Curiosidades

História do Venom: origem, curiosidades e quadrinhos

A história do Venom começa nos quadrinhos da série do Homem-Aranha no Universo Marvel, coo um simbionte alienígena que acaba na Terra.

Em primeiro lugar, a história do Venom refere-se ao personagem ficcional das histórias em quadrinhos na série do Homem-Aranha. Nesse sentido, faz parte do Universo Marvel, com publicação pela Marvel Comics. No geral, aparece majoritariamente como inimigo do personagem Homem-Aranha, mas tem aparições em minisséries próprias.

Desse modo, ainda que tenha um lado de vilão em algumas narrativas, Venom é um anti-herói. Ou seja, é um protagonista que não possui virtudes tradicionais de heróis. Portanto, pratica atos moralmente questionáveis apesar de não ser inerentemente mau, o que dificulta determinar se ele é um herói ou vilão.

Antes de mais nada, Venom é um simbionte alienígena que forma-se a partir de um líquido, material orgânico de espessura. Comumente, seu hóspede é Eddie Brock, um jornalista que pertence ao mesmo universo de Homem-Aranha. Sobretudo, a característica principal do personagem é o uniforme negro, mas também a desproporcional e assustadora mandíbula.

Curiosamente, Venom tornou-se o 22º vilão na lista de Grandes Vilões de Quadrinhos de Todos os Tempos, com organização da IGN. Além disso, estima-se que esse personagem teve o próprio Homem Aranha e uma das versões de seus amigos como hospedeiro em quadrinhos específicos. Por fim, tornou-se famoso por conta da adaptação cinematográfica que traz Tom Hardy no papel de Venom.

Continua após a publicidade
História do Venom: origem, curiosidades e quadrinhos
Fonte: ROBERTO SADOVSKI

História do Venom

A princípio, a história do Venom começa no planeta Klyntar, na galáxia de Andrômeda. Desse modo, o personagem é membro de uma raça alienígena de simbiontes que recebem o mesmo nome que o planeta. No geral, o planeta era um mundo frio e selvagem, onde a lei do mais forte é a principal regra.

Previamente, o princípio da espécie envolvia seres como Venom juntando-se a animais menores, para dar uma maior chance de sobrevivência a essas criaturas. Além disso, era possível se proteger coletivamente das crueldades de Klyntar. Como consequência , o hábito de auxiliar outras espécies a partir da simbiose tornou-se mais intenso e característico.

Continua após a publicidade

Como consequência, os Klyntar fundaram os Agentes do Cosmos, uma ordem de nobres guerreiros que manteriam a paz no planeta e no Universo. Sobretudo, eles se uniriam a hospedeiros dignos de diversas raças diferentes, por meio da simbiose. Logo em seguida, traria esses indivíduos para consciência coletiva do planeta.

Apesar disso, essa organização passou a enfrentar problemas quando os hospedeiros passaram a usar os poderes dos simbiontes para o mal. Ademais, os Klyntar que faziam parte dessa simbiose se corrompiam, transformando-se em criaturas más e dependentes de emoçõs negativas. Como prevenção, esses indivíduos eram desligados do planeta.

Continua após a publicidade

Portanto, transformavam-se em parasitas, abandonando os princípios dos Agentes dos Cosmos. Mais ainda, passavam a se alimentar da adrenalina, forçando indivíduos que possuíam por meio da simbiose à situações extremas. Entretanto, isso fazia com que o hospedeiro morresse, e logo eles buscavam outra vítima.

Nesse sentido, Venom surge como um desses parasitas, porque seu primeiro hospedeiro utilizou os poderes para dizimar a população de um planeta. Consequentemente, o personagem tornou-se um predador viciado em raiva e vingança. Porém, manteve seu instinto de proteção, o que garantiu certa autonomia e proteção aos hospedeiros.

História do Venom: origem, curiosidades e quadrinhos
Fonte: ROBERTO SADOVSKI

Origem do personagem

No geral, a primeira aparição da história do Venom nos quadrinhos aconteceu durante o arco Guerras Secretas, em 1984. Em resumo, essa edição traz super-heróis e super-vilões combatendo no Mundo de Batalhas por contado poder de Beyonder. Sobretudo, a intenção da entidade é ver quem venceria essa batalha do bem contra o mal.

Porém, Venom está nesse Mundo de Batalhas porque não conseguiu se redimir com sua espécie, sendo encarcerado no planeta. Dessa forma, acaba encontrando o Homem-Aranha, cujo uniforme perdeu-se em combate. Portanto, ao encontrar uma esfera negra e tocá-la, Venom reveste o corpo doo herói, dando-lhe um suprimento inesgotável de teias poderosas.

Continua após a publicidade

Apesar disso, ao retornar para a Terra, Homem-Aranha descobre que levou consigo um alienígena, um organismo vivo e não uma roupa como havia pensado. Além disso, Venom passa a querer unir-se definitivamente com ele, criando um embate por controle. Por fim, ele consegue se livrar de Venom ao removê-lo completamente com ondas sonoras de um sino de igreja.

No entanto, Venom acaba encontrando Eddie Brock, um repórter que perdeu o emprego porque o Homem-Aranha sempre conseguia matérias melhores. Mais ainda, se trata de um personagem humilhado, que perde tanto o emprego quanto a namorada. Portanto, começa a sentir raiva de Homem-Aranha, o que atrai Venom.

Como consequência, ambos se unem pelo ódio ao Homem-Aranha e passam a buscar mudança. Acima de tudo, as histórias apresentam Venom como alguém que tem afeição pelo Peter Parker, porque acredita que ele seria o hospedeiro ideal. Apesar disso, é importante lembrar que ele não é naturalmente mau, mas foi corrompido por seu primeiro hospedeiro maligno.

História do Venom: origem, curiosidades e quadrinhos
Fonte: ROBERTO SADOVSKI

Características do Venom

Em resumo, Venom é um alienígena Klyntar corrompido pelos sentimentos de violência, de modo que seja viciado em raiva por causa do seu primeiro hospedeiro. Portanto, a história do Venom mostra que ele está sendo corrompido gradativamente por isso, de modo que se torne mais sádico, arrogante e zombador com o tempo.

Continua após a publicidade

Comumente, percebe-se esse crescimento diante da sua relação com os hospedeiros, porque ele se torna mais cruel e ignorante. Sendo assim, não perdoa os erros dos hospedeiros, punindo-os e humilhando-os. Além disso, apesar de criar sede de poder em quem habita, Venom rapidamente descarta-os a fim de encontrar alguém mais forte.

Por um lado, Venom sofre com o crescimento da sede de sangue, o que faz com que seus hospedeiros pratiquem canibalismo para atender essas vontades selvagens. Em contrapartida, a característica inata aos Klyntar é a incapacidade de mentir. Portanto, Venom é brutalmente sincero em todas as situações.

No entanto, quando Venom torna-se puro por meio do perdão dos Agentes do Cosmos e das espécies do seu planeta, a situação muda. Basicamente, ele deixa de ser um monstro bárbaro para revelar uma personalidade dócil , subserviente e amigável. Ademais, grande parte de sua narrativa passa a envolver o trauma de suas ações passadas.

Por fim, seus poderes envolvem força e resistência sobre-humana, um poderoso fator de cura e a memória genética. Dessa forma, consegue compartilhar as memórias e os poderes do indivíduo que possui. Ademais, pode detectar seus descendentes, rearranjar sua biomassa e camuflar-se.

Continua após a publicidade

Geralmente, uma característica fundamental à sua junção e poder com o Homem-Aranha é a percepção extra-sensorial. Também semelhante ao sentido aranha, é uma habilidade que o permite ter os cinco sentidos aguçados. Além disso, fez com que o Homem-Aranha fosse incapaz de o identificar, porque ambos compartilham a compatibilidade dessa característica.

Curiosidades e fatos interessantes

Antes de mais nada, os co-criadores do personagem revelaram que o principal hospedeiro na história do Venom seria uma mulher. Ou seja, Eddie Brock não era o hospedeiro original, de modo que ele infectaria uma mulher com uma história trágica. Em resumo, Homem-Aranha mataria seu marido acidentalmente, e o pavor faria essa mulher perder seu bebê.

Mais ainda, houve uma ideia prévia de fazer com que Venom fosse uma mulher, no formato de She-Venom. Sobretudo, a ideia envolve uma HQ de 1998, quando um vilão atira na ex-esposa de Eddie Brock, deixando-a à beira da morte. Contudo, o jornalista implora que Venom a salve, mas a situação perde o controle quando ele passa a tomar conta do corpo dela permanentemente.

Logo em seguida, ela conheceria Venom ao sair do hospital e assim começaria a história do personagem. Além disso, outra curiosidade diz respeito ao seu hospedeiro Flash Thompson, um estudante que fazia bullying com Peter Parker. Porém, ele usava seus poderes para ajudar as pessoas, tornando-se o Agente Venom.

Continua após a publicidade

Basicamente, Flash Thompson perdeu uma de duas pernas no Iraque, mas começa a participar de experimentos nos Estados Unidos. Nesse sentido, entra em contato com Venon, tornando-se um herói tão importante que até participa dos Guardiões da Galáxia. Por fim, conheça uma lista de quadrinho para entender melhor a história do Venom:

1) O traje alienígena e a origem do Venom

História do Venom: origem, curiosidades e quadrinhos com o Homem-Aranha
Fonte: ROBERTO SADOVSKI

Como citado anteriormente, o ponto de partida na história do Venom é a minissérie Guerras Secretas, de 1984. Em resumo, essa edição de Jim Shooter mostra o primeiro encontro entre o personagem e Homem-Aranha no Mundo das Batalhas.

2) O divórcio entre Homem-Aranha e Venom

História do Venom: origem, curiosidades e quadrinhos com o Homem-Aranha
Fonte: ROBERTO SADOVSKI

A princípio, a edição de The Amazin Spider-Man #252, de maio de 1984 mostra o protagonista convivendo com Venom no formato do seu traje. Entretanto, há a reviravolta idealizada pelo roteirista Tom DeFalco de apresentar o traje como um simbionte alienígena tomando controle de Peter Parker aos poucos.

Mais ainda, a edição apresenta Reed Richards, líder do Quarteto Fantástico, ajudando-o a remover o traje. Entretanto, Venom escapa e inicia sua caça a Peter Parker, que somente o derrota com os sinos de uma catedral. Apesar disso, ele apenas se esconde para ficar mais forte e vingar-se do Homem-Aranha.

Continua após a publicidade

3) Conheça Eddie Brock

História do Venom: origem, curiosidades e quadrinhos
Fonte: ROBERTO SADOVSKI

Logo em seguida, na última página de The Amazing Spider-Man #299, conhecemos o Venom que hospeda Eddie Brock. Nesse sentido, a edição apresenta a história do repórter e como o ódio une ele ao simbionte alienígena. Mais ainda, essa edição é de abril de 1988

4) Sede de sangue

História do Venom: origem, curiosidades e quadrinhos contra o Homem-Aranha
Fonte: ROBERTO SADOVSKI

Também citado anteriormente, a série Maximum Carnage, publicada em 1992, apresenta a sede de sangue de Venom. Ademais, a partir desse ponto, ele se estabelece como um dos inimigos mais letais do Aranha. Contudo, há ainda as narrativas dos principais truques para combater o alienígena, envolvendo prender um fragmento dele em prisões de segurança máxima.

5) O recomeço de Venom

Ilustração do simbionte
Fonte: ROBERTO SADOVSKI

Posteriormente ao Maximum Carnage, Venom entra num acordo com seu rival e abandona Nova York. Porém, recomeça sua vida em São Francisco, mas passa a ser perseguido pelo pai de uma de suas vítimas e um grupo de mercenários super-poderosos. Entretanto, o Homem-Aranha acaba juntando-se a ele para combatê-los, a fim de evitar que ele retome a vida no crime.

6) Origem secreta

Ilustração do simbionte com o Homem-Aranha
Fonte: ROBERTO SADOVSKI

Em resumo, a edição Planeta dos Simbiontes de 1995 conta a história de Venom desde o começo. Portanto, apresenta o planeta Klyntar, com seus esquemas de poder e espécies cruéis. Ademais, apresenta Eddie Brock lutando contra os alienígenas ao lado do Homem-Aranha, porém, contam com a ajuda do lado bonzinho de Venom para vencer sua própria espécie.

Continua após a publicidade

7) Um novo hospedeiro

Ilustração do simbionte
Fonte: ROBERTO SADOVSKI

Basicamente, Marvel Knighsts Spider-man é uma edição que mostra um grupo de vilões chamados Doze Sinistros. Sobretudo, essa organização parte de Norman Osborn, com a intenção de combater o Homem-Aranha. Contudo, ele acaba comprando Venom em um leilão de malfeitores e cede um novo hospedeiro para que ele participe do grupo.

8) Reabilitação de vilões

Ilustração do simbionte
Fonte: ROBERTO SADOVSKI

Em resumo, Invasão Secreta é um grande mega-crossover, que apresenta Norman Osborn como novo diretor da SHIELD. Nesse sentido, ele até mesmo torna-se o Patriota de Ferro, usando uma das armaduras de Tony Stark para proteger as pessoas. Além disso, cria uma nova equipe de Vingadores, usando ex-vilões como o próprio Venom.

9) Agente Venom

Ilustração do simbionte com o Homem-Aranha
Fonte: ROBERTO SADOVSKI

Em resumo, as edições de 2010 apresentam Venom como simbionte no corpo de Flash Thompson. Dessa forma, parte de um projeto de reformulação do personagem, de modo que agora ele trabalhe para o bem. Ademais, apresenta-o na condição d um simbionte que somente pode habitar o corpo do ex-militar por 48 horas, antes que tome o controle dele completamente.

10) De volta às origens

Ilustração do simbionte
Fonte: ROBERTO SADOVSKI

Por fim, quando se separa de Flash Thompson, ele reaparece como produto no mercado negro de Nova York. Porém, está enfraquecido e buscando um hospedeiro que queira ser um herói como Thompson. Apesar disso, acaba caindo na mão de um ex-soldado maligno chamado Lee Price, que cria um novo Venom, reaflorando seu instinto assassino e criando o caos na cidade.

Continua após a publicidade

E aí, aprendeu sobre a história do Venom? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência

Próxima página »

Escolhidas para você