Curiosidades

Quem foi Golias? Ele era mesmo gigante?

Na Bíblia, o gigante Golias foi um dos principais adversários do povo de Israel, veja qual foi a sua história e a verdade sobre sua altura.

Por P.H Mota

Golias foi um importante personagem bíblico na batalha entre os Filisteus de o povo de Israel. Derrotado por Davi, ele é descrito como um gigante de 2,38 metros de altura (ou quatro côvados e um palmo). Em hebraico, seu nome significa o exilado, ou o adivinho.

Segundo os textos das primeiras versões da Bíblia, Golias intimidava principalmente por sua altura incomum. Entretanto, pesquisas científicas recentes revelam a origem da suposta relação do personagem com seu tamanho.

O gigante teria nascido no povoado Gate, inicialmente ocupado pelos povos cananeus, por volta de 4.700 e 4.500 anos atrás. A região chegou a ser destruída, mas foi reerguida cerca de mil anos depois, pelo povo filisteu.

Quem foi Golias?

Segundo a bíblia (1 Samuel 17:4), Golias era um gigante, pois tinha mais de 2 metros de altura. Diz-se que sua força era tão grande que ele usava uma armadura de quase 60 kg, algo impensável para a época, e uma espada de 7 kg.

A figura de Golias tem sido usada inúmeras vezes na cultura popular, para mostrar que não importa o quão poderoso um inimigo possa parecer, ele sempre pode ser derrotado por alguém menor e mais nobre. Por esses motivos Golias tem sido considerado um dos maiores vilões da história, principalmente no que diz respeito à religião cristã.

Quanto à sua origem, diz-se que foi um dos refains, mas lutou contra os filisteus, razão pela qual se pensa que poderia ter sido uma espécie de soldado mercenário. Os filisteus estavam em guerra com os israelitas, e foi nesse momento que Golias cometeu seu maior erro, desafiando o maior guerreiro de Israel: Davi.

Continua após a publicidade

A batalha de Golias e Davi

Golias e seus homens estavam certos de sua vitória, se algum israelita aceitasse o duelo e vencesse matando-o, os filisteus se tornariam escravos dos israelitas, mas se ele vencesse, o povo de Israel seria escravizado por Golias e seus homens.

A verdade é que eles estavam com medo das grandes proporções de Golias e do que estava em jogo, razão pela qual nenhum soldado do exército israelense decidiu tal desafio.

Então, Davi foi instruído a visitar o acampamento de Israel com seus irmãos, que eram soldados sob o comando de Saul. Quando Davi ouviu Golias desafiando o exército, tomou a decisão de ir com Saul para enfrentá-lo.

O rei Saul o aceitou e lhe ofereceu sua armadura, mas não lhe serviu bem, então Davi saiu com suas roupas normais (de pastor) e estava armado apenas com um estilingue, com a qual defendia seu rebanho de ovelhas do ataque dos lobos. No caminho ele pegou cinco pedras e ficou na frente de Golias que riu dele quando o viu.

Assim, Davi colocou uma das pedras em sua “arma” e atirou em Golias, acertando-o no meio da testa. Golias caiu com o golpe recebido e então aproveitou para decapitá-lo com sua própria espada.

Qual era a altura de Golias?

De acordo com o arqueólogo Jeffrey Chadwick, do Centro de Estudos do Oriente Próximo da Universidade Brigham Young, em Jerusalém, algumas fontes dão ao gigante de Gath uma altura de “quatro côvados e um palmo”. Um comprimento próximo a 3,5 metros.

Segundo Chadwick, o equivalente a essa altura hoje é de 2,38 metros. No entanto, outras versões falam em “seis côvados e um palmo”, que seriam 3,46 metros.

Mas, diz Chadwick, provavelmente não é nem a altura nem a outra, e tudo depende da métrica usada. A altura poderia ser de aproximadamente 1,99 metros, uma pessoa de bom tamanho, mas não um gigante.

O arqueólogo afirma que os escritores bíblicos conseguiram derivar a altura com base na largura da parede norte inferior da cidade de Gate, que serviu como capital dos filisteus.

O que a ciência diz?

Escavações anteriores no local, conhecido como Tell es-Safi, descobriram ruínas que datam dos séculos 9 e 10 a.C., mas a nova descoberta sugere que a cidade de Gate estava no auge no século 11 a.C., durante a época de Golias.

Embora os arqueólogos saibam há décadas que Tell es-Safi continha as ruínas do local de nascimento de Golias , a recente descoberta sob um local pré-existente revela que sua cidade natal era um lugar de grandeza arquitetônica ainda maior do que Gate de um século depois.

Desse modo, segundo seus estudos, naquela região um “côvado” equivalia a 54 centímetros, e um “palmo” 22 centímetros. Portanto, a altura de Golias seria de cerca de 2,38 metros.

Derrota de Golias por Davi

A vitória de Davi sobre Golias mostrou que Saul não valia mais como representante de Deus, não tendo ousado enfrentar o gigante. Davi ainda demoraria para ser nomeado rei, mas sua vitória contra Golias o tornou respeitado por todo o povo de Israel.

Além disso, a derrota de Golias provavelmente gerou nos filisteus a convicção de que o Deus de Israel havia derrotado seus deuses. A espada de Golias foi guardada no santuário de Nobe, e mais tarde foi dada a Davi pelo sacerdote Aimeleque, quando ele fugia de Saul.

Quem foi Davi?

Davi nasceu na tribo de Judá, pertencente à família de Jessé, sendo o caçula de oito irmãos e, portanto, recebendo as ocupações relacionadas ao pastoreio. Não temos muitas informações sobre seus irmãos, a única coisa que sabemos é que alguns deles eram soldados do rei Saul.

Saul foi o primeiro rei de Israel, mas por causa de seu fracasso na Batalha de Micmás, diz-se que Deus enviou Samuel para encontrar um novo ungido para ser o novo rei. Samuel encontrou Davi e o ungiu, tornando-o o futuro rei de Israel, mas o jovem era muito jovem e levaria anos até que ele governasse.

Nos anos seguintes são várias as histórias relacionadas a Davi, tanto como servo de Saul, quanto como soldado, sendo este o momento em que teve seu confronto contra Golias.

Como foi a luta?

A Bíblia nos conta que o gigante Golias foi derrotado por Davi no Vale de Elah (Vale do Carvalho), entre Socoh e Azekah, na fronteira de Dammim.

Os israelitas, liderados por Saul, acamparam em uma encosta do vale de Elá, enquanto os filisteus acabaram na encosta oposta. Havia um riacho que corria por um vale estreito e separava os dois exércitos.

Golias era o campeão filisteu e usava um capacete de bronze, armadura de escamas e carregava uma espada e uma lança, enquanto Davi portava apenas um estilingue. O fato de dois guerreiros se enfrentarem para definir uma batalha é um costume que remonta pelo menos dois mil anos antes de Cristo.

Uma vez diante de Davi, Golias riu, vendo que seu rival era apenas um jovem muito baixo diante de sua altura. Contudo, Davi proclamou em voz alta que ele veio com o poder de Deus.

Davi atirou uma pedra com seu estilingue, atingindo Golias na cabeça e matando-o . Para surpresa dos espectadores, Davi cortou a cabeça do gigante com sua própria espada, proclamando a vitória de Israel.

Fontes: Aventuras na História, Revista Planeta

Leia também:

8 criaturas e animais fantásticos citados na Bíblia

Quem era Filemom e aonde ele aparece na bíblia?

Caifás: quem foi e qual a sua relação com Jesus na bíblia?

Behemoth: significado do nome e o que é o monstro na bíblia?

Livro de Enoque, a história do livro excluído da Bíblia

O que significa Nefilins e quem eles eram, na Bíblia?

Quem são os anjos e quais os mais importantes citados pela Bíblia?

Próxima página »

Escolhidas para você