Curiosidades

Como desentupir o nariz: 16 dicas para aliviar a coriza

Um nariz entupido certamente causa frustração e o desconforto, mas é possível resolver o problema rapidamente e de diversos jeitos simples.

Desentupir o nariz pode ser um desafio, sobretudo, em tempo seco e/ou frio em que ocorre com maior frequência a congestão nasal.

Em suma, o nariz fica entupido, em virtude da inflamação dos vasos sanguíneos ou do excesso da produção de muco. Dessa forma, ocorre um congestionamento, dificultando a passagem do ar.

Essa condição pode surgir como sintoma de algumas doenças respiratórias, como gripe, resfriado, sinusite, rinite etc., por exemplo, e pode se resolver sozinha.

Quando a situação é mais complicada, indica-se o uso de descongestionantes, de corticoides ou de antialérgicos. Porém, é importante que esses medicamentos sejam utilizados adequadamente para a causa da congestão.

O mal uso desses remédios pode acarretar o efeito rebote, gerando agravamento no congestionamento e o surgimento de rinite medicamentosa.

Certamente, o nariz entupido é bastante incômodo, por isso, listamos algumas dicas de como se livrar desse problema com produtos caseiros.

O que fazer para desentupir o nariz?

1. Pontos de acupressão

Em primeiro lugar, uma boa forma de desentupir o nariz é massageando alguns pontos específicos do rosto.

Em suma, a articulação perto da ponte do nariz e da órbita ocular é a área mais afetada pela congestão nasal. Dessa forma, use os polegares no ponto interno de cada sobrancelha, alinhado com a lateral do nariz.

Em seguida, pressione por 30 segundos e solte. Repita até sentir o alívio.

Se não for suficiente, coloque os dois dedos médios ao lado de cada uma das narinas e os dedos indicadores próximos a elas.

Posteriormente, pressione os dois lados com o dedo médio, segure por 30 segundos e, então, pressione os dedos indicadores por 30 segundos. Repita até sentir um fluxo de ar livre nas narinas.

2. Truque da língua para desentupir o nariz

Empurre a língua contra o topo da boca e coloque um dedo entre as sobrancelhas e aplique pressão. Então, segure por cerca de 20 segundos e seus seios da face começarão a ser drenados.

Ao empurrar a língua contra o céu da boca, não mire em um ponto específico. Ao soltar, você deve começar a sentir um pequeno movimento no fundo da garganta.

É um truque muito simples, porém ajuda a desentupir o nariz.

3. Limpeza interna com soro fisiológico

Enquanto você estiver com o nariz entupido, deve-se repetir o procedimento. Normalmente, de 3 a 4 vezes a limpeza funciona. Veja o passo a passo a seguir:

  1. Encha a seringa com cerca de 5 a 10 ml de soro fisiológico;
  2. Durante o procedimento, respire pela boca, mantendo-a aberta;
  3. Incline o corpo para frente e a cabeça ligeiramente para o lado;
  4. Posicione a seringa na entrada de uma narina e pressione até que o soro saia pela outra narina. Pode ser preciso ajustar o posicionamento da cabeça para que funcione.

Em bebês, o processo decorre de outra maneira. Veja:

  1. Coloque o bebê no colo, de frente para o espelho e segure sua cabeça para que ele não vire e se machuque;
  2. Insira a seringa na narina do bebê e pressione a seringa de forma rápida para que o jato de soro entre numa narina e saia naturalmente pela outra.

4. Compressa quente

Para aliviar a pressão nos seios da face, coloque uma compressa quente sobre a testa e o nariz.

Dessa forma, o calor da compressa irá limpar o muco que se acumula nas membranas mucosas localizadas ao longo do pescoço, têmporas, testa e nariz.

5. Posição de dormir para evitar o nariz entupido

O nariz entupido pode afetar negativamente sua capacidade de dormir. Dessa forma, para ajudar a resolver esse problema, você pode precisar mudar sua posição de dormir.

Ficar deitado permite que o muco se acumule, o que pode piorar o problema de nariz entupido e interromper o sono.

Por isso, para descansar o máximo possível durante esse período, é melhor deitar-se de costas e manter a cabeça ligeiramente levantada com um ou dois travesseiros extra.

6. Umidificadores

Às vezes, é útil investir em um umidificador ao sofrer de congestão regular ou mesmo para obter um alívio imediato de um resfriado ou gripe.

Os umidificadores podem diluir o muco para fazê-lo fluir facilmente para fora do nariz. Ademais, também podem ajudar a aliviar a inflamação para diminuir a sensação geral de nariz entupido.

Felizmente, esses dispositivos não são muito caros, portanto, se você está procurando maneiras de desentupir o nariz, essa é uma boa opção.

7. Banho quente

Além de ser relaxante, um longo banho quente de chuveiro, banheira ou até mesmo uma sauna pode ajudar a aliviar o nariz entupido.

Isso ocorre por causa do vapor que contém umidade e calor para ajudar a aliviar a inflamação e facilitar a respiração. Além disso, o banho quente pode ajudar a quebrar o muco para que flua mais facilmente do nariz.

Embora o alívio do vapor não seja duradouro, você pode tomar um banho de chuveiro ou banheira quantas vezes quiser para continuar a ajudar a aliviar a congestão.

8. Inalação de vapores

A inalação de vapores de algumas ervas não oferece nenhum tipo de desconforto e pode ser aplicada em crianças. No entanto, já que envolve levar a mistura ao fogo, é importante ter um adulto no processo.

Tal método pode ser feito com vapor de eucalipto, chá de guaco ou chá de gengibre com limão, por exemplo. O calor do vapor ajuda a fluidificar as secreções e desentupir o nariz.

A técnica de inalação também funciona bem com a utilização de bálsamos, como Vick VapoRub. Graças à presença de ingredientes como mentol, cânfora e óleo de eucalipto.

Em casos de reações alérgicas ou permanência dos sintomas, entretanto, é importante consultar um médico.

9. Exercícios físicos

No caso de nariz entupido por sintomas alérgicos, o melhor, além das técnicas listadas antes, é deixar o sedentarismo. Quando o ritmo cardíaco aumenta, o corpo aquece e o muco no seu nariz fica mais líquido e mais fácil de assoar.

Conforme especialistas, 15 minutos de exercícios físicos já são suficientes para melhorar o espirro alérgico.

Mas, claro, isso não substitui seus remédios ou a necessidade de ficar longe dos fatores que despertam sua alergia.

Comidas e bebidas que ajudam a desentupir o nariz

10. Vitamina C

A vitamina C possui propriedades naturais que fortalecem o sistema imunológico, o que ajuda o corpo, aliás, a se recuperar rapidamente de gripes e resfriados.

Da mesma maneira, os efeitos ajudam a desentupir o nariz, quando esse é um dos fortes sintomas das condições.

Os principais alimentos indicados são frutas cítricas, como abacaxi, laranja, limão e tangerina, por exemplo.

11. Alimentos picantes para desentupir o nariz

Alimentos picantes produzem mais muco e, consequentemente, empurram todo o resto para fora.

Portanto, para obter um alívio da congestão do seio nasal, experimente adicionar molho apimentado a qualquer uma de suas refeições.

12. Gengibre

O gengibre tem sido usado na medicina alternativa e remédios caseiros por muitos anos.

Também é uma planta anti-inflamatória natural que ajuda a limpar o nariz. Desse modo, a maneira mais comum de limpar o nariz entupido com gengibre é por meio de seu chá.

13. Alho

O alho é um alimento anti-inflamatório e contém muitas vitaminas com poucas calorias.

De acordo com um estudo de 12 semanas em 2001, os participantes que tomaram suplementos de alho todos os dias eram menos propensos a adoecer e ficaram doentes por menos tempo do que as pessoas que não tomaram os suplementos.

Dessa forma, para desentupir o nariz e aliviar a congestão, experimente mascar alguns dentes de alho ou preparar um chá com esse vegetal.

14. Bebidas quentes

Se água e vapor ajudam a aliviar o nariz entupido, não é surpreendente que, logo, as bebidas quentes também tenham essa propriedade.

Elas aliviam a pressão no nariz para ajudar com a congestão nasal. Além disso, se você também está sofrendo de outros sintomas de resfriado e gripe, uma bebida quente pode ajudar.

Inclusive, a dor de garganta pode ser aliviada, por exemplo, com o conforto de um líquido quente.

15. Canja de galinha para curar o nariz entupido

A sopa de galinha pode ajudar a combater a infecção responsável pelo nariz entupido.

Além disso, estudos mostram que ela aumenta a produção de neutrófilos – um componente-chave do sistema imunológico necessário para combater as bactérias.

Isso ocorre, porque a canja de galinha é repleta de ervas e especiarias potentes (cebola, alho e pimenta) que estimulam a depuração nasal.

Também é rica em proteínas, o que fortalece o sistema imunológico e ajuda o corpo a combater os sintomas do resfriado, como congestão e fadiga.

16. Vinagre de maçã

Por fim, a última dica para desentupir o nariz é usar o vinagre de maçã. Para isso, misture um pouco de vinagre de maçã com água e mel e beba para respirar melhor.

O vinagre de maçã, aliás, contém potássio, que dilui o muco. Ademais, também é abundante em vitamina C, o que dá a seu sistema imunológico um impulso extra para combater o resfriado comum.

Dica extra para desentupir o nariz: banho de mar

Assim como o soro fisiológico, a água do mar também tem propriedades descongestionantes, já que apresenta concentrações entre 2% e 3% de cloreto de sódio.

Portanto, temos aqui um excelente motivo para poder dar um mergulho no mar.

Gostou das dicas? Então, leia também: 5 truques duvidosos que as pessoas JURAM que podem ajudar

Fonte: Incrível, Saúde no Clique, Tua Saúde, Saúde IG

Foto: Freepik.

Bibliografia:

HELMS, Steve; MILLERS, Alan. Natural Treatment of Chronic Rhinosinusitis: Review. Alternative Medicine Review. Vol.11. 202, 2006

QUATRIN, Priscilla M. et al. Antimicrobial and antibiofilm activities of nanoemulsions containing Eucalyptus globulus oil against Pseudomonas aeruginosa and Candida spp.. Microbial Pathogenesis. Vol.112. 230-242, 2017

AZULAY, Mônica M.; LACERDA, Carlos A. M. et al. Vitamina C. An. Bras. Dermatol.. 8. 3; 2003

Próxima página »

Escolhidas para você