Pensar nos hotéis mais antigos no mundo é um desafio curioso, uma vez que as viagens e hospedagens fazem parte da história da humanidade praticamente desde o início. Desde os primórdios, as hospedagens ganharam nomes ariados, como pensão, pousada, hotel, lodge, bangalô e vários outros, mas sempre com o mesmo intuito.
Dessa maneira, é difícil definir quando surgiram os primeiros hotéis, mas alguns registros ajudam a observar a história. Sabe-se atualmente que em 69 aC, por exemplo, a região de Pompeia já contava com exemplares de hospedarias.
No caso da nossa lista, no entanto, apresentamos alguns hotéis antigos que ainda estão abertos e funcionando hoje em dia, mesmo que tenham alguns séculos de história e existência.
Hotéis antigos ao redor do mundo
Patios de Cafayate (Argentina)
O hotel também é, na verdade, uma fazenda de vinhos situada nas vinhas da adega El Esteco, ao lado dos vales de Calchaqui. O hotel passou por poucas mudanças desde sua inauguração, em 1892, e conta com passeios a cavalos, visitas a lhamas e degustações de vinho para seus hóspedes.
Old Winter Palace Luxor (Egito)
O Old Winter Palace of Luxor é conhecido, dentre outros, por ser o local onde Agatha Christie escreveu Morte no Nilo e o explorador George Herbert montou base antes de entrar no túmulo de Tutancâmon. O local foi construído em 1886, nas margens do Nilo, mas inaugurado somente em 1905. Além disso, foi utilizado como casa de recuperação para soldados feridos, na Primeira Guerra Mundial.
Raffles Singapore (Singapura)
Uma vez que carrega traços da arquitetura tradicional europeia em meio a arranha-céus de vidro e metal do país, o Raffle merece destaque visual. Um dos hotéis mais antigos do mundo, foi construído em 1887 e desde então hospedou vários escritores famosos. A presença de nomes como Han Suyin, Rudyard Kipling, Noel Coward e Somerset Maugham levaram o hotel a estabelecer um quarto de escritor para os hóspedes.
Orso Grigio (Itália)
O hotel Orso Grigio foi construído em 1303 em Innichen, na Itália. Na época, o rei Albrecht concedeu a permissão para instalação de um mercado na cidade, o que provocou a construção de instalações para abrigar os primeiros visitantes. Além de ser um dos hotéis mais antigos do mundo, o Orso Grigio é administrado pela mesma família desde 1745.
The Old Bell Hotel (Inglaterra)
O nome Sino Velho, em inglês, já sugere que é um dos hotéis mais antigos do mundo. Inaugurado em 1220 por Abbot Loring, o local continua aberto e funcionado desde então. Apesar de ter passado por algumas reformas, ainda conta com algumas partes originais do século XIII, como uma lareira de pedras no restaurante.
The Angel and Royal Hotel (Inglaterra)
Um dos hotéis mais antigos da Inglaterra, foi fundado em 1203 pelos Cavaleiros Templários, mas após a ocupação da região pelo Chefe de Polícia de Lincolnshire, sob ordens do Príncipe Edward II, foi tomado. Originalmente, o local se chamava The Angel Inn, com o Royal sendo acrescentado ao nome em 1866, depois que o príncipe se hospedou ali.
The Olde Bell (Inglaterra)
Apesar de ter o nome parecido com o The Old Bell, esse é ainda mais antigo, com origem em 1135. A princípio, o hotel funcionava como principal hospedaria do Priorado Beneditino da Cidade, mas com o passar dos anos recebeu pessoas ilustres como Winston Churchill, Dwight Eisenhower, Elizabeth Taylor, Richard Burton e Cary Grant.
Zum Roten Bären (Alemanha)
Além de ser um dos hotéis amis antigos do mundo, o Zum Roten Bären é o mais antigo da Alemanha. O prédio começou a ser utilizado como pousada ainda no século XII, mas os primeiros registros oficiais datam de quase 200 anos depois. De acordo com informações do Museu de História da cidade de Freiburg, Maria Antonieta teria se hospedado ali aos 14 anos de idade, antes de se casar na França.
Maids Head Hotel (Inglaterra)
Situado em Norwich, na Inglaterra, o hotel é o mais antigo conhecido no Reino Unido e na Europa. Fundado em 1090, ele já não possui partes tão antigas em sua estrutura, mas ainda tem construções do século XV. O bar do hotel, por exemplo, foi adicionado somente no século XVI, mas mantém quase toda sua integridade histórica.
Hoshi Ryokan (Japão)
Por muito tempo, o Hoshi Ryokan liderava a lista de hotéis mais antigos do mundo, segundo o Guinness Book. Isso porque ele foi fundado em 718, a partir de uma história lendária. Segundo contam, o monge budista Taicho Daishi teria recebido uma mensagem e sonho sobre as capacidades de cura das fontes termais locais. Dessa maneira, seu discípulo Garyo Hoshi abriu a estalagem, administrada até hoje pela mesma família.
Nishiyama Onsen Keiunkan (Japão)
Ainda mais antigo que o Hoshi Ryokan, o Nishiyama Onsen Keiunkan funciona desde 705. A princípio funcionando como pousada criada por Fujiwara Mahito, o hotel ainda está sob o comando da família do fundador, que está na 52ª geração.
Hotéis antigos do Brasil
Brasília Palace Hotel
Inicialmente o Brasília Palace Hotel recebeu o nome de Hotel do Turismo. Lançado em 1958, ele foi projetado por Oscar Niemeyer e chegou a abrigar a Embaixada dos Estados Unidos entre 1960 e 1961. Além disso, a hospedagem recebeu personalidades como Roberto Carlos, Che Guevara e Gisele Bündchen. O presidente Juscelino Kubitschek tinha uma suíte própria no hotel, composta por três apartamentos.
Pouso do Chico Rey
Um dos hotéis mais famosos de Ouro Preto foi fundado nos anos 50. O local tem apenas nove quartos disponíveis, mas apresenta uma estrutura típica das construções históricas da cidade, já que ocupa um antigo casarão local.
Belmond Copacabana Palace
Além de ser um dos hotéis mais antigos do Brasil, o Copacabana Palace é um dos importantes símbolos do bairro, no Rio de Janeiro. Inaugurado em 1923, ele já foi palco para artistas como Ella Fitzgerald, Marlene Dietrich, Dionne Warwick, Nat King Cole e Ray Charles, além de receber uma série de celebridades de diferentes escalões. Apesar de figurar entre os símbolos tradicionais da região, o hotel recebeu uma série de modernizações ao longo dos anos.
Hotel Caxambu
Um dos hotéis mais antigos do Brasil possui mais de 130 anos e fica em Caxambu, Minas Gerais. Fundado em 1884, o local ainda preserva uma série de elementos históricos, como sua fachada em estilo colonial, por exemplo. Por outro lado, o interior foi modificado com o passar dos anos, incluindo modernizações como piscina, bar e sala de convenções.
Fera Palace Hotel
Inicialmente, o hotel tinha o nome Palace Hotel, mas ganhou o novo título após ficar dez anos fechado. Atualmente a construção ainda mantém o estilo art déco da construção de 1934, mas tem um interior renovado e inspirado na cultura baiana.
Grande Hotel e Termas de Araxá
Mais um dos hotéis antigos brasileiros localizados em Minas Gerais, o hotel foi construído em 1938, mas inaugurado somente em 1944. Na época, o presidente Getúlio Vargas esteve presente na inauguração da estrutura que parece um palácio. Por causa disso, ainda hoje o local é considerado um dos símbolos do turismo em Minas Gerais.
Fontes: Booking, Passaporte Feliz, UOL
Imagens: Patios de Cafayate, AHCT, Accor, Tripadvisor, Cotswolds, Famous Historic Buildings, Booking, Maqnify, What Pub, agoda, Latin American Post, trivago, Tripadvisor, Flyin, Tripadvisor, Tripadvisor, Panrotas, Booking