Ciência & Tecnologia

Tipos de dor de cabeça: principais causas e tratamentos

Dores de cabeça podem ser um perigo! Conheça, na matéria, 4 tipos desse desconforto que podem ser alarmantes e indicar um sinal de AVC.

Os tipos de dor de cabeça, ou cefaleias, indicam condições específicas, aliás, elas podem ser nas têmporas, na testa, atrás dos olhos etc.

Assim, para tratarmos essas dores de cabeça, é indispensável, sobretudo, saber diferenciá-las.

Nesse sentido, ao conseguirmos identificar a doença ou condição, a partir do tipo de cefaleia em questão, fica mais fácil de evitar agravamentos. Pois, dessa forma, se poderá buscar o socorro precocemente.

4 tipos de dor de cabeça

1. Cefaleia em salvas

Esse tipo de dor de cabeça é intenso e inicia de forma súbita. Geralmente, o incômodo ocorre atrás de um dos olhos e, aliás, pode ser causado pela utilização de álcool, fumo, luz forte, calor e alto consumo de nitratos.

Continua após a publicidade

Além disso, existem outros sintomas que podem surgir junto com a cefaleia, por exemplo, corrimento nasal, inchaço da pálpebra, vermelhidão e lacrimejamento do olho.

Tratamento

De forma geral, essa enfermidade não tem cura e as formas de tratar nem sempre são eficazes. No entanto, em períodos de crise, com muita dor de cabeça, são receitados, sobretudo, anti-inflamatórios, analgésicos fortes e máscara de oxigênio.

2. Dor de cabeça tensional

Essa dor de cabeça tem como causas a tensão dos músculos do pescoço, costas e couro cabeludo. Muitas das vezes, aliás, essa tensão costuma ser motivada por má postura, estresse e ansiedade.

O sintoma principal desse tipo de cefaleia é um incômodo leve a moderado, como se fosse uma pressão, afetando os dois lados na nuca ou na testa.

Continua após a publicidade

Ademais, essa cefaleia pode gerar também uma sensibilidade nos ombros, pescoço, couro cabeludo, à luz e ao ruído.

Tratamento

Como a tensão é a causa principal, é importante, sobretudo, tentar relaxar. Você pode fazer isso por meio de massagem na cabeça, tomar banho quente, etc.

Caso não resolva, pode ser necessário tomar analgésicos, por exemplo, dipirona, ibuprofeno etc., conforme prescrição médica, para melhorar a dor de cabeça.

3. Enxaqueca

Esse tipo de dor de cabeça pode ser de intensidade média a intensa. Além disso, pode ser acompanhada por náusea, vômito, tontura, sensibilidade à luz e aos cheiros fortes.

Continua após a publicidade

Ademais, uma crise de enxaqueca dura minutos ou até muitas horas. Em geral, afeta mais um lado da cabeça de forma pulsante.

Tratamento

A fim de tratar a cefaleia da enxaqueca, indica-se analgésicos e anti-inflamatórios, por exemplo, paracetamol, aspirina; remédios que causam constrição nos vasos sanguíneos, bloqueando, então, a dor.

4. Sinusite

A sinusite consiste em uma inflamação dos seios nasais e, assim, provoca dor de cabeça ou na face.

Além disso, a sinusite também pode causar outros sintomas, por exemplo, corrimento e congestão nasal, dor ao redor dos olhos e do nariz, tosse, febre e mau hálito.

Continua após a publicidade

Tratamento

Para aliviar os sintomas da sinusite, como a dor de cabeça, podem ser utilizados, por exemplo, anti-histamínicos, descongestionantes e analgésicos, ou até mesmo antibióticos.

E, continuando nosso papo sério sobre saúde, talvez você devesse conhecer também: 5 dores do corpo que jamais devem ser ignoradas.

Fontes: Tua Saúde, Summit Saúde Brasil 2022, Minha Saúde.

Bibliografia: 

Continua após a publicidade

LONGO, Dan L. et al.. Medicina interna de Harrison. 18.ed. São Paulo: AMGH Editora, 2013. 114-120.

AMERICAN MIGRAINE FOUNDATION. Common Types of Migraine and Related Symptoms. Disponível em: <https://americanmigrainefoundation.org/resource-library/migraine-related-symptoms/>.

NHS. Migraine: symptoms. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/migraine/symptoms/>.

MELHADO, Eliana Meire. Dor de cabeça e enxaqueca: tudo o que você precisa saber!. Rio de Janeiro: Atheneu, 2017. 31-33.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você