Curiosidades

Golias – Revelação da ciência sobre o tamanho do gigante da Bíblia

Na Bíblia, o gigante Golias foi um dos principais adversários do povo de Israel, mas segundo historiadores, seu tamanho tem explicação.

Por P.H Mota

Golias foi um importante personagem bíblico na batalha entre os Filisteus de o povo de Israel. Derrotado por Davi, ele é descrito como um gigante de 2,38 metros de altura (ou quatro côvados e um palmo). Em hebraico, seu nome significa o exilado, ou o adivinho.

Segundo os textos das primeiras versões da Bíblia, Golias intimidava principalmente por sua altura incomum. Entretanto, pesquisas científicas recentes revelam a origem da suposta relação do personagem com seu tamanho.

O gigante teria nascido no povoado Gate, inicialmente ocupado pelos povos cananeus, por volta de 4.700 e 4.500 anos atrás. A região chegou a ser destruída, mas foi reerguida cerca de mil anos depois, pelo povo filisteu.

Gigante Golias

Golias - revelação da ciência sobre o tamanho do gigante da Bíblia
Bible Wiki

De acordo com pesquisas lideradas por Jeffrey Chadwick, professor de Arqueologia e Estudos do Oriente Próximo do Centro de Jerusalém da Universidade Brigham Young (EUA), o tamanho do gigante bíblico tem uma explicação na realidade.

Segundo dados de uma pesquisa feita em 2019, a altura do personagem é mesma da largura das muralhas da cidade de Gate. Sendo assim, os estudos de Chadwick sugerem que a descrição do tamanho do gigante Golias é apenas metafórica.

A intenção da comparação seria dizer que o inimigo do povo de Israel era tão alto como as muralhas de sua cidade eram largas.

Muralhas de Gate

Golias - revelação da ciência sobre o tamanho do gigante da Bíblia
Haaretz

Atualmente, os restos da cidade de Gate estão na cidade de Tell es-Safi, em Israel. O local é escavado desde 1996 por uma equipe liderada pelo arqueólogo Aren Maeir, da Universidade Bar-Ilan (Israel).

Ali, foram encontrados objetos como um fragmento de cerâmica com dois nomes, supostamente ligados a Golias, bem como a destruição da cidade em cerca de 2.850 anos atrás.

Tamanho de Golias

Golias - revelação da ciência sobre o tamanho do gigante da Bíblia
The Times of Israel

No local, também foram encontradas informações das referências de medida que ajudaram a entender o tamanho do gigante. Na frente do portão da cidade, por exemplo, há dois pilares com 2,7 metros de largura cada, ou cinco côvados de 54 centímetros.

Além disso, as medidas de cada um dos quatro pilares internos no portão da cidade, bem como as paredes do portão de Gate, tinham 2,38 metros de largura, o mesmo tamanho de Golias.

Dessa maneira, os pesquisadores concluíram que os escritores do Antigo Testamento descreveram a altura de Golias a partir de medidas arquitetônicas comuns da época. Isso porque, para os padrões do período, a medida era utilizada para se referir a construções grandes, fortes e resistentes.

Fontes: Aventuras na História, Revista Planeta

Imagens: Christianity, Bible Wiki, The Times of Israel, Haaretz

Próxima página »

Escolhidas para você