Curiosidades

Qual o significado e a origem do símbolo da faca na caveira

A faca na caveira é um símbolo comum, assim como expressão popular, que decorre de uma interpretação da vitória sobre a morte e da coragem.

Em primeiro lugar, a expressão popular faca na caveira tornou-se um símbolo comum em organizações de segurança. Por exemplo, instituições como a Polícia Militar, ao BOPE, a tropa de Comandos do Brasil e outros grupos específicos trazem esse símbolo. Sobretudo, consiste na imagem de uma caveira com alguma lâmina a perfurando.

Ademais, é comum encontrar essa representação ainda com armas adornando a ilustração. Comumente, associa-se esse símbolo com morte, perigo e violência, mas não é bem assim. No geral, você conhece o significado e origem desse elemento? Aliás, entende o significado verdadeiro?

Pois bem, há por um lado a interpretação generalista de que a faca na caveira simboliza a morte dos bandidos ou criminosos. No entanto, a expressão surgiu a partir da noção de superação, ousadia e coragem. Em especial no que diz respeito à missões desafiadoras, tradicionais dessas unidades.

Sendo assim, quando se afirma ou se utiliza a representação da faca na caveira, busca-se falar sobre a vitória sobre a morte. Acima de tudo por meio da utilização de estratégia, conhecimento e sabedoria. Em outras palavras, há ainda uma referência às táticas às operações especiais, o que aumenta a importância e valor do símbolo.

Continua após a publicidade

Faca na caveira, o que é? Origem e significado da expressão

Origem da expressão faca na caveira

Comumente, expressões populares como faca na caveira decorrem de diversas origens possíveis. Apesar disso, todos partem de uma unidade cultural que ganhou importância linguística. Ou seja, se fala tanto de algo com um sentido específico que ela acaba virando moda e adquirindo esse valor.

Nesse sentido, existem incontáveis teorias sobre de onde surgiu o símbolo e expressão popular. Por um lado, há quem afirme que partiu dos próprios bandidos. No geral, era comum que eles tatuassem a figura da caveira com uma faca cravada de baixo para cima após matar policiais.

Desse modo, as organizações operações especiais se apropriaram do símbolo como forma de retribuição. Porém, inverteram a posição da faca para diferenciar-se das milícias e grupos criminosos. Como consequência, o símbolo ganhou a conotação de morte aos bandidos e “vitória do bem”

Continua após a publicidade

Curiosamente, há uma visão histórica sobre a origem da expressão faca na caveira. Em resumo, no final da Segunda Guerra Mundial, soldados britânicos invadiram um quartel nazista para derrubá-lo. Dessa maneira, encontraram um crânio sobre uma das mesas do local, e um dos comandantes da tropa fincou sua faca no objeto.

Logo em seguida, declarou aos presentes que o ato simbolizava a vitória sobre a morte, o combate ao nazismo e a conquista do bem. Ademais, partiu de um movimento para indicar a morte do movimento nazista no mundo. Sendo assim, existe relação direta desse símbolo também com grupos do Exército.

Faca na caveira, o que é? Origem e significado da expressão

Curiosidades sobre a representação

Mais ainda, há quem diga que faca na caveira surgiu em decorrência do sacrifício de Jesus Cristo. Contudo, se trata de uma teoria com maiores dúvidas do que certeza. Ademais, parte de uma interpretação dos eventos bíblicos, e não de relatos históricos e atuais como as outras hipóteses.

Continua após a publicidade

Basicamente, Jesus Cristo teve a crucificação no alto do Monte Caveira ou Gólgota. Sobretudo, era um local que visto de longe parecia-se muito com um crânio. Em especial durante o pôr do sol, momento em que se deu a execução do Messias. Dessa forma, quando ergueu-se sua cruz, os soldados romanos acabaram retirando dois outros ladrões e deixando-o sozinho na região.

Portanto, os fiéis afirmavam que à distância, a cruz de Jesus parecia uma faca cravada na caveira. Ou seja, a cruz quando no topo da montanha assemelhava-se a uma lâmina atravessando um crânio verdadeiro. Ademais, como ele ressuscitou três dias depois, consagrou-se como o símbolo máximo da vitória do bem sobre a morte.

No geral, falamos faca na caveira quando estamos descrevendo um episódio de muita tensão, nervosismo ou desafiadora. Porém, a presença da representação é comum em camisetas, brasões de organizações de segurança e até bandeiras de times esportivos. Nesse sentido, é uma forma de representação da força e coragem daqueles que têm relação com a imagem.

E aí, aprendeu o que significa faca na caveira? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você