Curiosidades

6 dicas para acabar com cupim

A praga dos cupins podem ser um problema para quem tem móveis de madeira, livros, papéis, discos de vinil e fotografias em casa.

Acabar com cupim é uma tarefa difícil, sobretudo, durante o verão, quando o pequeno inseto se acasala, em virtude da umidade e temperatura. Nesse sentido, o maior prejuízo que ele pode nos causar é, com certeza, a destruição de móveis, livros, entre outros artigos.

Tais bichinhos, geralmente, se instalam nesses locais, pois eles se alimentam de celulose, componente presente em papéis e madeira. Dessa forma, a atenção deve se voltar aos ambientes que podem acolher os cupins com nutrição suficiente para toda a colônia.

Por isso, a fim de prevenir (ou mesmo de remediar) esse problema, nós listamos dicas para lidar com a praga de cupins. Confira!

Como saber se tem cupim em casa

A praga de cupins não é algo muito discreto. Isso, pois tais insetos deixam vestígios da sua presença.

Nesse sentido, é importante investigar alguns elementos domésticos, por exemplo, madeira com som oco, pisos flexíveis e tintas desbotadas. Esses são possíveis sinais de que há visitantes indesejados em casa.

Ademais, um outro rastro deixado por esses bichinhos é o pó no chão, que consiste nas fezes do inseto, e que pode indicar que há um ninho deles por perto.

Continua após a publicidade

Portanto, os móveis de madeira e grandes quantidades de papéis precisam ser sempre observados atentamente, somente assim pode acabar com cupim.

5 formas eficazes de acabar com cupim

1. Acabar com cupim com vinagre

Para iniciar nossa lista, o vinagre pode ser usado puro ou diluído em água, numa proporção de 1:1 (uma parte de vinagre e uma igual de água).

Assim, ele mata os cupins e, aliás, previne a chegada de outros para recolonizar o local ou evita que vire uma praga.

Como fazer:

  • Primeiramente, em uma garrafa com tampa de spray, faça uma mistura meio a meio de vinagre e água, ou use o vinagre puro mesmo.
  • Depois, é só misturar e pulverizar o local onde os danadinhos estão instalados.

Funciona? Sim, se você for persistente, ou se a infestação estiver no começo e não for grave.

2. Óleo de cravo

Como fazer:

  • Primeiramente, para cada 100 ml de água ou óleo de coco, use 10 gotas de óleo de cravo.
  • Caso o problema esteja no piso, coloque algumas gotas da essência em um balde com água e passe um pano úmido com a mistura quando for terminar a limpeza. Além de combater os cupins, sua casa ainda vai ficar perfumada.

Onde encontrar: certamente, você pode encontrar em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, lojas de bricolagem e casas especializadas em materiais para fazer perfumes e produtos de limpeza.

Funciona? O óleo de cravo consegue ser eficaz em casos iniciais de infestação antes de se tornar uma praga.

3. Óleo de laranja

De fato, o simples contato com o óleo de laranja já mata os cupins.

Além disso, ele não agride o meio ambiente e não é tóxico, por isso pode ser usado com tranquilidade por quem tem bichinhos de estimação circulando livremente pela casa. Por fim, ele também é biodegradável!

Como fazer:

  • Se possível, compre o óleo em spray, para facilitar a aplicação, ou vidros maiores – geralmente de 1 litro – caso você precise embeber com óleo a parte atingida.
  • No entanto, se a ideia for apenas prevenir, basta usar o óleo na hora da faxina, passando nos móveis com um pano.

Onde encontrar: você pode achar em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, casas de bricolagem e casas especializadas em materiais para fazer perfumes e produtos de limpeza.

Funciona? Sim, funciona. Mas é recomendado apenas para focos pequenos de cupim.

4. Querosene, lubrificante ou desengripante

O querosene é uma ótima arma contra os cupins, mas, por ser um produto tóxico, deve ser usado com cuidado e proteção. O mesmo vale para óleos lubrificantes e desengripantes (como o famoso WD40).

Como fazer:

  • Basta passar o querosene no local atingido pelos insetos, ou encharcar a peça, caso as colônias sejam muito grandes.
  • No caso dos lubrificantes, a própria embalagem spray facilita a aplicação, mesmo nos cantinhos mais difíceis.
  • Como essas substâncias grudam no corpo dos insetos, eles acabam morrendo sufocados.

Onde encontrar: você pode comprar em lojas de bricolagem, lojas de tinta e artigos para reformas ou na seção de itens para automóveis do supermercado.

Funciona? Sim, mas não é a melhor solução.

5. Inseticida

Um inseticida líquido (como Jimo cupim) é a última alternativa para matar os cupins. Geralmente, eles são encontrados em forma líquida e devem ser aplicados conforme a orientação do fabricante.

Como fazer:

  • Antes de tudo, leia a bula do produto e siga as medidas de segurança, que costumam incluir luvas e óculos de proteção.
  • A vantagem aqui é que o produto protege o material por muitos anos contra vários insetos e outros micro-organismos.
  • No caso do Jimo, a aplicação deve ser feita com pincel ou pulverizador, ou ainda com uma seringa.

Funciona? Sim, definitivamente funciona. Se essa última solução não funcionar, dificilmente se doma a praga.

6. Acabar com umidade

A umidade é uma forma de atrair os bichinhos, por isso, é muito importante acabar com ela para evitar a infestação.

Para isso, deve-se certificar de que os canos da sua casa estejam em boas condições e sem vazamentos.

Como encontrar a colônia de cupins

Antes de querer acabar com eles, é preciso descobrir onde eles se escondem. Dito isso, como encontrar a colônia de cupins?

Via de regra, esses insetos vivem em colônias. Consequentemente, é bastante difícil encontrar todos, ou mesmo um deles passeando pela casa.

Apesar disso, depois que eles comem, liberam fezes, que se parecem muito com pó de madeira. Dessa maneira, fica mais fácil de descobrir onde eles estão: basta seguir o rastro da “poeirinha”.

Além disso, existe outra maneira de encontrar uma colônia. Basta fazer uma busca na casa, procurar buracos na madeira, pisos soltos e fendas na parede.

Ainda assim, se você não sentir segurança, basta bater na madeira para checar espaços ocos, ou também empurrar com uma chave de fenda.

A madeira saudável não deve ceder à pressão. Se cair ou soltar pedaços, você pode ter um inquilino: o cupim.

Agora, é só arregaçar as mangas, escolher uma das opções e mãos à obra para combater essa praga!

Já que você aprendeu a como se livrar dos cupins, não deixe de ler este texto: Você nunca mais vai matar aranhas dentro de casa depois de ler isso

Fonte: KMGuide, Casa prática Qualitá, Uniprag.

Próxima página »

Escolhidas para você