Segundo a mitologia grega, Hebe (Juventus na mitologia romana) era a deusa da eterna juventude. De caráter forte e ao mesmo tempo gentil, ela é a alegria do Olimpo.
Além disso, entre seus hobbies está dançar com as Musas e as Horas enquanto Apolo toca lira. Além de seu poder de rejuvenescer homens e deuses, Hebe possui outros poderes como profecia, sabedoria, movimento no ar ou o poder de mudar a forma de mortais e animais. Saiba mais sobre ela a seguir.
Quem é a deusa Hebe?
Hebe era a deusa encarregada de matar a sede dos deuses do Olimpo. Outras de suas ocupações eram dar banho em seu irmão Ares e ajudar sua mãe a preparar os cavalos para sua carruagem.
Em suma, Hebe era uma divindade com o poder de rejuvenescer os idosos ou envelhecer as crianças. Ela costumava ser retratada usando um vestido sem mangas.
Além disso, segundo a Ilíada, ela era a encarregada de impedir que os deuses do Olimpo tivessem sede, distribuindo sua bebida preferida, a ambrosia. No entanto, essa função foi abandonada após seu casamento com Hércules, o herói que após sua morte alcançou o status de deus.
Linhagem
Hebe era a mais jovem dos deuses do Olimpo e filha de Hera e Zeus. Muitos mitos a descrevem cumprindo os deveres normais de uma jovem solteira no mundo grego.
Por exemplo, ele enchia a banheira para o irmão mais velho e ajudava a mãe em seus afazeres. Como uma deusa donzela, Hebe é frequentemente descrita em referência aos serviços que ela prestou para deuses e deusas mais velhos.
Ela raramente estava longe do lado de sua mãe, e Hera parecia adorar sua filha mais nova. Um mito grego, por exemplo, mostrava Hera realizando um concurso para determinar qual deus poderia dar à pequena Hebe o melhor presente em homenagem à sua primeira semana de vida.
Significado do nome e símbolos associados a deusa da juventude
O seu nome vem do grego Hébe, que significa juventude ou mocidade. Como a maioria das divindades do mundo antigo, Hebe é identificável na arte através dos símbolos específicos que se relacionam a ela.
Os símbolos de Hebe referem-se tanto à sua posição como deusa da juventude quanto aos papéis que ela desempenha no Monte Olimpo. Seus principais símbolos eram:
- Taça de vinho e uma jarra: essas eram referências à sua posição anterior como copeira;
- Águia: também um símbolo de seu pai, as águias faziam referência à imortalidade e renovação;
- Fonte da Juventude: um elemento popular em muitas culturas, a fonte grega era a fonte de ambrosia, a bebida dos deuses e a fonte de sua vitalidade eterna;
- Planta hera: a hera era associada à juventude por seu verde constante e pela velocidade com que crescia.
Mitos envolvendo a deusa Hebe
De acordo com a mitologia grega, a deusa Hebe foi substituída de seu papel como serva ou copeira dos deuses, após sofrerem um acidente em um dos banquetes que costumavam realizar no Monte Olimpo.
Diz-se que Hebe tropeçou e caiu indecentemente, o que irritou seu pai Zeus. No entanto, Zeus aproveitou a oportunidade para nomear um jovem mortal chamado Gaminedes como a nova copeira dos deuses.
Da mesma forma, ela se casou com Hércules depois que ele ascendeu ao Olimpo como imortal. Juntos, eles tiveram dois filhos chamados Alexiares e Aniceto. que eram semideuses.
Da mesma forma, seu equivalente mitológico foi o Juventas, na mitologia romana, ao qual os jovens ofereciam moedas quando pela primeira vez tinham que vestir a toga viril ao chegarem na fase adulta. Além disso, ela teve vários templos onde foi venerada desde muito jovem.
Por fim, a deusa grega da juventude foi homenageada por muitos séculos porque os gregos acreditavam que, se recebessem a bênção de Hebe, alcançariam a juventude eterna.
Fontes: Feed do Bem, Eventos Mitologia
Leia também:
Héstia: conheça a deusa grega do fogo e do lar
Ilítia, quem é? Origem e curiosidades sobre a deusa grega dos partos
Nêmesis, o que é? Significado, lendas e origem da deusa grega
Afrodite: a história da deusa grega do amor e da sedução
Gaia, a deusa da Terra nas Mitologias Grega e Romana
Hécate, quem é? Origem e história da deusa da mitologia grega
Deusas gregas: guia completo das divindades femininas da Grécia