Ciência & Tecnologia

O que é Wikipédia? Origem e história da enciclopédia digital

Para entender o que é a Wikipédia precisa-se conhecer o conceito de wiki como uma plataforma de construção coletiva de conhecimento livre.

Em primeiro lugar, para entender o que é Wikipédia precisa-se conhecer o funcionamento da enciclopédia digital. Nesse sentido, consiste em um projeto de enciclopédia multilíngue de licença livre. Além disso, tem base na web e escrita de forma colaborativa, sob o domínio e administração da Fundação Wikimedia.

Sobretudo, se trata de uma instituição sem fins lucrativos com a missão de empoderar pessoas pelo conhecimento educacional livre e de domínio público. Curiosamente, existem mais de 51 milhões de artigos nos diversos idiomas disponíveis na Wikipédia, cuja escrita parte de voluntários ao redor do mundo.

Em outras palavras, os temas e verbetes da plataforma podem ser modificados por qualquer pessoa com acesso à internet e ao endereço eletrônico. Ademais, estima-se que a Wikipédia seja uma das principais ferramenta de pesquisa para estudantes de diferentes áreas, apesar da desconfiança de alguns em relação à natureza aberta da plataforma.

A princípio, o nome Wikipédia surgiu por ação de Larry Sanger, um dos fundadores da enciclopédia digital. Dessa forma, consiste na combinação da palavra wiki, que significa uma tecnologia para sites colaborativos. Mas também tem relação com a palavra havaiana wiki, que significa rápido.

Continua após a publicidade

Em contrapartida, a terminação do nome dessa plataforma parte da palavra enciclopédia, criando uma adequação lusófona dos dois termos que formam seu nome. Sobretudo, a Wikipédia foge do estilo tradicional de construção de uma enciclopédia tradicional. Em especial, esse processo acontece pela presença de conteúdos não acadêmicos.

O que é Wikipédia? Origem e história da enciclopédia digital

Continua após a publicidade

História da Wikipédia

Primeiramente, a Wikipédia surgiu em 15 de janeiro de 2001, como um complemento do projeto Nupedia, escrito por especialistas. Entretanto, a enciclopédia digital e livre acabou substituindo seu aliado e crescendo até uma amplitude global. Desse modo, estima-se que em 2009 o site contava com artigos na casa dos milhões e centenas de milhares de colaboradores voluntários.

Além disso, o conceito de reunir todo conhecimento possível em somente um lugar partiu da Biblioteca de Alexandria. Porém, a Wikipédia utiliza de um conceito moderno que é a distribuição pública e dados abertos, onde a colaboração é o principal pilar. Sendo assim, a ideia da Wikipédia surgiu a partir da ideia dos criadores do Nupedia em criar uma enciclopédia digital livre.

Continua após a publicidade

A principio, a Nupedia teria sido uma plataforma semelhante ao Wikipédia, mas com escrita acadêmica e científica por especialistas. No entanto, desde o começo, seus criadores Jimmy Wales e Larry Sanger buscavam uma forma de tornar a ferramenta em algo mais acessível e livre. Curiosamente, um amigo de Wales apresentou a eles o conceito de wiki.

Desse modo, Sanger percebeu que uma wiki seria uma boa plataforma para utilizar. Assim, o formato surgiu no dia 10 de janeiro de 2001. Apesar disso, houve uma resistência dos editores do Nupedia em associar uma plataforma científica com a ideia.

Como consequência, Sanger sugeriu criar a enciclopédia livre de forma independente, tendo um lançamento único. Portanto, criou-se o domínio atual no dia 15 de janeiro, que tornou-se o “Dia da Wikipédia” dentro da comunidade de usuários e colaboradores.

A partir dessa inauguração, a plataforma começou a se expandir internacionalmente como um enciclopédia digital. Curiosamente, surgiu uma versão em alemão primeiramente. Porém, no ano seguinte à fundação a enciclopédia digital contou com artigos em mais de 15 idiomas e em países diferentes.

Continua após a publicidade

O que é Wikipédia? Origem e história da enciclopédia digital

Curiosidades sobre a enciclopédia

Apesar da opinião geral, é quase impossível que informações falsas permaneçam no Wikipédia. Nesse sentido, a alteração de conteúdo não é tão simplória como a maioria das pessoas pensam. Sobretudo, e desde a sua fundação, a enciclopédia digital criou mecanismos para combater esse tipo de prática.

Em resumo, somente é possível incluir novas informações em artigos, tanto para expandir o tema ou corrigir dados presentes no texto original. Ou seja, por isso que as páginas contendo informações falsas retornam rapidamente para a versão original, evitando trolls. Além disso, e também em decorrência desse mecanismo, estima-se que a Wikipédia esteja sempre entre os 10 sites mais acessados.

Mais ainda, essa é uma escala global. Em outras palavras, desde 2001, a Wikipédia esteve na lista de 10 sites mais acessados do mundo. Ainda que a posição no ranking varie, a enciclopédia digital é uma das principais plataformas de pesquisa, juntamente com a Google. No geral, os números oficiais demonstram ser 500 milhões de pessoas por mês.

Continua após a publicidade

Contudo, o total de visualizações de páginas desde a origem ultrapassou em 18 bilhões. Por outro lado, o ritmo de edições e criação de conteúdo apontam para uma média de 1 milhão de edições por dia e 3 milhões de novas páginas criadas apenas em um mês. Sendo assim, estima-se que o volume de dados da Wikipédia esteja em torno dos 36GB, sendo a maior parte em texto.

Curiosamente, a Wikipédia foi acessada por quatro bilhões de vezes pelos brasileiros somente em 2017. Ademais, um estudo da revista Nature de 2005 mostrou que os artigos científicos da Wikipédia são, em geral, tão confiáveis e corretos como os presentes na Enciclopédia Britânica. Portanto, não é necessariamente verdade que a plataforma contém informações incorretas.

O que é Wikipédia? Origem e história da enciclopédia digital

O que é uma wiki?

Por fim, a Wikipédia originou outras plataformas semelhantes, como o WikiFandom. Basicamente, consiste no mesmo princípio da enciclopédia digital para conteúdos de fãs dos mais variados universos temáticos. Portanto, o conceito de uma plataforma wiki tornou-se extremamente popular e presente atualmente.

Continua após a publicidade

Em resumo, uma wiki é uma coleção de muitas páginas interligadas, e cada uma delas pode receber visitas e edição de qualquer pessoa. Porém, cada plataforma específica possui seu conjunto de regras para essa edição, como acontece com a Wikipédia. No geral, essa estrutura torna bastante prático para reedição e futuras visitas de outros usuários.

Sendo assim, consiste em uma das formas mais democráticas e simples de contribuição de conteúdos para web. Portanto, mesmo sem conhecimentos técnicos, os usuários podem participar da construção de conhecimento coletivo em formato de dados abertos. Apesar disso, é fundamental que os colaboradores tenham respeito pelo trabalho, devido à abrangência e influência.

E aí, aprendeu o que é a Wikipédia? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você