Curiosidades

13 curiosidades sobre o filme O Beco do Pesadelo, indicado ao Oscar 2022

O Beco do Pesadelo é o novo filme do diretor Guillermo del Toro que recebeu 4 indicações a principal premiação do cinema em Hollywood, o Oscar.

Com o novo thriller psicológico O Beco do Pesadelo, Guillermo del Toro está de volta para trabalhar sua mágica de contar histórias. Ele revive o seu estilo único de narração, na história que segue um vigarista corrupto que se une a uma psiquiatra para enganar as pessoas a lhes dar dinheiro.

O filme foi lançado nos cinemas em 17 de dezembro de 2021, mas só chegou as telonas brasileiras um mês depois. Aliás, essa nova produção recebeu quatro indicações ao Oscar 2022.

Vamos descobrir algumas curiosidades e fatos sobre este filme.

13 curiosidades sobre o filme O Beco do Pesadelo

1. O Beco do Pesadelo é um filme de suspense psicológico neo-noir americano de 2021, dirigido por Guillermo del Toro e com roteiro de Kim Morgan.

Continua após a publicidade

2. O filme é baseado no romance homônimo de William Lindsay Gresham, de 1946. Aliás, é a segunda adaptação cinematográfica do romance de Gresham, seguindo a versão de 1947.

3. O longa é uma co-produção entre Searchlight Pictures, TSG Entertainment e Double Dare You Productions.

Continua após a publicidade

4. O filme O Beco do Pesadelo é estrelado por Bradley Cooper vivendo o charmoso Stanton Carlisle, um homem ambicioso com uma peculiar habilidade de manipulação e com um passado misterioso.

5. Cate Blanchett, Toni Collette, Willem Dafoe, Richard Jenkins, Rooney Mara, Ron Perlman, Mary Steenburgen e David Strathairn também estrelam o filme.

Continua após a publicidade

6. A fotografia principal começou em janeiro de 2020 em Toronto, Ontário, mas pausou em março de 2020 por causa da pandemia de Covid-19. No entanto, a produção foi retomada em setembro de 2020 e concluída em dezembro daquele ano.

7. O filme O Beco do Pesadelo recebeu críticas geralmente positivas dos avaliadores.

Mais fatos sobre o filme

8. O Beco do Pesadelo teve um desempenho inferior nas bilheterias, arrecadando um total de US $ 23 milhões em todo o mundo contra um orçamento de produção de US $ 60 milhões.

9. No site de críticas Rotten Tomatoes, o filme tem 80% de classificação, com base em 296 comentários e com uma classificação média de 7,3/10
O consenso crítico do site diz: “Embora possa não ser tão forte quanto o original, O Beco do Pesadelo de Guillermo del Toro é um thriller noir moderno com um toque agradavelmente polpudo.”

Continua após a publicidade

10. Em abril de 2019, Leonardo DiCaprio entrou em negociações com para estrelar o filme de Del Toro. Posteriormente, em junho de 2019, Bradley Cooper entrou em negociações antecipadas para substituir DiCaprio.

11. A razão pela qual o protagonista de Cooper parece tão realista – apesar de usar um cenário com o qual muitos não estão familiarizados – é porque mergulha profundamente na escuridão da condição humana e lembra uma América ainda se recuperando da Grande Depressão.

12. A história de Stan é baseada nas conversas de Gresham com Joseph Daniel Halliday no final de 1938 e início de 1939, durante a Guerra Civil Espanhola. Gresham, que tinha 29 anos e servia como voluntário da facção republicana, ficou horrorizado com as histórias de Halliday.

13. “Quando as pessoas me perguntam do que se trata, eu digo que ‘O Beco do Pesadelo’ é sobre o sonho americano”, opinou Del Toro. “Porque o outro lado disso é um pesadelo para a maioria das pessoas. Um dos mitos que mais temo é a ideia de sucesso. É uma tortura.” Assim, este filme não se baseia em uma história real, mas baseia seus temas centrais na tendência cotidiana dos humanos de recorrer ao crime e à corrupção para ganhos pessoais.

Continua após a publicidade

Se curtiu saber mais sobre este filme, leia também: Boneca do Mal: qual é a história que inspirou o filme?

Próxima página »

Escolhidas para você