Listas

Cor da urina pode revelar doenças renais e outros alertas

A urina clara ou escura varia com a quantidade de água que você toma.⁣ Mas, cores incomuns são um alerta para doenças silenciosas, confira!

A cor da urina considerada saudável deve ser em tom claro ou amarelo, por isso, é importante, sempre que possível, verificar para ver se sua urina possui a coloração nesse espectro.

A observação da cor da urina é bastante indicativa de diversas condições da saúde, já que ela elimina toxinas de nosso corpo. Assim, se ela apresenta uma coloração forte, pode ser sinal de que há algo anormal em sua composição conforme indica estudo da Harvard Medical School.

Então, é preciso sempre ficar de olho na cor da sua urina e ingerir de 1,5 a 2 litros de água por dia, a fim de manter a saúde sempre em dia.

O que a cor da urina pode indicar?

Abaixo estão uma variedade de cores que você pode ver e o que elas podem indicar:

Urina com cor clara

Pode indicar que você está ingerindo quantidade excessiva de água, o que pode prejudicar o corpo, uma vez que deixa os rins sobrecarregados. Além disso, ainda acarreta perda de sais minerais, sonolência, edema e mal-estar.

Urina amarelo-claro: cor da urina normal

Cor ideal da urina saudável.

Urina amarelo-escuro

Embora seja considerada normal, indica que a urina está concentrada e que você precisa beber mais água.

Urina cor de âmbar ou mel

Pode indicar desidratação, por isso, é preciso ingerir mais água.

Urina laranja

Essa cor de urina pode ser sinal de ausência de água, presença de pigmentos de alimentos e, caso persista, pode indicar problemas na vesícula ou fígado, sendo necessário procurar atendimento médico.

Urina com espuma ou efervescente

Essa coloração pode indicar excesso proteína ou problema nos rins, sobretudo, se for persistente. Em casos assim, busque um médico nefrologista.

Urina rosa ou avermelhada

Se essa coloração persistir, pode indicar problemas hepáticos, renais, na próstata ou pode ser uma infecção e até mesmo um tumor.

Urina acastanhada

É sinal de desidratação grave ou problemas hepáticos.

Urina azulada ou esverdeada

Essa coloração na urina pode ser originada por medicações ou alimentos ingeridos. No entanto, também pode indicar infecção por bactérias.

Qual a cor da urina quando se está com infecção urinária?

Quando o indivíduo apresenta um quadro de infecção urinária, isso pode afetar o aspecto visual da sua urina.

Isso ocorre, porque, devido à condição, o paciente pode expelir junto com a urina alguma quantidade de pus, fazendo com ela, dessa forma, ganhe uma coloração esbranquiçada.

No entanto, a infecção urinária também pode deixar a urina vermelha ou rosa, por causa da presença de sangue.

Além disso, as pessoas que fazem o uso de sondas também podem apresentar a urina verde, em virtude de algumas bactérias.

Portanto, caso haja qualquer tipo de alteração na cor da urina, é importante procurar atendimento médico.

Leia também:

Bibliografia

ARAÚJO, Maria Rita E. Hemocultura: recomendações de coleta, processamento e interpretação dos resultados. J. Infect. Control 2012.

Recomendações da Sociedade Brasileira De Patologia Clínica / Medicina Laboratorial (SBPC/ML): Coleta e Preparo da Amostra Biológica. Editora Manole Ltda. 1ª edição-2014.

HOSPITAL ITALIANO DE BUENOS AIRES. Orina espumosa. 2000. Disponível em: <https://www1.hospitalitaliano.org.ar/multimedia/archivos/noticias_archivos/64/semiolMG/64_Orinaespumosa.pdf>.

Red, brown, green: Urine colors and what they might mean – Harvard Health Publishing.

Próxima página »

Escolhidas para você