Certamente, os deuses romanos são tão importantes para a humanidade quanto os outros de qualquer mitologia. As divindades dessa cultura, aliás, costumam representar primeiramente as forças da natureza e depois os sentimentos humanos.
A mitologia romana, então, é o conjunto de crenças e práticas politeístas. Ela surgiu em meados do século VIII a.C., e vigorou por muitos anos até a submissão do império romano ao cristianismo.
Além disso, a mitologia romana pode ser dividida em duas partes: uma mais avulsa e mitológica; e a outra, mais tardia e literária, que possui grande manifestação nas artes.
Após a expansão territorial do Império Romano, cultos orientais foram incorporados à cultura. O deus persa Miltra, por exemplo, representava a crença num redentor que perpetrava o batismo e a comunhão pelo pão e pelo vinho.
Crenças
Os Deuses Romanos, segundo a mitologia, precisavam viver em harmonia e confiarem uns nos outros. Consequentemente, os rituais e cultos tinham o objetivo de agradar aos deuses. Saúde, proteção, sucesso na guerra, amor, colheitas fartas e todas as outras coisas relacionadas à vida dos homens dependia da felicidade dos deuses.
Os deuses politeístas da mitologia romana eram extremamente populares até o surgimento e disseminação do cristianismo. Além disso, apesar de serem imortais, tinham sentimentos, e deles dependiam toda a vida dos mortais. Por fim, a religião foi absorvida do panteão grego, por isso a semelhança.
A religião romana
Como já foi dito, a religião romana é politeísta. Ou seja, possui diversas divindades.
Além disso, quanto mais território o Império Romano ganhava, mais deuses eram incluídos.
Basicamente, eles habitavam a península do Lácio como os Sabinos, Latinos, Etruscos. Viviam naquele território e de outros, como os Gregos e Frísios, que moravam em outras regiões fora da península. Além disso, as religiões gregas influenciaram os romanos na formação de seu panteão.
Deuses romanos
Acima de tudo, os deuses romanos não só tinham sentimentos e pensamentos humanos, como também aparência humana. Além disso, nós listamos os principais:
- Júpiter, o deus do dia;
- Apolo, deus do sol e da medicina;
- Juno, deusa protetora do casamento, parto e da mulher, de uma forma geral;
- Marte, deus da guerra;
- Vênus, deusa do amor e da beleza;
- Diana, deusa da lua, da caça e da castidade;
- Ceres, deusa da fecundidade da terra e da agricultura;
- Baco, deus do vinho e da alegria.
Além disso, alguns deuses eram adorados e classificados de acordo com suas atribuições. Acima de tudo, alguns ficavam mais próximas ao cotidiano das pessoas, como os citados abaixo:
- Deuses Penates, que eram deuses protetores das famílias e das provisões;
- Deuses Lares, responsáveis pela proteção dos lares e dos campos;
- Deuses Diparates, protetores dos antepassados;
- Deuses Manes, protetores dos espíritos dos parentes que já morreram;
- Deuses Gênios, responsáveis pela proteção da capacidade de procriação dos homens;
- Deuses Janu e Vesta, responsáveis pela proteção das portas e do lar.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 11 principais deuses egípcios e quem eles foram na mitologia
Fonte: Estudo Prático Toda Matéria
Imagem de destaque: Viagem Itália
4 comentários em “Deuses romanos – Quais os principais e quem foram na mitologia romana”