Curiosidades

História do gim: origem e difusão da bebida no mundo

A história do gim começa na Holanda durante o século XVII, quando o médico Sylvius buscava criar uma bebida para tratamento de dores renais.

A história do gim começa em meados do século XVII. Nesse sentido, consiste em uma bebida destilada à base de cereais. Além disso, existe um processo de infusão com zimbro e outras especiarias na sua composição. No geral, possui um teor alcóolico entre 37,5% e 50%, mas depende da marca.

Comumente, conhece-se o gim como um aguardente aromático, mas existem especificidades e destaques de acordo com cada marca. Apear disso, a utilização das bagas de zimbro é obrigatória, até mesmo previsto por lei. Porém, outros ingredientes e combinação também surgem para aperfeiçoar a bebida.

Como exemplo de ingredientes, pode-se citar canela, cascas de frutas cítricas, sementes de coentro, pimenta-da-Jamaica, farinha de amêndoa e outros. Apesar disso, o gim possui uma fama negativa como uma bebida muito forte ou bebida de pirada. Curiosamente, a fama surgiu a partir de um episódio no século XVIII.

Basicamente, sua produção na Inglaterra nesse período acontecia em destilarias de fundo de quintal. Portanto, não havia supervisão sanitária, de modo que as dosagens não fossem respeitadas. Como consequência, estima-se que o gim tornou-se uma bebida combativa em campanhas semelhantes às de drogas ilegais atualmente.

Continua após a publicidade

História do gim: origem e difusão da bebida no mundo

História do gim: como tudo começou

A princípio, a fórmula do gim surgiu na Holanda, por volta do século XVII. Entretanto, seu criador era o médico Francisco de la Boie e estava a busca de um medicamento para tratar problemas renais. No geral, todos o conheciam pelo nome Sylvius, e era um grande pesquisador.

Continua após a publicidade

Desse modo, a fim de encontrar um remédio diurético que amenizasse problemas renais, ele juntou o zimbro ao destilado de cereais. Porém, acabou gerando uma versão mais bruta e alcóolica do gim atual. Curiosamente, o nome da bebida surgiu em decorrência do nome dos ingredientes, sendo ginever o zimbro em holandês.

Em resumo, o remédio tornou-se muito famoso, em especial por ser saboroso e barato. Sobretudo, ficou popular entre soldados ingleses que lutavam pela Europa na Guerra dos 30 anos para espantar o frio. Ademais, outros combatentes que estavam nas tropas voltaram para suas casas levando consigo a bebida, o que ajudou na popularização.

Continua após a publicidade

Logo em seguida, a invenção do alambique contínuo de Coffey ajudou o gim a ter uma produção em larga escala, diminuindo mais ainda o seu preço. Mais ainda, o gim ficou mais barato que a cerveja. Nesse sentido, estima-se que em 1730, Londres contava com mais de 7 mil pontos de venda de gin.

Porém, a ideia ficou tão popular que os ingleses passaram a falsificar a bebida em destilarias clandestinas nos quintais de casa. Consequentemente, passou a surgir um grave problema de alcoolismo nas camadas mais baixas da sociedade. Dessa forma, passou a ser combatida por parte do governo inglês, o que fez sua produção quase desaparecer por um tempo.

História do gim: origem e difusão da bebida no mundo

Curiosidades sobre a bebida

Apesar dos problemas citados anteriormente, estima-se que sua fama retornou à Europa a partir dos anos 2000, porque a gastronomia de ponta passou a utilizar dessa bebida nas refeições. Além disso, alguns chefes renomados passaram a consumir o gim tônica como forma de encerrar o dia.

Continua após a publicidade

Curiosamente, os ingredientes que fazem a essência do gim são muito comuns ao perfume. Por um lado, se utiliza no gim ingredientes como raízes de lírio, alcaçuz e angélica, mas também aparecem esses ingredientes nos perfumes, ainda que com outro tratamento. Ademais. muita gente não sabe, mais o gelo é um ingrediente fundamental no preparo de drinks com o gim.

Em resumo, alguns especialistas afirmam que cada forma de gelo derrete na bebida de um jeito. Desse modo, a água gelada entra em contato de diferentes maneiras com o sabor final e o preparo da bebida, ampliando a experiência do drink. Em contrapartida, outra curiosidade interessante consiste no fato de que o gim é a bebida favorita da rainha Elizabeth II, você sabia?

Por fim, entende-se o gim como uma bebida amplamente premiada ao longo dos anos, ganhando prêmios de renome no mundo. Logo em seguida a esse acúmulo de prêmios, surgiram as bebidas premium, replicando os vencedores desses títulos e vendendo em larga escala. Porém, alguns chegam a custar 150 dólares por garrafa de 300ml.

E aí, aprendeu a história do gim? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você