Curiosidades

Iberê Thenório – História da vida do criador do canal Manual do Mundo

O jornalista Iberê Thenório ficou conhecido após criar o canal Manual do Mundo, no YouTube, com vídeos e curiosidades sobre ciência.

Por P.H Mota

Iberê Thenório é um jornalista brasileiro conhecido principalmente por ter criado o canal Manual do Mundo, no YouTube. No canal, Iberê produz vídeos com informações e experiências científicas, a fim de ensinar de forma divertida e descontraída.

Graças ao trabalho no YouTube, alcançou um grande nível de influência, chegando a conquistar alguns prêmios desde a criação do canal, em 2008. Além de Iberê, o Manual do Mundo também conta com a participação e produção de Mariana Fulfaro, sua companheira.

Além de trabalhar no canal, o jornalista já foi repórter da editoria de Ciências do portal G1 e protagonizou a série Experimentos Extraordinários, exibida na TV Cultura e no Cartoon Network. Em algumas oportunidades, Iberê é citado como o Beakman brasileiro, em referência ao programa de ciência exibido na TV nos anos 90 e 2000.

História de Iberê

Iberê Thenório - a história da vida do criador do canal Manual do Mundo
Jovem em Revista

Iberê Thenório (ou Iberê Francisco Thenório) nasceu na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, no dia 4 de dezembro de 1981. Apesar disso, ele cresceu e viveu na cidade de Piedade, cerca de 30 km dali.

Continua após a publicidade

Ainda jovem, ele já mostrava interesse em assuntos de tecnologia e ciência. Aos 14 anos, inspirado pelo seu desejo por trabalhar com computadores, foi cursar um colegial técnico em processamento de dados, na cidade de Sorocaba.

Apesar de dedicado aos estudos, Iberê alternava as obrigações escolares com vários trabalhos. Entre eles, por exemplo, trabalhou com venda de rabanetes e como garçom num bar de rock, o Cavern Club Bar. Entretanto, segundo o próprio Iberê, a primeira experiência foi um fiasco e a segunda passou pela falência do bar, em pouco mais de um ano.

Continua após a publicidade

Além desses empregos, ele também trabalhou ao lado do pai Edélcio, como entalhador e vendedor de placas de madeira.

Universidade

Iberê Thenório - a história da vida do criador do canal Manual do Mundo
TV e Famosos

Dedicado a viver uma vida “com mais aventuras”, segundo suas próprias palavras, Iberê decidiu cursar jornalismo. A fim de ingressar na Universidade de São Paulo (USP), acabou mudando-se para São Paulo. Na cidade, ele morava com uma tia, além de trabalhar como auxiliar de escritório numa loja de adubos.

Continua após a publicidade

Na primeira tentativa, em 2000, ele acabou não sendo aprovado para a segunda fase do exame vestibular. Sendo assim, utilizou o dinheiro que ganhara vendendo adubos para se matricular num curso pré-vestibular. Mesmo com o foco, no entanto, ficou mais uma vez sem conseguir a aprovação.

Com os gastos com o curso pré-vestibular, Iberê já estava sem dinheiro e decidiu que deveria estudar sozinho se quisesse ser aprovado. Foi nessa época, inclusive, que seu interesse por assuntos como física e química começaram a despontar.

A dedicação de 12 horas de estudo por dia acabou sendo compensado e ele, enfim, conseguiu aprovação na USP.

Iberê e Manual do Mundo

Iberê Thenório - a história da vida do criador do canal Manual do Mundo
Café del Marco

Por volta da segunda metade de 2008, Iberê Thenório criou o canal Manual do Mundo, no YouTube. Ao lado da esposa, a ideia era de produzir um canal que trouxesse dicas úteis para facilitar a vida doméstica, a partir de conceitos científicos.

Continua após a publicidade

Dessa maneira, o casal conseguiu mesclar pitadas de diversão e informação, aguçando a curiosidade do público e alavancado a audiência. Além de apresentar o conteúdo, o casal grava, edita e produz todo o conteúdo, que traz informações de matemática, química, física, biologia e outros temas de cunho científico.

A princípio, a dedicação ao canal era compartilhada com outros empregos, mas o crescimento fez com que Iberê abandonasse outros trabalhos para dedicar-se inteiramente ao conteúdo online. Apesar de deixar de lado o emprego de jornalista em outras áreas, Iberê ainda utiliza os conhecimentos para trabalhar no Manual do Mundo, especialmente com as pesquisas que levam aos roteiros dos vídeos.

Prêmios do Manual do Mundo

Iberê Thenório - a história da vida do criador do canal Manual do Mundo
Nickelodeon/YouTube

Desde o surgimento do canal, Manual do Mundo e Iberê Thenório já foram ganhadores de alguns prêmios de influência digital. Em 2012, o Manual do Mundo ganhou o prêmio de Melhor Videocast no prêmio YouPix, e em 2016 o de Canal Favorito do YouTube dos Meus Prêmios Nick.

Além disso, o próprio Iberê foi premiado com o prêmio Vem Gente! do Ano, também no YouPix de 2012. No mesmo evento, ele ainda foi indicado a Webcelebridade do ano e Agitador Web do ano.

Continua após a publicidade

Enfim, os prêmios do canal também incluem nomeações ao Guinness Book, o Livro dos Recordes. Em 2018, o canal faturou o prêmio de Canal no YouTube de Ciência e Tecnologia com o Maior Número de Inscritos, e no ano seguinte o recorde de Maior fonte de pasta de dente de elefante.

Fontes: UOL, TecMundo, Wikipedia

Imagens: Café del Marco, TV e Famosos, Jovem em Revista, Nickelodeon/YouTube, Projeto Draft

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você