Curiosidades

Extrovertido e introvertido: definição, características e diferenças

Extrovertido e introvertido se referem aos tipos de perfis de personalidade. Cada um possui características distintas e significados opostos.

Os tipos de perfil extrovertido e introvertido, referem-se a traços da personalidade humana. Sendo que, um é o oposto do outro. Dessa forma, uma pessoa extrovertida é voltada ao mundo exterior. Enquanto que a introvertida tem seu foco voltado ao seu interior.

Enfim, extrovertido e introvertido são conceitos que se referem à forma como uma pessoa canaliza suas energias. De acordo com a psicóloga norte-americana Isabel Briggs Myers, que se baseou nas teorias de Carl Gustav Jung, há diferentes tipos de extroversão e introversão. Que são chamados de espectro da personalidade.

Ademais, alguns traços de personalidade influenciam diretamente a forma como nos relacionamos com os outros. Assim como na forma que trabalhamos. Por exemplo, no ambiente profissional tem aqueles que têm mais facilidade em trabalhar em equipe. Enquanto outros preferem trabalhar sozinhos.

No entanto, embora uma característica da personalidade se sobressaia sobre a outra. Dependendo da necessidade, a pessoa pode buscar a flexibilidade. Dessa forma, alternar os dois tipos de perfil, para que exista o equilíbrio.

Extrovertido

Extrovertido e introvertido: Definição, características e diferenças
Hypescience

Os tipos de perfil extrovertido e introvertido são opostos. Dessa forma, uma pessoa extrovertida tem seu foco orientado para o exterior. Ou seja, o que motiva um extrovertido são as relações interpessoais e a socialização.

Ademais, é um termo que deriva da palavra extroversão. Cujo significado é qualidade de alguém que tem facilidade de expressar seus sentimentos e opiniões. Além disso, é uma pessoa mais receptiva com relação ao comportamento dos outros. Portanto, tem facilidade de conviver com outras pessoas e se destacar no meio social.

Continua após a publicidade

De acordo com Carl Gustav Jung, psiquiatra e psicoterapeuta, a extroversão tem como característica um comportamento que foca a energia psíquica ao mundo exterior. Dessa forma, a pessoa extrovertida é mais sociável, confiante e não tem problemas de ser o centro das atenções. Por outro lado, ao ficar sozinho por um longo tempo, pode desgastá-lo mentalmente.

Por fim, pessoas com esse perfil de personalidade pode ter dois direcionamentos:

  • Agente: é aquele que busca atingir seus objetivos de forma incisiva. Ou seja, é persistente e impelido ao sucesso, assumindo posições de liderança com facilidade.
  • Afiliado: é amigável e afetuoso, por isso, atraem as pessoas para perto de si. Além disso, valoriza os relacionamentos próximos. Ademais, por ser muito comunicativo, costuma fazer parte de um grupo grande de amigos.

Introvertido

Depositphotos

Ao contrário do extrovertido, o introvertido direciona sua energia psíquica para seu interior. Dessa forma, sua prioridade são as ideias e, por ser tímido, se comunica de forma retraída.

Ademais, é um termo que deriva da palavra introversão. Segundo Jung, tem como característica um comportamento fechado e contido. Portanto, não expressa seus sentimentos ou opiniões facilmente. Além de se voltar para si mesmo, evitando o meio social.

Enfim, mesmo tendo um comportamento mais retraído e reservado, os introvertidos não são avessos ao convívio social. Mas, optam pela solidão ou por grupos pequenos. Pois, se sentem melhor assim.

Extrovertido e introvertido: no ambiente profissional

Extrovertido e introvertido: Definição, características e diferenças
BBC

Extrovertido e introvertido possui níveis diferentes de animação ou excitação, portanto, respondem de formas diferentes aos estímulos sociais. Dessa forma, no ambiente profissional pode refletir na produtividade. No entanto, quando bem alocados, os dois perfis de personalidade são capazes de apresentar um ótimo desempenho.

Continua após a publicidade

Todavia, não existe uma norma que obrigue os profissionais a apenas determinada função. Contudo, é preciso considerar a descrição da vaga de um emprego antes de se candidatar. Afinal, exercer uma atividade que seja oposta a do seu perfil, pode trazer problemas para sua saúde mental e emocional.

Ademais, profissionais introvertidos se adaptam mais facilmente em atividades analíticas e de planejamento. Principalmente, cargos que proporcionem o home Office, que exijam poucas reuniões e pouco contato com outras pessoas.

Também são recomendadas profissões relacionadas à escrita como redator, revisor, tradutor, etc. Da mesma forma, aquelas ligadas a design, artes gráficas e programação. Pois, além de estimular a criatividade, também envolve muita pesquisa. Enfim, outras opções seriam gerenciamento de mídias sociais, assistência virtual e até mesmo trabalhos com animais.

Já para os extrovertidos, que são extremamente proativos, se adaptam às profissões nas quais a entrega ao outro se faz necessária. Como profissões ligadas à área da saúde, enfermagem, psicologia, cuidador, etc. Pois, essas funções exigem constante contato com pacientes e seus familiares. Assim, como os demais profissionais.

Por fim, a docência também é indicada para quem tem o perfil de personalidade extrovertido. Pois, é uma profissão que exige carisma e liderança. Da mesma forma, carreiras que envolvem relações públicas, turismo ou marketing.

Você pode ser extrovertido e introvertido ao mesmo tempo

Hypescience

Além dos perfis de personalidade extrovertido e introvertido, existe um terceiro tipo de perfil denominado ambivertidos. Em suma, os termos extrovertido e introvertido foram cunhados pelo psiquiatra Carl Jung, em 1921. Inclusive, Jung chegou a identificar um terceiro grupo. Mas, não chegou a nomeá-lo ou escrever muito sobre ele.

Continua após a publicidade

Dessa forma, foi apenas na década de 40 psicólogos começaram a pensar no novo perfil, o dos ambivertidos. Ademais, ambivertidos trata-se de pessoas que não ficam nos extremos. Mas, sim no meio do caminho. Ou seja, os ambivertidos costumam ter uma personalidade mais equilibrada. Portanto, podem ir de sociais a solitários, de falantes a ouvintes, sem dificuldades, podendo usar sua flexibilidade social e emocional a seu favor.

Enfim, seja extrovertido, introvertido ou ambivertido, cada perfil de personalidade tem seus pontos fracos e fortes. Dessa forma, o que definirá uma vantagem ou desvantagem será a situação. Assim como a forma com que a pessoa lida com o momento.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: INTJ, o que é? Principais características desse tipo de personalidade.

Fontes: Diferença; Globo; Na Prática; Man Power Group;

Imagens: Hypescience; Depositphotos; BBC;

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você