Curiosidades

Guaraná: como é o cultivo, a utilização e os benefícios do fruto para a saúde

O guaraná é a base de suplementos energéticos populares por ser um potente composto, rico em nutrientes e benéfico para a saúde em geral.

O Brasil é o maior produtor mundial de guaraná, com 96% das plantações concentradas nos estados do Amazonas e Bahia. Por causa de seus compostos bioativos, o guaraná desperta grande interesse como ingrediente para o desenvolvimento de alimentos funcionais, suplementos alimentares, medicamentos e cosméticos.

O maior valor econômico está relacionado à produção de bebidas. Na alimentação, o extrato de sementes de guaraná é o aroma base utilizado em uma das bebidas mais populares do país.

Além disso, é amplamente utilizado pela indústria de bebidas energéticas. Também pode ser utilizado em suplementos alimentares, snacks, barras de cereais, entre outros. Neste artigo, vamos conferir tudo sobre essa frutinha curiosa.

O que é guaraná?

Guaraná é uma planta chamada em homenagem à tribo Guarani da Amazônia. Aliás, é uma fruta rodeada por lendas. Em suma, é uma baga de coloração avermelhada, bem como uma planta trepadeira da família das Sapindáceas, com o fruto semelhante ao tamanho de um grão de café.

Continua após a publicidade

Ademais, a cor dos frutos do guaraná varia do marrom ao vermelho e contém sementes pretas que são parcialmente cobertas por arilos brancos; e, quando abertas, lembram um globo ocular humano.

Informações nutricionais do guaraná

Como suplemento dietético, o Guaraná é um eficaz potenciador de energia. As sementes de guaraná são ricas em cafeína e contêm até 4-8% de cafeína, mais do que os grãos de café, que contêm aproximadamente 1-2,5% de cafeína.

Além disso, as sementes também são ricas em taninos e alcalóides xantínicos teofilina e teobromina. Desse modo, o guaraná tem uma variedade de benefícios para a saúde, incluindo ajudar na boa digestão, estimular o bem-estar mental, diminuir o estresse, fornecer energia, ajudar na redução de peso e afinar o sangue.

Ele também pode ajudar a manter a pele saudável, aliviar dores de cabeça e enxaquecas, relaxar os sintomas da TPM e tratar problemas capilares como a caspa. Veja outros benefícios abaixo!

Continua após a publicidade

10 benefícios do consumo da fruta

Aqui estão os principais benefícios do guaraná (Via Tua Saúde):

1. Aumenta a energia

Usado como estimulante, ele mantém os níveis de energia do corpo elevados devido à sua concentração de cafeína, mas é melhor que o café, pois também possui fibras e proteínas, que nutrem o corpo em vez de fornecer calorias vazias.

Assim, como o guaraná contém mais cafeína do que os grãos de café, ele manterá os níveis de energia altos durante o dia, e pode até substituir o cafezinho.

2. Acelera o metabolismo

A planta tem sido usada para curar distúrbios digestivos desde os tempos antigos. Tônicos contendo guaraná foram feitos para pessoas que possuem problemas intestinais.

Continua após a publicidade

Ademais, o guaraná é rico em fibras que são necessárias para a saúde geral do intestino e controle do movimento intestinal. Um intestino saudável geralmente garante que o corpo esteja livre de doenças.

3. Auxilia à saúde mental

A planta contém qualidades estimulantes que ajudam a circulação no corpo. Além disso, alimentos ricos em ômega-3 e ômega-6 são bons para a saúde do cérebro e seu desenvolvimento.

Com efeito, as gorduras boas ajudam os nervos do cérebro a funcionar corretamente e a manter a memória intacta à medida que envelhecemos. Gorduras saudáveis ​​podem ajudar a prevenir distúrbios relacionados à memória, como Alzheimer e doenças relacionadas aos nervos, como a doença de Parkinson.

4. Queima as células de gordura

O guaraná demonstrou ter qualidades supressoras da fome, e seus ácidos graxos, alto teor de fibras e proteínas o tornam adequado para redução de peso. Você pode usar isso como um ótimo lanche pós-treino ou misturá-lo em um smoothie para obter os benefícios desejados.

Continua após a publicidade

5. Reduz queda de cabelo e incidência de caspa

O guaraná tem altos níveis de ácidos graxos e proteínas, o que pode ajudar no crescimento dos folículos capilares e manter o couro cabeludo livre de caspa. A ingestão oral é útil, mas adicioná-lo ao xampu ou enxaguar com água fervida com essas frutas pode ser bastante benéfico.

6. Melhora a pele

As propriedades antioxidantes e o alto teor de proteína do guaraná o tornam uma excelente fonte para cuidados com a pele. Também pode ser usado em máscaras faciais para melhorar o tom da pele.

O guaraná também serve como hidratante e ajuda a manter a pele macia e saudável enquanto trata a acne e reduz as cicatrizes.

7. Promove a recuperação muscular

Outra razão pela qual o guaraná é indispensável no armário de qualquer atleta iniciante são seus benefícios ligados não só à promoção de energia, mas também à recuperação muscular pós-treino. O guaraná ajuda a impedir o acúmulo do composto ácido lático, que é produzido no corpo durante o exercício.

Continua após a publicidade

Portanto, isso evita que a dor muscular ocorra e significa que os músculos podem se recuperar muito mais rápido, a vantagem psicológica aqui também é uma vantagem.

8. Ajuda a prevenir câncer e doenças cardíacas

O guaraná contém uma grande quantidade de antioxidantes, incluindo o antioxidante catequina, que pode ser comumente encontrado em fitoterápicos, chás e algumas frutas.

Dessa forma, a catequina ajuda na prevenção da oxidação, uma reação química que faz com que os estados dos átomos no corpo mudem. Assim, a oxidação pode desempenhar um papel no desenvolvimento de câncer e doenças cardiovasculares.

9. Analgésico natural

As propriedades analgésicas da fruta ajudam a aliviar a dor de problemas menstruais, dores nas articulações ou qualquer dor sofrida por uma lesão.

Continua após a publicidade

10. Estimulante sexual

Por fim, como aponta o site eCycle,  ao aumentar a circulação e o fluxo sanguíneo para as extremidades do corpo, esta fruta tem algumas qualidades afrodisíacas e pode ajudar a superar problemas de desempenho sexual.

Como tomar guaraná?

Muitas pessoas tomam bebidas energéticas e suplementos de guaraná ou têm o pó de ervas que podem misturar em seus smoothies ou sucos. Não há uma restrição de dosagem clara para esta substância, mas a maioria dos especialistas não recomenda consumir mais de 800 mg por dia.

Efeitos colaterais do consumo da fruta

De acordo com um estudo publicado no Journal of Negative Results in Biomedicine, o uso de suplementos alimentares à base de plantas contendo guaraná teve efeitos adversos em pessoas com convulsões, diabetes , anormalidades cardíacas ou distúrbios de humor; ou aqueles que tomam certos medicamentos.

Desse modo, os efeitos colaterais associados a superdosagem de guará incluem sinais de irritabilidade, ansiedade e palpitações cardíacas. Portanto, recomenda-se que pessoas com doenças cardícas, que tomam medicamentos ou estão grávidas e/ou amamaentando, evitem consumir o guaraná, por causa de seu alto teor de cafeína.

Continua após a publicidade

Enfim, neste texto você aprendeu mais sobre o guaraná, com base nos sites Uol e Brasil Escola.

Então, quer conhecer os benefícios de outras frutas? Pois, leia também: Melancia engorda? Verdades e mitos sobre o consumo da fruta

Próxima página »

Escolhidas para você