Existem diferentes tipos de eclipse, mas o assunto de hoje é o eclipse penumbral. Primeiramente é necessário dizer que ele é lunar.
Ou seja, o eclipse lunar penumbral ocorre quando a Lua fica toda coberta pela sombra da Terra. Contudo, é uma sombra mais fraca.
Enfim isso acontece porque a lua fica posicionada na penumbra, sem alcançar a umbra propriamente. Todo esse processo é tão discreto que muitos nem percebem.
Na maioria dos casos, apenas especialistas conseguem notar a diferença. Isso porque a lua não fica nem encoberta, apenas muda o brilho.
Como acontece o eclipse penumbral
Nesse caso, o Sol, a Terra e a Lua estão posicionados nessa ordem, contudo, não estão totalmente alinhados. Enfim, nessa posição, a luz do Sol não chega até a Lua, porque esta se encontra na zona de penumbra. Ou seja, é como se ela estivesse nas bordas da sombra da Terra, uma sombra mais fraca.
Diferença do eclipse total e parcial
Quando acontece o eclipse total ou parcial lunar, significa que a Lua está totalmente ou parcialmente na faixa mais escura da sombra da Terra. Ou seja, na zona de umbra. Aliás, você sabe que os eclipses lunares, seja o penumbral ou o total/parcial só acontecem com a Lua Cheia? Isso acontece por causa do posicionamento dela com o Sol e a Terra.
Como acompanhar um eclipse penumbral
Infelizmente é muito difícil conseguir enxergar bem um eclipse penumbral. Contudo, existem algumas opções para conseguir enxergar esse fenômeno.
- Evite lugares com luzes artificiais
- Busque por locais mais afastados, onde consiga enxergar as estrelas
- Usar um binóculo ou um telescópio pode facilitar na hora de ver o eclipse penumbral
Mudanças na vida humana
No mundo espiritual muitos acreditam que os eclipses ocorrem em épocas que representam conflitos na vida das pessoas. E estes podem ser tanto do subconsciente com o consciente, quanto da razão com a emoção. Nessa época é bom aproveitar para refletir sobre a vida.
Ou seja, aproveite o momento em que o fenômeno está acontecendo e tire um tempo para avaliar tudo o que está acontecendo em torno de você. Suas relações amorosas, familiares e até profissionais podem chegar a momentos extremos. Enfim, reflita e tenha consciência sobre o que o cerca.
Outros tipos de eclipses lunares
Total
Este ocorre quando a Lua fica toda coberta pela sombra da Terra. Então neste caso, a Lua fica em torno de uma hora em uma completa escuridão. Mas todo o processo pode demorar horas. Contudo, para ela ficar completamente coberta, é necessário estar posicionada totalmente na umbra da Terra.
Parcial
Diferentemente do eclipse total, o parcial acontece quando a lua não fica totalmente encoberta pela sombra. Ou seja, apenas uma parte dela sofre o fenômeno.
Então, gostou da matéria? Em seguida leia: Lua de Sangue, o que é? Como, quando e por que o fenômeno acontece?
Imagens: Universetoday, Fisicanaveia, Agenciabrasil, Roteirobaby, Claudia, RevistaGalileu e Veja
Fontes: Uol, Eusemfronteiras, Tecmundo e Mundoeducação