Curiosidades

Desafio da vassoura, o que é? Sucesso e explicação científica

O desafio da vassoura foi tão viral nas redes sociais que chamou a atenção da Nasa que aproveitou para explicar o fenômeno por trás do caso.

Se você é um usuário assíduo das redes sociais, certamente já se deparou com pessoas tentando equilibrar uma vassoura em pé. O desafio da vassoura, como ficou conhecido, surgiu por meio de um suposto comunicado da NASA. De acordo com postagem, a rotação da terra estaria em perfeito equilíbrio.

Desse modo, devido ao movimento da Terra, seria possível manter uma vassoura equilibrada sem nenhum apoio. Em pouco tempo, o desafio viralizou nas redes sociais e muitos internautas postaram vídeos conseguindo, ou não, deixar a vassoura em pé sozinha. Sendo assim, o assunto logo se tornou o mais pesquisado do Twitter e do Google.

Apesar de supostamente divulgado pela NASA, a agência negou. No entanto, há sim uma explicação científica por trás do fenômeno e ela não está relacionada com o movimento de rotação da Terra.

Explicação científica sobre o Desfio da Vassoura

Fonte: R7

Logo que o desafio da vassoura se tornou viral, diversos cientista e especialistas explicaram o fenômeno. De acordo com físicos, o equilíbrio se deve ao fato de que o ponto de gravidade da vassoura está muito próximo do chão. Isso porque, o formato do objeto faz com que o ponto de equilíbrio varie.

Desse modo, ao apoiar o cabo da vassoura sobre sua base, onde ficam as cerdas, faz com que o peso do objeto seja distribuído sobre a parte debaixo. No entanto, essa fórmula não funciona para todas as vassouras. Isso porque, muitas delas não foram projetadas para sustentar o próprio peso. Sendo assim, essas vassouras são mais difíceis de equilibrar.

Segundo o diretor do Instituto de Astrofísica da UNESP, Rodolfo Langhi, não há nenhuma explicação física que expiclaria como o desafio está relacionado com a rotação da terra. Além disso, o estudioso afirmou que alguns desses objetos podem se equilibrar e outros não. Se quiser tentar em casa, tenha em mente que, quanto maior a base da vassoura, maiores as chances de você conseguir fazer o desafio.

Posicionamento da Nasa sobre o Desafio da Vassoura

Cientistas da Nasa fazendo o desafio. Fonte: Galileu

Mesmo não tendo sido confirmada pela Nasa, após a viralização do desafio, a agência se divulgou. Em um vídeo publicado no Twitter da Nasa, astronauta Astronaut Alvin Drew e a cientista Sarah Noble desmentem a teoria de que o desafio seria consequência da rotação da terra.

Além de realizarem o desafio da vassoura, o astronauta e a cientista disseram que trata se apenas de física. Além disso, conforme os funcionário da Nasa, como a vassoura certa o desafio pode ser realizado em qualquer dia do ano.

Gostou dessa matéria sobre o Desafio da Vassoura? Então se surpreenda com essa: Desafios da Internet – Os mais perigosos da internet e seus riscos

Fonte: Galileu, Canal Tech

Imagem: Galileu

Próxima página »

Escolhidas para você