Curiosidades

Flor de Lótus, o que é? O simbolismo por trás da planta

Utilizada como símbolo de pureza, força e crescimento, a flor de lótus é extremamente valorizada em mitologias, religiões e crenças asiáticas.

Atualizado em 06/08/2020

A flor de lótus é um símbolo utilizado em várias religiões, mitologias e crenças ao redor do mundo. Mas, antes disso, é a flor da planta lótus, também chamada de lótus-egípcio, lótus-sagrado, lótus-da-índia ou padma.

Idolatrada principalmente em países da Ásia, desde o Japão até a Índia; a flor carrega vários símbolos. Entre os principais deles, ela simboliza criação, fertilidade e pureza. Isso porque a flor consegue se desenvolver mesmo em ambientes de águas sujas.

A flor de lótus surge sobre a água e se abre todos os dias com os primeiros raios de sol. À noite, então, ela fecha as pétalas e se submerge.

Lótus

Flor de Lótus - o que é e o simbolismo por trás da planta
Town & Country

O desenvolvimento da planta lótus começa com a fixação das raízes do fundo de ambientes aquáticos, como lagos. Apesar de presa no fundo, a planta chega até a superfície, onde a flor de lótus pode crescer.

Uma única semente pode durar até 5 mil anos sem água, até que encontre as condições adequadas de desenvolvimento. Da mesma forma, a flor também é capaz de controlar a própria temperatura. A característica, inclusive, é única entre as espécies de plantas.

Por conta das características singulares, acabou sendo reconhecida como símbolo de várias crenças. A flor fechada, por exemplo, pode indicar as infinitas possibilidades guardadas no desabrochar da planta, enquanto a flor aberta, representa a criação.

Além disso, a flor ainda inspira e dá nome a posição Lótus, no yoga.

Simbolismo

Flor de Lótus - o que é e o simbolismo por trás da planta
The Chakra

Em várias culturas asiáticas, há relatos em documentos que ligam a flor de lótus à elegância, beleza, perfeição, pureza e graça. Em religiões como o hinduísmo, por exemplo, é comum que deuses estejam sentados sobre uma flor de lótus para meditar e refletir.

No budismo, o cenário em que a flor de lótus nasce é utilizado para transmitir uma mensagem. Isso porque, além da flor simbolizar a busca pela luz e a elevação espiritual, a água também carrega símbolos. De acordo com a crença, a água turva e suja é associada aos desejos que nos prendem ao mundo carnal.

A crença ainda vai além e diz que, quando Buda deu seus primeiros passos, flores de lótus surgiram nos lugares em que ele pisou.

A flor também é cultuada no Japão, onde é vista como símbolo de individualidade de força. Já, no Antigo Egito, era o símbolo do nascimento e do renascimento, por causa de seu constante movimento de abrir e fechar diariamente.

Mitologia Grega

Flor de Lótus - o que é e o simbolismo por trás da planta
Art UK

De acordo com a mitologia grega, havia um povo nativo de uma ilha, próxima ao norte da África, que comia a planta e a flor de lótus. Chamados de lotófagos, eles faziam uso da planta por seus efeitos de amnésia e sono pacífico.

Conforme Homero escreveu na Odisseia, três gregos foram enviados ao local para investigar a planta. No entanto, eles acabam comendo a flor e se esquecem de voltar para seu barco. Eles só são resgatados depois, quando Ulisses chega até o local e resgata o grupo.

Por meio da narrativa, Homero dá mais um símbolo à flor: o do desejo de poder apagar o passado para começar de novo.

Cores da flor de lótus

Flor de Lótus - o que é e o simbolismo por trás da planta
Mussings From Marsh

Lótus azul: a flor azul está ligada à superioridade do espírito sobre os outros sentimentos, além de sabedoria e conhecimento. Diferente das outras flores, ela se mantém quase sempre fechada.

Lótus branca: essa variação simboliza a pureza total, a perfeição da mente e do espírito.

Lótus vermelha: a flor vermelha representa qualidades do coração em seu estado natural, como amor e paixão.

Lótus rosa: a flor rosa é a mais importante de todas, por estar ligada a divindades importantes do hinduísmo e ao Grande Buda. Apesar disso, é comumente confundida com a flor branca.

Fontes: Significados, Dicionário de Símbolos, Viva Decora, Japão em Foco

ImagensMussings From MarshThe ChakraArt UKTown & Country