Ciência & Tecnologia

Eclipse penumbral, o que é? Como acontece, como acompanhar e efeitos

O eclipse penumbral também ocorre com a Lua Cheia, entretanto ele se diferencia dos outros por acontecer por causa da penumbra da Terra.

Existem diferentes tipos de eclipse, mas o assunto de hoje é o eclipse penumbral. Primeiramente é necessário dizer que ele é lunar.

Ou seja, o eclipse lunar penumbral ocorre quando a Lua fica toda coberta pela sombra da Terra. Contudo, é uma sombra mais fraca.

Enfim isso acontece porque a lua fica posicionada na penumbra, sem alcançar a umbra propriamente. Todo esse processo é tão discreto que muitos nem percebem.

Na maioria dos casos, apenas especialistas conseguem notar a diferença. Isso porque a lua não fica nem encoberta, apenas muda o brilho.

Continua após a publicidade

Como acontece o eclipse penumbral

Eclipse penumbral, o que é? Como o fenômeno acontece
A diferença entre a umbra e a penumbra – Fisicanaveia

Nesse caso, o Sol, a Terra e a Lua estão posicionados nessa ordem, contudo, não estão totalmente alinhados. Enfim, nessa posição, a luz do Sol não chega até a Lua, porque esta se encontra na zona de penumbra. Ou seja, é como se ela estivesse nas bordas da sombra da Terra, uma sombra mais fraca.

Diferença do eclipse total e parcial

Eclipse penumbral, o que é? Como o fenômeno acontece
Eclipse total da lua – Agenciabrasil

Quando acontece o eclipse total ou parcial lunar, significa que a Lua está totalmente ou parcialmente na faixa mais escura da sombra da Terra. Ou seja, na zona de umbra. Aliás, você sabe que os eclipses lunares, seja o penumbral ou o total/parcial só acontecem com a Lua Cheia? Isso acontece por causa do posicionamento dela com o Sol e a Terra.

Como acompanhar um eclipse penumbral

Eclipse penumbral, o que é? Como o fenômeno acontece
Fonte: Roteirobaby

Infelizmente é muito difícil conseguir enxergar bem um eclipse penumbral. Contudo, existem algumas opções para conseguir enxergar esse fenômeno.

  • Evite lugares com luzes artificiais
  • Busque por locais mais afastados, onde consiga enxergar as estrelas
  • Usar um binóculo ou um telescópio pode facilitar na hora de ver o eclipse penumbral

Mudanças na vida humana

Eclipse penumbral, o que é? Como o fenômeno acontece
Fonte: Claudia

No mundo espiritual muitos acreditam que os eclipses ocorrem em épocas que representam conflitos na vida das pessoas. E estes podem ser tanto do subconsciente com o consciente, quanto da razão com a emoção. Nessa época é bom aproveitar para refletir sobre a vida.

Continua após a publicidade

Ou seja, aproveite o momento em que o fenômeno está acontecendo e tire um tempo para avaliar tudo o que está acontecendo em torno de você. Suas relações amorosas, familiares e até profissionais podem chegar a momentos extremos. Enfim, reflita e tenha consciência sobre o que o cerca.

Outros tipos de eclipses lunares

Total

Fonte: Revistagalileu

Este ocorre quando a Lua fica toda coberta pela sombra da Terra. Então neste caso, a Lua fica em torno de uma hora em uma completa escuridão. Mas todo o processo pode demorar horas. Contudo, para ela ficar completamente coberta, é necessário estar posicionada totalmente na umbra da Terra.

Parcial

Fonte: Veja

Diferentemente do eclipse total, o parcial acontece quando a lua não fica totalmente encoberta pela sombra. Ou seja, apenas uma parte dela sofre o fenômeno.

Então, gostou da matéria? Em seguida leia: Lua de Sangue, o que é? Como, quando e por que o fenômeno acontece? 

Continua após a publicidade

Imagens: Universetoday, Fisicanaveia, Agenciabrasil, Roteirobaby, Claudia, RevistaGalileu e Veja

Fontes: Uol, Eusemfronteiras, Tecmundo e Mundoeducação

Próxima página »

Escolhidas para você