Saúde

8 formas naturais de aliviar a sinusite

Dor sinusal, pressão e dores de cabeça são causadas pela inflamação dos seios nasais (sinusite). Veja como aliviar estes sintomas!

1. Beba água

Essa é a primeira dica de como aliviar a sinusite. Pode parecer trivial, mas manter-se hidratado é benéfico não só para aliviar a sinusite, mas para a saúde geral; bem como ajuda a eliminar as toxinas do corpo. Além disso, beber bastante líquido também ajuda a diluir as secreções nasais, tornando as passagens nasais menos congestionadas.

Quando você fica muito tempo sem beber água, suas passagens sinusais tendem a secar, levando ao aumento da pressão, desconforto e dor. Além disso, aumentar a ingestão de vegetais e frutas à base de água ajudará a aumentar a ingestão de líquidos em sua dieta.

É importante estar atento ao que você come e bebe para acelerar sua recuperação da sinusite. Portanto, hábitos de estilo de vida saudáveis, como beber mais água e comer de forma saudável, mesmo quando você está bem, também ajudarão a beneficiar sua saúde geral.

2. Use um umidificador

Umidificadores podem ajudá-lo com sua dor de cabeça de sinusite, aumentando a umidade em seu quarto. O aumento da umidade também pode melhorar sua respiração, pois faz com que o muco do nariz diminua, ajudando a desbloquear a congestão nasal.

Quando o ar que você respira está muito seco, o muco em seu seio torna-se difícil de fluir, o que resulta em congestão nasal. Com a ajuda de um umidificador, as secreções de muco são afrouxadas, resultando em menos congestão e dor sinusal. Além disso, o ar mais frio pode ajudar a diminuir a inflamação nasal, ajudando a aliviar a dor de cabeça da sinusite.

Para aumentar a eficácia de um umidificador, você também pode combiná-lo com óleos essenciais. Óleo de hortelã-pimenta, óleo de melaleuca e óleo de eucalipto são algumas ótimas opções.

Continua após a publicidade

3. Tome um banho quente

Você sabia que tomar um banho quente também pode aliviar os sintomas de sinusite?

As dores de cabeça do seio podem ser aliviadas quando o muco diminui, o que alivia o congestionamento no seio. Como os banhos quentes são mais úmidos do que os frios, tomar um ajuda a diluir o muco.

Aliás, os banhos quentes e úmidos antes de dormir não só ajudam a soltar as secreções nasais, mas também podem permitir um melhor descanso à noite. Em geral, os banhos quentes também ajudam a reduzir as dores no corpo e a relaxar os músculos tensos. Eles ajudam você a relaxar, o que é ótimo para sua saúde e bem-estar geral.

Para aliviar ainda mais as dores de cabeça e o desconforto da sinusite, você pode sentar-se em um banheiro cheio de vapor após o banho quente e respirar o vapor. Isso não apenas ajudará com a congestão nasal, mas também ajudará seu corpo a relaxar, aliviando ainda mais o desconforto.

4. Use uma solução salina

A irrigação com água salgada, ou uma lavagem sinusal, é usada para ajudar a aliviar o desconforto sinusal. Este é um remédio caseiro simples que você pode usar para aliviar os sintomas da sinusite.

É muito fácil fazer sua própria lavagem nasal. Tudo o que você precisa é de água e sal e de uma seringa (sem agulha) para lavar o nariz. Para fazer siga os seguintes passos:

Continua após a publicidade
  • Fique na pia e abaixe a cabeça sobre a pia;
  • Empurre de uma só vez a solução salina da seringa em sua narina superior;
  • Drene a solução pela outra narina;
  • Repita no lado oposto.
  • Ao limpar seu seio com solução salina, certifique-se de drenar a água da outra narina e não deixar a água descer pela parte de trás da garganta.
  • Você também precisará respirar pela boca durante todo esse processo. Depois de limpar o nariz, assoe suavemente o nariz para se livrar do excesso de muco.

Além disso, observe que a irrigação com água salgada deve ser feita apenas em adultos, e não em crianças pequenas ou bebês que podem não saber respirar pela boca.

5. Use soro fisiológico

Usar soro fisiológico também funcionam muito bem para aliviar a congestão e limpar o nariz, ademais você pode encontrá-los facilmente nas farmácias.

Uma grande vantagem que o soro têm sobre o método de irrigação com sal é que ele é fácil de transportar e basta colocar apenas algumas gostas para fluidificar o muco. Contudo, não inspire o soro, ou seja, após a aplicação sempre assoe o nariz.

6. Aplique uma compressa morna

Aplicar uma toalha quente sobre a testa e o nariz pode ajudar a reduzir o inchaço e a inflamação nas passagens nasais. É também um remédio caseiro simples que você pode usar antes de ir para a cama.

O calor da toalha quente ajuda a abrir suas passagens nasais para reduzir o inchaço e, portanto, abrir sua passagem nasal. Isso também ajudará a afrouxar a secreção de muco e auxiliar no fluxo de muco.

7. Use óleos essenciais

Os óleos essenciais são famosos por terem muitos benefícios para a saúde geral. Na verdade, eles são tratamentos populares para resfriado, alergias, sinusite e gripe.

Continua após a publicidade

Diferentes óleos essenciais ajudam a remediar diferentes problemas de saúde. Se você sofre de sinusite, deve obter óleos essenciais que ajudam a abrir as vias aéreas e aliviar o congestionamento, como:

Óleo de hortelã-pimenta

Ele contém mentol, que ajuda a abrir as vias aéreas e limpar o muco. Aliás, estudos mostraram que o óleo de hortelã-pimenta também pode combater as bactérias, que é um dos gatilhos da congestão nasal. Além disso, testes em animais também mostraram que o óleo de hortelã-pimenta ajuda a reduzir a inflamação.

Óleo de eucalipto

O óleo de eucalipto contém um composto chamado cineol que ajuda com sinusite e dores de cabeça. Em um estudo em pequena escala em 2009, descobriu-se que o cineol pode aliviar muitos sintomas de sinusite, como dores de cabeça, congestão nasal e coriza.

Hoje, você pode encontrar óleo de eucalipto em muitos produtos de balcão, como descongestionantes e massagens no peito. Portanto, o uso desses produtos pode ajudar a aliviar o desconforto da congestão nasal e congestão nasal.

Óleo de melaleuca

O óleo de melaleuca é conhecido por combater bactérias e vírus e pode ser bastante eficaz no combate ao desconforto sinusal. Em 2015, uma revisão científica observou que um composto chamado alfa-sabina no óleo da árvore do chá tem efeitos antivirais, antibacterianos e antifúngicos.

Assim como o óleo de eucalipto e o óleo de hortelã-pimenta, você pode usar o óleo da árvore do chá com um difusor. O óleo da árvore do chá ajuda a reduzir a inflamação e o inchaço. Como tal, respirar o ar que está infundido com ele ajudará a aliviar os sintomas de congestão, como coriza ou dor de cabeça sinusal.

Continua após a publicidade

8. Faça acupressão

A acupressão é um tipo de tratamento médico tradicional chinês em que a pressão é aplicada a partes específicas do corpo para aliviar os sintomas de dor e doença.

Embora não haja explicação científica sobre como esses tratamentos funcionam, a acupressão é conhecida por ajudar a aliviar resfriados, gripes e problemas de sinusite. Pode ser feito em casa ou, se preferir, por um profissional.

Veja como você pode realizar a acupressão em casa:

1. Massagem do seio frontal

Seus seios frontais estão localizados no centro da testa e logo acima de cada um dos olhos. Veja como massagear seus seios frontais para respirar melhor e reduzir as dores de cabeça do seio:

  • Pegue os dedos indicador e médio e coloque-os acima das sobrancelhas, em direção ao meio da testa.
  • Massageie lenta e suavemente para fora em movimentos circulares, em direção às têmporas.
  • Repita este movimento por cerca de 30 segundos a um minuto.

2. Massagem do seio maxilar

Seus seios maxilares são os maiores e estão localizados em ambos os lados do nariz e logo abaixo das bochechas. Veja como massagear adequadamente os seios maxilares para respirar melhor pelo nariz:

  • Coloque cada um dos dedos indicador e médio em cada lado do nariz, apenas entre as maçãs do rosto e o maxilar superior. Tente usar os polegares em vez dos dedos indicadores para uma pressão mais forte.
  • Massageie suavemente esta área com movimentos circulares.
  • Repita por cerca de 30 segundos a um minuto.

3. Massagem do seio esfenoidal e etmoidal

Seus seios esfenoidais estão localizados atrás do nariz e bem entre os olhos, enquanto os seios etmoidais estão no osso que divide a cavidade nasal do cérebro, então esses dois estão bem próximos. Veja como massagear adequadamente os seios esfenoidal e etmoidal para abrir os seios e respirar melhor:

Continua após a publicidade
  • Pegue os dedos indicadores e coloque-os nas laterais da ponte do nariz.
  • Sinta a área entre os cantos dos olhos e o osso nasal.
  • Coloque uma pressão levemente firme nesse local com os dedos indicadores por cerca de 15 segundos.
  • Em seguida, faça um movimento lento para baixo na lateral da ponte do nariz.
  • Repita os passos três e quatro uma ou duas vezes.

4. Massagem no topo da cabeça

Alcance este ponto colocando os polegares perto das pontas das orelhas e usando as mãos para conectar na parte de trás da cabeça até que as pontas dos dedos se toquem no ponto médio. Pressione para baixo, aplicando uma leve pressão em um grau que você se sinta confortável.

Massageie por 30 segundos ou até aliviar os sintomas da sinusite.

5. Pontos de pressão sob a axila

A medicina tradicional chinesa acredita que o ponto de acupuntura HT 1 (Jiquan), abaixo das axilas, é o ponto de partida do Meridiano do Coração. Com efeito, a massagem neste local é benéfica para acalmar a mente, que pode tratar doenças circulatórias, neurológicas e respiratórias.

No caso da sinusite, a estimulação deste ponto alivia a congestão nasal e proporciona conforto da dor facial.

Com o dedo polegar de cada mão ou com os punhos fechados, aperte este ponto com força e segure por 30 segundos e depois solte por 10 segundos. Repita 3 – 4 vezes.

Veja o passo a passo de como fazer essas massagens neste vídeo:

Continua após a publicidade

Por fim, após algumas dessas tentativas, descanse bastante e concentre-se em ficar confortável ao sofrer com dor sinusal. Tire um tempo para se deitar, cobrir-se com um cobertor confortável e tirar uma soneca relaxante.

Também é importante ter uma boa noite de sono para ajudar seu corpo a combater infecções. Desse modo, quando você está relaxando, seu corpo produz mais glóbulos brancos para ajudar a atacar vírus e bactérias.

Então, gostou de saber mais sobre como aliviar a sinusite? Pois, leia também: O que é e quais doenças são consideradas comorbidades?

Próxima página »

Escolhidas para você