Ciência & Tecnologia

Eniac – História e funcionamento do primeiro computador do mundo

O Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer) foi desenvolvido pelo exército dos EUA e funcionava com uma espécie de calculadora gigante.

Atualizado em 12/08/2020

À primeira vista, pode parecer que os computadores sempre estiveram por aqui. Mas, e se eu te disser que o primeiro computador foi apresentado ao mundo há apenas 74 anos? Seu nome é Eniac e ele foi desenvolvido nos Estados Unidos.

O Eniac, foi lançado em 1946. O nome é, na realidade, uma sigla para Electronic Numerical Integrator and Computer. Outra informação que talvez você não saiba é que o primeiro computador do mundo foi criado pelo exército norte-americano.

Antes de mais nada, vale ressaltar que o Eniac não é nada como os computadores com o qual estamos acostumados. A máquina é gigantesca e pesa cerca de 30 toneladas. Além disso, ocupa um espaço de 180 metros quadrados. Por isso, como você já deve imaginar, não é possível levá-lo para os lugares como fazemos com nossos notebooks atualmente.

Eniac - História e funcionamento do primeiro computador do mundo
Fonte: Meteoropole

Além de grande e pesado, o Eniac também foi caro. Para desenvolvê-lo o exército norte-americano gastou  US$ 500 mil. Hoje em dia, com as correções monetárias, esse valor chegaria a  US$ 6 milhões.

Mas os números estrondosos do Eniac não param por aí. Para funcionar corretamente, o primeiro computador do mundo demandou um hardware com 70 mil resistores, bem como 18 mil válvulas de vácuo. Esse sistema consumia 200 mil watts de energia.

A história do Eniac

Eniac: conheça mais sobre o primeiro computador do mundo
Partes do Eniac em exposição atualmente. Fonte: História sobre sites de busca

Em suma, o Eniac ficou conhecido como o primeiro computador do mundo por ter sido capaz de resolver questões que outras máquinas, até então, não eram capazes. Ele podia, por exemplo, fazer cálculos complexos que demandariam diversas pessoas trabalhando juntas ao mesmo tempo.

Além disso, há uma razão para que o exército tenha sido a organização que desenvolveu o primeiro computador. O Eniac foi criado com a finalidade de calcular tabelas de artilharia de balística. No entanto, seu primeiro uso oficial foi realizar cálculos necessários para o desenvolvimento da bomba de hidrogênio.

Ainda que tenha sido lançado em 1946, o contrato para a construção do Eniac foi assinado em 1943. Justamente com o exército, pesquisadores da área de engenharia da Universidade da Pensilvânia foram encarregados de conduzir as pesquisas que deram origem ao computador.

As duas cabeças por trás do desenvolvimento e da confecção do Eniac foram os pesquisadores John Mauchly e J. Presper Eckert. No entanto, eles não atuaram sozinhos, havia uma equipe enorme encarregada do projeto. Além disso, eles utilizaram conhecimento acumulado de diversas áreas até chegarem no que viria a ser o primeiro computador do mundo.

Funcionamento

Eniac: conheça mais sobre o primeiro computador do mundo
Tubos que compõe o Eniac. Fonte: Unicamania

Mas, como funcionava o Eniac? A máquina era composta por diversos painéis individuais. Isso porque cada uma dessas peças executava trabalhos diferentes ao mesmo tempo. Mesmo que tenha sido uma invenção extraordinária na época, o primeiro computador do mundo tem a capacidade de operação menor do que qualquer calculadora que conhecemos hoje.

A fim de que os painéis do Eniac funcionassem com a velocidade necessária, era preciso realizar um processo repetitivo que consistia em:

  • Enviar e receber números entre si;
  • Fazer os cálculos necessários;
  • Salvar o resultado dos cálculos;
  • Desencadear a próxima operação.

E todo esse processo era feito sem partes móveis. Isso significa que os grandes painéis do computador funcionavam como uma parte inteira. Ao contrário dos computadores que conhecemos hoje, cujo funcionamento ocorre por meio de várias partes menores.

Ademais, a entrada e saída de informações do computador acontecia por meio de um sistema de leitura de cartões. Desse modo, para que o Eniac realizasse uma operação, era preciso inserir um desses cartões. Mesmo com a complexidade, a máquina era capaz de realizar 5 mil operações matemáticas simples (adição e subtração).

Mesmo com tantas operações, a confiabilidade do Eniac era considerada baixa. Isso porque o computador utilizava tubos de rádio-base octal para manter a máquina funcionando. No entanto, parte desses tubos queimava quase diariamente e, por isso, ele passava parte do tempo em manutenção.

As programadoras

Eniac - História e funcionamento do primeiro computador do mundo
Fonte: Dinvo

Com o intuito de criar “do zero” um computador eletrônico, vários programadores foram contratados. O que poucos sabem é que parte dessa equipe era composta de mulheres.

Seis programadoras foram chamadas para ajudar a a programar o Eniac. Antes de mais nada, é importante lembrar que esse trabalho não era nada fácil. Para levar um problema para ser mapeado pelo computador podia levar semanas.

Mesmo com todo o trabalho árduo para desenvolver o computador e colocá-lo para fazer operações matemáticas. As programadoras não tiveram seu trabalho reconhecido. Além disso, em seus contratos, as mulheres tinham um cargo inferior ao dos homens, mesmo que executassem a mesma função.

As programadoras foram:

  •  Kathleen McNulty Mauchly Antonelli
  • Jean Jennings Bartik
  • Frances Snyder Holberton
  • Marlyn Wescoff Meltzer
  • Frances Bilas Spence
  • Ruth Lichterman Teitelbaum
Eniac - História e funcionamento do primeiro computador do mundo
Fonte: Pgrangeiro

As garotas do Eniac eram chamadas de “computadoras” por muitos de seus colegas de trabalho. Esse termo é pejorativo porque deprecia e reduz o trabalho árduo das mulheres. Apesar de todas as dificuldades, as programadoras deixaram seu legado e chegaram a treinar outras equipes que participaram do desenvolvimento de outros computadores mais tarde.

Gostou da história do Eniac? Então talvez você também goste dessa matéria: Lenovo – História e evolução da multinacional chinesa de tecnologia

Fonte: Insoft4, Tecnoblog, Unicamania, História sobre sites de busca.

Imagens: Meteoropole, Unicamania, História sobre sites de buscaDinvo e Pgrangeiro.

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/amandasales/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Amanda Sales</a>
Por Amanda Sales
Jornalista, escritora, redatora e social media. Gosto de coisas demais para caber aqui. Instagram: @tobemcansada