Curiosidades

Filmes sobre piratas – 16 longas essenciais sobre os ladrões dos mares

Se o assunto é filmes sobre piratas, você já sabe que a história vai ser recheada de tesouros, batalhas em alto mar e muita bebida!

Atualizado em 26/08/2020

Quando o assunto é filmes sobre piratas, quantos deles você conhece e já assistiu? Por algum motivo, os donos dos mares e suas histórias de batalhas e buscas por tesouros sempre nos encantam.

Em primeiro lugar, talvez o fato de que os piratas são pessoas completamente livres e vivem diversas aventuras nos dê um gostinho de saber como seria a vida se decidíssemos abrir mão da rotina para viver sem rumo.

Entretanto, como não dá para viver nos mares em busca de tesouros perdidos, a gente se contenta com as histórias. Primeiramente vieram os livros. Em seguida tivemos os filmes sobre piratas.

E aqui volta a pergunta: quantos deles você conhece? Jack Sparrow é um rapaz muito familiar para a grande maioria das pessoas, mas nem só de Piratas do Caribe vivem os filmes sobre piratas. Olha só essa lista.

Filmes sobre piratas nas décadas de 20 e 30

Filme sobre piratas mudo: O Pirata Negro – 1926

O filme mudo conta a história do Pirata Negro. Ele é um jovem que se uniu a um grupo de piratas com o intuito de vingar seu pai, que foi morto por eles.

Ilha do Tesouro – 1934

Originalmente, Ilha do Tesouro era um livro de Robert Louis Stevenson. Em sua história, Jim administra uma estalagem com a mãe. Entretanto, a paz do lugar é ameaçada quando Billy chega e começa a receber visitas nem um pouco amistosas.

Posteriormente, Billy morre e Jim ao organizar a bagagem do rapaz acaba encontrando o mapa do tesouro do pirata Capitão Flint. Jim e Squire – seu amigo, reúnem um bando de piratas e partem em busca do tesouro.

O Capitão Blood – 1935

Peter Blood era um médico trabalhador, contudo, foi acusado injustamente de um crime que não cometeu. Como sentença, Blood vira escravo no Caribe. Por fim, ele acaba se tornando um grande pirata apaixonado pela filha do governador.

Filmes sobre piratas nas décadas de 40 e 50

O Gavião dos Mares – 1940

Geoffrey tem um bucaneiro chamado Flynn que foi contratado pela rainha Isabel I para atrapalhar a vida da Armada Espanhola. Em resumo, Flynn vive várias aventuras em alto mar nessa sua jornada.

O Pirata dos Meus Sonhos – 1948

Surpreendentemente, o filme é, nada menos do que um musical. Judy está prometida em casamento para um rico homem. Entretanto, a jovem é apaixonada pelo pirata Mococo. Que na verdade não é um pirata e sim um artista de circo chamado Gene Kelly.

Filmes sobre piratas com protagonista mulher: Rainha dos Piratas – 1951

A princípio Anne é uma pirata super temível que se esconde na pele do Capitão Providence. Seu hobby é capturar navios ingleses, até conhecer Pierre e se apaixonar por ele. Contudo, o rapaz é apenas uma isca feita pelos ingleses. Traída, posteriormente Anne vai atrás do rapaz para se vingar.

O Pirata Vermelho – 1952

O Pirata Vermelho é um filme sobre piratas que trabalha com um tom cômico. Por outro lado, com certeza ele vai te entregar muitos combates no mar com direito a duelos de espadas.

Filmes sobre piratas nas décadas de 60 e 70

Tempestade na Jamaica – 1965

Um bando de piratas decide sequestrar dois filhos de um casal jamaicano. A ideia inicial de levar as crianças para Inglaterra para estudar acaba tomando outros rumos. Isso porque o Capitão do bando e seu imediato acabam se afeiçoando pela dupla.

O Pirata Escarlate – 1976

Em resumo, um pirata e uma aristocrata se unem para derrubar um tirano que lidera a região da Jamaica. Além disso, o tirano tem em suas mãos o pai da moça.

Filmes sobre piratas nas décadas de 80 e 90

Piratas – 1986

O capitão Thomas Batholomew e seu imediato Cris Campion vivem diversas aventuras e trapalhadas em alto mar. Todavia, com seu barco afundado em Maracaíbo, os dois ficam em cima de uma balsa improvisado. Posteriormente um galeão espanhol acaba salvando suas vidas.

Hook – A Volta do Capitão Gancho – 1991

Peter Pan está com 40 anos é um homem trabalhador que dá pouca atenção aos filhos. Porém, Capitão Gancho volta para atrapalhar sua vida, sequestrando seus filhos. Por fim, Peter se vê obrigado a voltar para a Terra do Nunca.

A Ilha da Garganta Cortada – 1995

Três crianças receberam uma parte de um mapa de tesouro pirata. Posteriormente, uma das crianças, já adulta, dá a sua parte para a sua filha. Por fim, esta decide, junto com a sua tripulação, encontrar o tesouro escondido. Entretanto, onde ter ouro, também tem outras pessoas para disputá-lo.

Filmes sobre piratas de 2000 para frente

Filmes sobre piratas de animação: Piratas Pirados – 2012

Este filme sobre piratas é uma divertida animação. Nele, o Capitão Pirata e sua atrapalhada tripulação decide derrotar o rival de seu capitão: Black Bellamy.

Capitão Phillips – 2013

A princípio, Phillips é um comandante naval que foi recrutado para entregar alimentos e mercadorias aos somalianos. Contudo, no meio do caminho ele encontra dois barcos com piratas somelianos ordenando que entreguem todo o dinheiro que possuem a bordo.

Peter Pan – Viagem à Terra do Nunca – 2015

Em uma história um pouco diferente da original, Peter é uma garoto que vive em um orfanato em Londres. Ele e outras crianças são sequestradas pelos piratas de Barba Negra. O vilão leva as crianças para a Terra do Nunca e os escravizam para trabalhar em uma pedreira.

Surpreendentemente, nesse filme Peter e Hook ainda não são inimigos. Por fim, eles acabam unindo forças para conseguirem fugir do local.

Filmes sobre piratas com sequência: Piratas do Caribe – 2003 a 2017

Enfim, o Capitão Jack Sparrow já possui cinco filmes em sua franquia. No primeiro deles, Jack tem seu navio, o Pérola Negra, roubado pelo capitão Barbossa. Aliás, este aproveita para fazer atrocidades junto com sua tripulação. Por fim, Jack se junta com Will para recuperar seu navio. Contudo, ele descobre que todos dentro do Pérola Negra estão amaldiçoados.

Enfim, curtiu a matéria? Quer saber mais sobre filmes? Em seguida leia: Filmes brasileiros – Diversos longas nacionais para todos os gostos

Imagem: Poltronanerd

Fontes: Timeout, Guiadasemana, Tortugarestaurante e Adorocinema