Curiosidades

10 famosos brasileiros que são ou eram maçons

A maçonaria é uma sociedade discreta que interessa exclusivamente aos seus membros, como os famosos maçons brasileiros dessa lista.

A origem da Maçonaria remonta à Idade Média europeia, onde existiam os maçons. Estes dominam a arte de construir catedrais e guardavam zelosamente os segredos da construção, que eram ensinados em irmandades chamadas lojas.

Essa sociabilidade e regras secretas foram usadas por pessoas educadas com ideias renascentistas e críticas do catolicismo dominante na cultura para se reunir e trocar ideias.

Com o tempo, quatro lojas se uniram em Londres para fundar a Grande Loja de Londres, em 24 de junho de 1717. Posteriormente, em 1723, foi elaborada a primeira constituição maçônica, onde foram estabelecidas as regras e ritos simbólicos da instituição, especialmente a tolerância religiosa.

Seus membros se destacaram no século XVIII por seus ideais iluministas e pelo apoio às causas republicanas, tanto na França quanto nos Estados Unidos, aderindo aos ideais da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade. Da mesma forma, sua influência é encontrada em diversas lojas maçônicas espalhadas pelo Brasil.

Continua após a publicidade

Por isso, no post de hoje iremos listar alguns dos brasileiros famosos que talvez você não sabia.

10 maçons famosos brasileiros

1. Dom Pedro I

Pedro Gatimozin, como ele costumava assinar as correspondências maçônicas, realizou sua iniciação em agosto de 1822 na loja Comércio e Artes, no Rio de Janeiro. Aliás, o imperador chegou a ocupar também o posto de grão-mestre.

2. José Bonifácio

Naturalista, estadista e poeta luso-brasileiro, conhecido pelo epíteto de Patriarca da Independência por seu papel decisivo na Independência do Brasil. Sua iniciação maçônica ocorreu em 20 de maio de 1822.

3. Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho

Pelas suas obras e grande tenacidade foi imortalizado na história do Brasil. Escultor, arquiteto, entalhador. Assim, é considerado o mais importante artista brasileiro do período colonial.

Continua após a publicidade

4. Luiz Gonzaga

O Rei do Baião entrou para a ordem em abril de 1971 pela Loja Paranapuan, da Ilha do Governador. Aliás, sua música ‘Acácia Amarela’, de 1982, traz claras referências à maçonaria

5. Floriano Peixoto

Militar e político da cidade de Ipióca (AL). Consolidou a República Brasileira. Foi presidente em substituição a Deodoro da Fonseca. Em seu governo, enfrentou muitas revoltas com firmeza e energia, recebendo por isso, o apelido de “Marechal de Ferro”.

6. Pixinguinha

Músico arranjador, instrumentista e compositor brasileiro. Autor dos choros ‘Carinhoso’ e ‘Rosa’. Além disso, ele também popularizou os instrumentos africanos como a cuíca e o tamborim.

7. Hamilton Mourão

General da reserva do Exército Brasileiro e o atual vice-presidente do Brasil, desde 2019. Maçom a mais de 20 anos, Mourão agora ocupa o 32º grau do Rito Escocês.

Continua após a publicidade

Ele já ocupava a posição de grande inspetor, agora é o sublime príncipe do real segredo, e agora passa a ocupar um nível tão alto na maçonaria brasileira, que poucos já estiveram nessa posição.

8. Santanna, O Cantador

Cantor, compositor e músico brasileiro. Referência do forró pé de serra no Brasil. Ao longo da sua carreira gravou mais de 10 discos. Com a voz e o timbre semelhante ao de Luíz Gonzaga tornou-se amigo do Rei do Baião onde fez durante longa temporada participações e vocais nos seus shows.

Além disso, sua iniciação foi na loja vinculada a Grande Oriente do Brasil. Posteriormente, filiou-se à Loja Maçônica “Berço da Luz” em Recife.

9. Michel Temer

O ex-presidente do Brasil, Michel Temer (MDB), foi membro da maçonaria por 14 anos, entre 2001 e 2015. Assim, sua iniciação ocorreu na Loja Simbólica Colunas Paulistas, em São Paulo, e chegou a ocupar o posto de mestre, em 2004.

Continua após a publicidade

10. Fábio Júnior

Por fim, outro dos famosos brasileiros maçons é o cantor e compositor Fábio Júnior. Embora, nunca tenha se declarado oficialmente, ele já se apresentou várias vezes em eventos especiais de lojas maçônicas do Brasil.

Assim como Luiz Gonzaga, o pai de Fiuk também possui uma música que faz referência à maçonaria, sendo ela ‘Inspira Pirâmide, Inspira-me, Espalha Energia’.

Fontes: Uol, JCNE, Buzzfeed

Leia também:

Continua após a publicidade

Maçonaria feminina: origem e como funciona a sociedade de mulheres

Maçonaria, o que é, significado, mistérios e o que os maçons fazem

Nova Ordem Mundial – O que significa e as conspirações por trás do nome

10 símbolos dos lluminati que você não conhecia

Continua após a publicidade

Teorias da conspiração: o que leva as pessoas a acreditarem?

Reptilianos – O que são, de onde vieram e onde vivem

Baphomet: o que é e qual é a relação com a maçonaria?

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você