Curiosidades

Furinho no olho, o que é? Para que serve o buraquinho da pálpebra

Conhecido como ponto lacrimal, o furinho no olho não é responsável pela produção de nossas lágrimas, como muitos acreditam.

Por P.H Mota

Se você já passou algum tempo observado detalhes do rosto no espelho, certamente já encontrou o furinho no olho, que fica na parte interna da pálpebra. Chamado de ponto lacrimal, ele tem uma função importante no corpo.

Se você ainda não viu, é só puxar a pálpebra inferior de forma suave que irá encontrar o furo, que muitos acreditam ser o produtor de lágrimas do corpo.

Existem ainda outros furinhos do corpo com funções bem curiosas.

Diferente da crença, no entanto, o ponto lacrimal também é encontrado nas pálpebras superiores e não serve para criar lágrimas.

O furinho no olho e as lágrimas

Furinho no olho - o que é e para que serve o buraquinho da pálpebra
All About Vision

As lágrimas são liberadas por uma parte conhecida como glândula lacrimal. Coberta pala pálpebra, a área fica na parte superior do olho. Sua principal função é liberar a mistura de água, sais minerais e gordura para lubrificar os olhos.

Sendo assim, elas são liberadas mesmo quando não estamos chorando, a fim de formar uma fina película de hidratação para os olhos.

Por outro lado, após hidratar o globo ocular, a lágrima precisa escoar para algum lugar, exatamente este furinho no olho. Portanto, é aí que entra a função do ponto lacrimal.

Ponto lacrimal

Furinho no olho - o que é e para que serve o buraquinho da pálpebra
Springer Link

Encontrado na parte interior das pálpebras, o ponto lacrimal tem a função de drenar as lágrimas. Ou seja, graças ao furinho no olho, nós não estamos lacrimejando o tempo inteiro.

Somente quando a produção de lágrimas é excessiva, como quando choramos por exemplo, o ponto lacrimal torna-se incapaz de reter todo o fluxo. É por isso, então, que o excesso de lágrimas acaba escorrendo para fora dos olhos.

Já quando o corpo não produz lágrimas suficientes, o funcionamento do ponto lacrimal acaba oferecendo um risco. Por não estar lubrificado, o olho pode acabar seco e ressecado, gerando problemas como coceira ou vermelhidão na área.

Fontes: BuzzFeed, Vix, Fatos Desconhecidos

Imagens: Springer Link, All About Vision, Reddit

Próxima página »

Escolhidas para você