Curiosidades sobre o Talibã: origem, história e leis

Outra curiosidade sobre o Talibã envolve a arte. Em outras palavras, as primeiras pinturas a óleo no mundo surgiram no Afeganistão. Mais especificamente, nas cavernas de Bamyian em torno de 650 antes de Cristo.

9) Idiomas oficiais no Talibã

Fotografia de membros da organização

Continua após a publicidade

Em resumo, os idiomas oficiais do Talibã é o dari e o pashto. Entretanto, existem outros idiomas em prática no Afeganistão, como persa, uzbeque e turcomena. Curiosamente, muitos desses idiomas não tem mais prática no globo.

10) Falsa independência

Curiosidades sobre o Talibã: origem, história e leis

Por fim, o Afeganistão e o Talibã celebram a independência da Grã-Bretanha no dia 19 de agosto. Porém, o país nunca foi uma colônia do Reino Unido. Entretanto, após três grandes em diferentes séculos, o país declarou sua independência em definitivo no ano de 1919.

E aí, aprendeu as curiosidades sobre o Talibã? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você