Curiosidades

10 formas de desentupir os ouvidos em casa

O tratamento para desentupir os ouvidos depende da causa, mas existem alguns procedimentos que você mesmo pode fazer em casa, sem colocar sua audição em risco

Ouvidos entupidos podem ser irritantes, pois além de causar desconforto e dor, isso afeta a sua audição. Geralmente, as orelhas ficam entupidas quando o canal auditivo fica bloqueado ou quando há um desequilíbrio de pressão nas trompas de Eustáquio.

Ademais, o congestionamento do ouvido pode ser devido ao acúmulo de cera no canal auditivo ou a uma infecção no ouvido. Outras causas possíveis também podem ser um acúmulo de água ou seios da face congestionados.

Desse modo, o bloqueio do ouvido pode fazer com que seus ouvidos pareçam cheios e pode interferir na sua audição, mas para solucionar este incômodo existem alguns remédios caseiros eficazes.

Causas de ouvidos entupidos

Tanto fatores internos quanto externos podem desencadear a condição. Eles incluem:

  • Barotrauma – ocorre quando seus ouvidos não conseguem se adaptar às mudanças de pressão como por exemplo em em uma viagem de avião.
  • Infecção de ouvido (otite média) – É o resultado do acúmulo de líquido nos ouvidos que pode causar a multiplicação de vírus ou bactérias. Além disso, um resfriado ou gripe também costuma desencadear uma infecção no ouvido
  • Cera de ouvido – ocorre devido a uma produção excessiva de cera de ouvido, que causa um acúmulo de cera no canal auditivo.
  • Ouvido de nadador – Esta condição resulta da retenção de água na orelha.

Por fim, algumas das causas menos comuns de congestão do ouvido são enxaquecas e vazamento espontâneo do líquido cefalorraquidiano.

Sinais e sintomas

5 formas de desentupir os ouvidos em casa

Os sinais e sintomas comuns associados a ouvidos entupidos incluem:

  • Sensação de pressão nos ouvidos
  • Audição abafada
  • Dor de ouvido
  • Zumbido em um ou ambos os ouvidos
  • Perda de equilíbrio ou tontura
  • Audição reduzida
  • Tosse

Como desentupir os ouvidos em casa?

1. Manobra de Valsalva

Em primeiro lugar, você pode aliviar a pressão dos ouvidos usando a manobra de Valsalva. Em suma, este remédio pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar e pode ser eficaz para equalizar a pressão no ouvido médio.

Para fazer isso, basta fechar bem as narinas e manter a boca fechada. Em seguida, expire como se estivesse tentando expirar pelo nariz fechado. Contudo, não faça isso com força, pois pode danificar o tímpano. Então, se você ouvir um som de estouro, a pressão foi aliviada e o ouvido está desentupido.

3. Compressa quente

Coloque uma compressa quente sobre o ouvido obstruído causado por um resfriado ou infecção no ouvido. O calor da compressa ajuda a aliviar a dor e o desconforto.

Basicamente, basta molhar uma toalha limpa em água morna e torcer para que fique apenas úmida. Posteriormente, coloque-a sobre o ouvido entupido por 10 minutos, permitindo que o calor desbloqueie a congestão.

4. Enxágue nasal com solução salina

Também é possível desentupir os ouvidos enxaguando a passagem nasal com água salgada. O sal é um conhecido agente antibacteriano que pode ajudar a limpar os seios da face, matar infecções e reduzir a inflamação nas vias nasais. Ademais, você pode fazer isso usando um higienizador nasal ou lota.

Para isso, adicione 1 colher de chá de sal a 1 litro de água morna. Adicione a mistura de sal ao lota. Posteriormente, coloque a ponta em uma de suas narinas, inclinando a cabeça ligeiramente para trás e, em seguida, para a frente, sobre a pia.

Mantenha sua boca ligeiramente aberta para que você possa respirar. A água salgada deve fluir por uma narina e sair pela outra.

5. Gargareje com água morna e sal para desentupir os ouvidos

Este remédio o ajudará a obter alívio de um ouvido congestionado causado por uma infecção no ouvido. Para fazer isso, misture uma colher de chá de sal em um copo de água morna e agite dentro da boca, gargarejando por 15 a 20 segundos. Então, repita o mais rápido possível até sentir que seus ouvidos não estão mais obstruídos.

6. Óleo de eucalipto combinado com um inalador de vapor

5 formas de desentupir os ouvidos em casa

Se sentir que seus ouvidos estão entupidos devido a um resfriado, use a inalação do eucalipto para se livrar da infecção, aliviando rapidamente a congestão.

Desse modo, a combinação do óleo de eucalipto com um inalador de vapor pode aliviar naturalmente os ouvidos obstruídos, curar congestão, dor de garganta, infecções no peito e ajudará a limpar o muco.

Para fazer isso, despeje água fervente em uma tigela, adicione algumas gotas de óleo essencial e, em seguida, inale o vapor com cuidado. O vapor também deve ajudar a diluir e soltar o muco nas passagens nasais, o que, por sua vez, aliviará os ouvidos entupidos.

7. Óleo de alho

5 formas de desentupir os ouvidos em casa

Este remédio antibacteriano natural pode parecer incomum, no entanto, descobriu-se que mata infecções. Para usar este remédio, amasse dois dentes de alho e deixe-os repousar por 10 minutos, permitindo que a alicina se forme. Em seguida, coloque o alho amassado em uma panela com 5 colheres de sopa de azeite.

Aqueça por 10 a 15 minutos em fogo muito baixo, permitindo que as propriedades benéficas do alho se infundam no óleo. Deixe a mistura esfriar até a temperatura ambiente e depois coloque-a no ouvido por 1 minuto.

Com efeito, este remédio caseiro pode liberar qualquer bloqueio ou cera que esteja fazendo com que seus ouvidos fiquem entupidos.

8. Use vinagre de maçã para desentupir os ouvidos

O vinagre de maçã contém ácido acético, que pode curar a otite média. Além disso, também possui propriedades antimicrobianas que podem ajudar com um resfriado ou gripe que tenha contribuído para entupir seus ouvidos.

Para fazer este remédio caseiro misture uma colher de sopa de vinagre de maçã e água destilada. Em seguida, usando um conta-gotas, despeje três a quatro gotas da solução no ouvido afetado.

Por fim, cubra a orelha com uma bola de algodão e incline a cabeça para o lado oposto e fique nesta posição por cerca de 5 minutos.

9. Álcool

Esfregar o álcool pode ajudar a desentupir os ouvidos se a causa for excesso de cera. Dessa forma, coloque duas a três gotas de álcool isopropílico com um conta-gotas no ouvido afetado. Posteriormente, incline a cabeça e limpe a orelha com um lenço de papel. Entretanto, faça isso somente uma vez por dia até ter seus ouvidos desobstruídos.

10. Peróxido de hidrogênio

O peróxido de hidrogênio é cerumenolítico e pode ajudar a amolecer a cera do ouvido, facilitando sua remoção. Assim, o peróxido de hidrogênio pode ser tão eficaz quanto qualquer outro remédio para limpar os ouvidos entupidos devido ao acúmulo de cera.

Para utilizá-lo, misture uma colher de sopa de peróxido de hidrogênio e água destilada. Então, usando um conta-gotas, coloque duas a três gotas da solução no ouvido afetado. Deixe a solução sentar-se dentro do ouvido por cerca de 5 minutos e, em seguida, seque sua orelha com um lenço de papel.

Cuidados ao desentupir e limpar os ouvidos

Todavia, é importante lembrar que a orelha é uma parte extremamente sensível do corpo. Como resultado, a maioria dos profissionais especialistas em orelha, nariz e garganta normalmente não instruem os pacientes a limpar os ouvidos regularmente.

Portanto, se você fizer isso, é importante ter cuidado. Usar cotonetes todas as noites pode parecer uma boa maneira de tratar ou prevenir o acúmulo de cera de ouvido, mas pode causar sérios problemas à essa parte do corpo. Quando limpar a orelha, certifique-se de usar um toque leve. Aliás, ao lavar a orelha, use apenas um pano quente e molhado na parte externa.

Então, agora que você sabe como desentupir os ouvidos, poderá ter interesse em: Descubra porque você jamais deveria limpar os ouvidos!

Fontes: G1, Tua Saúde, Aparelhos auditivos, Auditif

Fotos: Pinterest, Pexels

Bibliografia

MCGOVERN MEDICAL SCHOOL. How to pop your ears. Disponível em: <https://med.uth.edu/orl/online-ear-disease-photo-book/appendix/how-to-pop-your-ears/>. Acesso em 23 Abr 2020

AUDIOLOGY SPECIALITY CLINIC. How to Pop Your Ears. Disponível em: <https://www.audiologyspecialtyclinic.com/hearing-loss-articles/how-to-pop-your-ears/>. Acesso em 23 Abr 2020

HIDIR, Y. et al.A comparative study on efficiency of middle ear pressure equalization techniques in healthy volunteers. Auris Nasus Larynx Journal. Vol.38, n.4. 450-455, 2011

Próxima página »

Escolhidas para você