10 famosos brasileiros que são ou eram maçons

A maçonaria é uma sociedade discreta que interessa exclusivamente aos seus membros, como os famosos maçons brasileiros dessa lista.

10 famosos brasileiros que são ou eram maçons

A origem da Maçonaria remonta à Idade Média europeia, onde existiam os maçons. Estes dominam a arte de construir catedrais e guardavam zelosamente os segredos da construção, que eram ensinados em irmandades chamadas lojas.

Essa sociabilidade e regras secretas foram usadas por pessoas educadas com ideias renascentistas e críticas do catolicismo dominante na cultura para se reunir e trocar ideias.

Com o tempo, quatro lojas se uniram em Londres para fundar a Grande Loja de Londres, em 24 de junho de 1717. Posteriormente, em 1723, foi elaborada a primeira constituição maçônica, onde foram estabelecidas as regras e ritos simbólicos da instituição, especialmente a tolerância religiosa.

Seus membros se destacaram no século XVIII por seus ideais iluministas e pelo apoio às causas republicanas, tanto na França quanto nos Estados Unidos, aderindo aos ideais da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade. Da mesma forma, sua influência é encontrada em diversas lojas maçônicas espalhadas pelo Brasil.

Por isso, no post de hoje iremos listar alguns dos brasileiros famosos que talvez você não sabia.

10 maçons famosos brasileiros

1. Dom Pedro I

Pedro Gatimozin, como ele costumava assinar as correspondências maçônicas, realizou sua iniciação em agosto de 1822 na loja Comércio e Artes, no Rio de Janeiro. Aliás, o imperador chegou a ocupar também o posto de grão-mestre.

2. José Bonifácio

Naturalista, estadista e poeta luso-brasileiro, conhecido pelo epíteto de Patriarca da Independência por seu papel decisivo na Independência do Brasil. Sua iniciação maçônica ocorreu em 20 de maio de 1822.

3. Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho

Pelas suas obras e grande tenacidade foi imortalizado na história do Brasil. Escultor, arquiteto, entalhador. Assim, é considerado o mais importante artista brasileiro do período colonial.

4. Luiz Gonzaga

O Rei do Baião entrou para a ordem em abril de 1971 pela Loja Paranapuan, da Ilha do Governador. Aliás, sua música ‘Acácia Amarela’, de 1982, traz claras referências à maçonaria

5. Floriano Peixoto

Militar e político da cidade de Ipióca (AL). Consolidou a República Brasileira. Foi presidente em substituição a Deodoro da Fonseca. Em seu governo, enfrentou muitas revoltas com firmeza e energia, recebendo por isso, o apelido de “Marechal de Ferro”.

6. Pixinguinha

Músico arranjador, instrumentista e compositor brasileiro. Autor dos choros ‘Carinhoso’ e ‘Rosa’. Além disso, ele também popularizou os instrumentos africanos como a cuíca e o tamborim.

7. Hamilton Mourão

General da reserva do Exército Brasileiro e o atual vice-presidente do Brasil, desde 2019. Maçom a mais de 20 anos, Mourão agora ocupa o 32º grau do Rito Escocês.

Ele já ocupava a posição de grande inspetor, agora é o sublime príncipe do real segredo, e agora passa a ocupar um nível tão alto na maçonaria brasileira, que poucos já estiveram nessa posição.

8. Santanna, O Cantador

Cantor, compositor e músico brasileiro. Referência do forró pé de serra no Brasil. Ao longo da sua carreira gravou mais de 10 discos. Com a voz e o timbre semelhante ao de Luíz Gonzaga tornou-se amigo do Rei do Baião onde fez durante longa temporada participações e vocais nos seus shows.

Além disso, sua iniciação foi na loja vinculada a Grande Oriente do Brasil. Posteriormente, filiou-se à Loja Maçônica “Berço da Luz” em Recife.

9. Michel Temer

O ex-presidente do Brasil, Michel Temer (MDB), foi membro da maçonaria por 14 anos, entre 2001 e 2015. Assim, sua iniciação ocorreu na Loja Simbólica Colunas Paulistas, em São Paulo, e chegou a ocupar o posto de mestre, em 2004.

10. Fábio Júnior

Por fim, outro dos famosos brasileiros maçons é o cantor e compositor Fábio Júnior. Embora, nunca tenha se declarado oficialmente, ele já se apresentou várias vezes em eventos especiais de lojas maçônicas do Brasil.

Assim como Luiz Gonzaga, o pai de Fiuk também possui uma música que faz referência à maçonaria, sendo ela ‘Inspira Pirâmide, Inspira-me, Espalha Energia’.

Fontes: Uol, JCNE, Buzzfeed

Leia também:

Maçonaria feminina: origem e como funciona a sociedade de mulheres

Maçonaria, o que é, significado, mistérios e o que os maçons fazem

Nova Ordem Mundial – O que significa e as conspirações por trás do nome

10 símbolos dos lluminati que você não conhecia

Teorias da conspiração: o que leva as pessoas a acreditarem?

Reptilianos – O que são, de onde vieram e onde vivem

Baphomet: o que é e qual é a relação com a maçonaria?

Outras postagens