MENU
Dia da Terra ganha Doodle interativo de comemoração
Dia da Terra é comemorado no dia 22 de abril, e foi criado em 1970. Sua origem vem de um fórum ambiental realizado nos Estados Unidos, motivado pela explosão de uma plataforma de petróleo
Se você não sabe, no dia 22 de abril (hoje), comemoramos do Dia da Terra. A data, aliás, também é conhecida por outros nomes, como Dia do Planeta Terra ou até mesmo Dia da Mãe Terra. Já, de acordo com a Unesco, o nome oficial desse dia é o Dia Internacional da Mãe Terra.
Basicamente, a intenção da data comemorativa é reconhecer a importância do planeta em que vivemos. E, claro, nos fazer refletir sobre como cada um de nós pode colaborar para protegê-la. Afinal, sem o planeta em condições perfeitas, não existe futuro para os seres humanos nem para todos os demais seres vivos.
Doodle interativo do Google
A fim de lembrar o Dia da Terra, o Google preparou um Doodle interativo para lá de fofinho. Em resumo, ele se trata de uma animação que faz uma viagem ao redor da Terra.
Basicamente, o que ela mostra são 6 tipos de seres vivos no mínimo curiosos que devemos conhecer e ajudar a proteger.
Albatroz-errante
Considerada ave com a mair envergadura do mundo. Ou seja, com a maior extensão de uma ponta a outra de suas asas.
Sequoia-vermelha
Típica da América do Norte, mais exatamente da Califórnia e região, essa é tida como a árvore mais alta do mundo. E ela vive muito também. Conforme especialistas, existem exemplares de sequoia-vermelha entre 1200 e 1800 anos.
Paedphryne amauensis
Basicamente, se trata de um sapinho descoberto em 2009. Encontrado originalmente na Papua-Nova Guiné, ele foi reconhecido como o menor vertebrado do mundo.
Vitória-régia
Nativa da região amazônica, elas são consideradas uma das maiores plantas aquáticas do mundo. E não é para menos: duas folhas podem chegar a 2,5 metros de diâmetro. Por outro lado, seus bordos podem chegar a 10 centímetros e guardam um interior espinhento e avermelhado.
Elas são excelentes flutuadoras e suas folhas têm um sistema próprio de escoamento de água interior. Por causa disso, aguentam até chuvas fortes sem afundar na água.
Celacanto
Resumindo, esse é o nome de um peixe que existe há cerca de 400 milhões de anos. Aliás, essa é a espécie animal viva mais antiga do mundo.
Só para que você tenha ideia, os parentes mais próximos do Celacanto foram extintos no período devoniano, entre 416 milhões e 359 milhões de anos atrás. Por causa disso, esse peixe é conhecido também como um fóssil vivo.
Colêmbolo de gruta profunda
De forma geral, esse bichinho é um artrópode. Ou seja, é uma espécie de parente dos escorpiões, praticamente um inseto.
A espécie vive a 2 quilômetros abaixo da superfície do solo. Aliás, ele é considerado o animal mais que vive na maior profundeza do mundo.
Origem do Dia da Terra
De forma geral, o primeiro registro de comemoração do Dia da Terra foi em 1970. Devido a um fórum ambiental realizado nos Estados Unidos, em 22 de setembro naquele ano.
Aliás, quem está por trás da “fundação” da data é senador estadunidense Gaylor Nelson, que viveu entre 1916 e 2005. Ele foi o organizador do fórum, que recebeu mais de 20 milhões de participantes.
Historicamente falando, o estopim para a criação do Dia da Terra foi a explosão de uma plataforma petrolífera na costa de Santa Bárbara, nos Estados Unidos.
O acidente aconteceu no dia 28 de janeiro de 1969. Ao todo, 3 milhões de galões de óleo foram parar no oceano, levando mais de 10 mil animais marinhos e aves a óbito.
Data anual
Contudo, o Dia da Terra demorou a ser uma comemoração anual. A partir de 2017, o Dia da Terra se tornou uma forma de protesto, organizado de 10 em 10 anos por defensores do meio ambiente americanos. Porém, aos poucos, outros países foram adotando a data comemorativa.
Somente em 2009, durante a 80ª Assembleia Geral da ONU é que o Dia da Terra se tornou uma comemoração anual. Sob o nome de Dia Internacional da Mãe terra, como já mencionamos, a data oficializada por 80 países no dia 22 de abril.
Como comemorar o Dia da Terra?
Por causa da conscientização intrínseca à data comemorativa, algumas atividades são perfeitas para o Dia da Terra. Abaixo, listamos algumas atitudes que vão chamar atenção, fazer a diferença e dar a importância necessária ao que o Dia da Terra nos remete.
Aliás, as opções abaixo são perfeitas para ser desenvolvidas em escolas, com as crianças. Afinal de contas, elas são o futuro do planeta e precisam saber como cuidar dele.
- Plantar uma árvore típica da sua região
- Pintar um desenho do planeta Terra
- Adotar a seleção do lixo e a reciclagem no dia a dia
- Reutilizar materiais recicláveis como plásticos e papelões para criar outros objetos úteis
- Fazer uma limpeza na escola e selecionar o lixo
- Pintar um muro com motivos ecológicos
- Usar menos energia, desligando as luzes sempre quando ela não for necessária
Apagar as luzes
Falando sobre formas de dar visibilidade ao Dia da Árvore, uma “comemoração” tradicional da data são as campanhas para apagar as luzes. De forma geral, elas incentivam as pessoas a ficarem completamente no escuro, por um minuto, na noite do Dia da Árvore.
Basicamente, a intenção dessas campanhas é incentivar o uso consciente da eletricidade. E, claro, lembrar às pessoas que as luzes precisam ser acesas apenas em caso de necessidade. Afinal de contas, nossa maior fonte de energia não é renovável: hídrica, por meio das hidrelétricas.
Aliás, existe um movimento bem parecido com esse, chamado a Hora do Planeta. Normalmente, ele ocorre anualmente, no último sábado de março. A intenção, na verdade, é a mesma que acabamos de explicar.
E, você, sabia que hoje é uma data tão especial para o planeta? Como vai comemorar e incentivar que as pessoas comemorem o Dia da Árvore daqui para frente? Comente!
E, falando em meio ambiente, você deveria conferir ainda: Cientista cria sacola de mandioca, que dissolve na água quente.
Fontes: Olhar Digital, Calendarr
Imagens: Doogle do Google, eCicly, Craque Neto 10, eTown, Bandab