Curiosidades

Os mistérios ao redor do iceberg que afundou o Titanic

Mais de 2.200 pessoas estavam a bordo do navio Titanic quando ele bateu em um iceberg em sua viagem inaugural com destino a América.

O dia 14 de abril de 1912 deveria ter sido a noite perfeita para os tripulantes e passageiros a bordo do gigantesco Titanic que partiu de Southampton, na Inglaterra, para Nova York nos Estados Unidos. Todavia, sua viagem inaugural acabou numa tragédia, quando o navio bateu em um enorme iceberg que afundou o Titanic.

A bordo do navio fatídico estavam 2.224 passageiros e tripulantes, entre eles algumas das pessoas mais ricas do mundo, além de emigrantes que desejam começar uma nova vida na América.

Iceberg que afundou o Titanic: bloco de gelo tinha 100.000 anos

Ele afundou abaixo das ondas aproximadamente às 2h20 de 15 de abril de 1912. No dia seguinte, outro navio passou pelo que se acreditava ser o enorme iceberg e seu oficial chefe tirou uma foto dele.

Além disso, ele não tinha ideia do naufrágio que havia ocorrido poucas horas antes e que o Titanic agora estava no fundo do mar.

Fotos do iceberg que afundou o Titanic

As fotos abaixo são provavelmente as únicas evidências fotográficas conhecidas do iceberg real que atingiu o Titanic. Compreensivelmente, ninguém se preocupou em tirar nenhuma fotografia enquanto o navio estava realmente afundando, então é impossível fazer uma identificação absoluta do grande bloco de gelo.

Continua após a publicidade

No entanto, ambas as fotos apresentam o sinal revelador de uma colisão com um navio, e curiosamente uma linha de tinta vermelha.

A primeira foto (a seguir) foi tirada pelo comissário-chefe do transatlântico alemão SS Prinz Adalbert, que em 15 de abril navegava pelo Atlântico Norte a poucos quilômetros de onde o Titanic havia afundado na noite anterior.

Na época, o mordomo-chefe ainda não sabia do destino do Titanic, então ele nem estava à procura de icebergs. Ele simplesmente viu uma faixa de tinta vermelha ao longo da base do iceberg, o que provavelmente significava que um navio havia colidido com ele nas últimas 12 horas.

Iceberg que afundou o Titanic: bloco de gelo tinha 100.000 anos

Esse registro abaixo foi feito pelo Capitão De Carteret do Minia. Aliás, um dos poucos navios de cabo – embarcações normalmente usadas para instalar cabos em alto mar, como os de telecomunicações – enviado ao local do naufrágio para recuperar cadáveres e destroços.

O capitão afirmou que este era o único iceberg na área. Ademais, a tinta vermelha era novamente um sinal claro de que um navio o havia atingido recentemente.

Continua após a publicidade

Há alguma discordância sobre se este era o único iceberg na área, mas certamente parece provável que algo o tenha atingido, e as chances são boas de que esse algo tenha sido o Titanic.

Ambas as fotos foram a leilão por valores exorbitantes, assim como os destroços do navio e pertences dos passageiros, descobertos em expedições marítimas.

Iceberg de 100.000 anos

Numa pesquisa feita em 2016, um novo dado foi descoberto sobre o iceberg gigante responsável pelo naufrágio do Titanic em sua viagem inaugural. Acredita-se que ele se originou de um grupo de geleiras perto do sudoeste da Groenlândia com neve de mais de 100.000 anos.

Grant Bigg, da Sheffield University do Reino Unido, combinou observações obtidas em 1912 e dados modernos sobre as correntes e ventos oceânicos.

Continua após a publicidade

Bigg usou uma simulação de modelagem de computador para calcular mais sobre o tamanho e a estrutura do mega-iceberg que causou o desastre do navio.

Com efeito, o iceberg que afundou o Titanic tinha 125 metros e mais de um milhão de toneladas em tamanho e peso estimados. O iceberg, no entanto, estava derretendo na água meses antes do incidente. De acordo com Bigg, 1912 foi um ano ruim, com icebergs flutuando muito mais ao sul do que o normal.

Por fim, a hipótese é que o iceberg do Titanic se desprendeu de sua geleira em 1908. Ou seja, quando um inverno ameno acelerou o degelo e flutuou para o sul durante o inverno muito mais frio de 1911 e 1912.

Próxima página »

Escolhidas para você