Ciência & Tecnologia

Invenções de Leonardo da Vinci, quais foram? História e funções

As invenções de Leonardo da Vinci surgem a partir do Renascimento no século XV, mas impactam a ciência e a tecnologia até os dias atuais.

Em primeiro lugar, as invenções de Leonardo da Vinci dizem respeito ao trabalho do polímata italiano. Nesse sentido, se trata de uma das figuras mais importante do Alto Renascimento. Sobretudo, entrou na história por sua atuação como cientista, matemático, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, poeta, botânico e músico.

Além disso, é responsável pelos primórdios da aviação e da balística, porque as invenções de Leonardo da Vinci iniciaram os estudos sobre a área. Curiosamente, utiliza-se de sua imagem para descrever o arquétipo do homem renascentista, porque a curiosidade e a inteligência eram características de destaque nesse período.

Por outro lado, da Vinci ainda recebe o título de um dos maiores pintores de todos os tempos, devido ao tamanho talento em suas áreas de atuação. Antes de mais nada, foi ele o responsável por instituir parâmetros matemáticos de proporção e profundidade nas obras de arte. Como exemplo, pode-se citar o quadro da Última Ceia e da Mona Lisa.

Finalmente, as invenções de Leonardo da Vinci o levaram a ser reverenciado por sua engenhosidade quanto à tecnologia. No geral, foi responsável por conceber ideias muito à frente de seu tempo, como um protótipo de helicóptero e também de um tanque de guerra. Apesar disso, poucos de seus projetos tornaram reais durante sua vida.

No entanto, os projetos, anotações e testes foram fundamentais para o desenvolvimento tecnológico posterior. Ou seja, estima-se que ele deu as bases para grande parte dos avanços tecnológicos dos séculos seguintes. Portanto, ainda que parte de seus projetos não tenham saído do papel, foram uma primeira tentativa de imaginar um mundo mais moderno durante o século XIV.

Invenções de Leonardo da Vinci, quais foram?

1) Robô, uma das invenções de Leonardo da Vinci mais disruptivas para a época

Invenções de Leonardo da Vinci, quais foram? História e funções

Por um lado, cientistas escondiam-se em cavernas com cadáveres para entender melhor sobre anatomia durante o Renascentismo. Em contrapartida, Leonardo da Vinci realizava autópsias para entender o funcionamento dos músculos humanos e utilizar em máquinas. Desse modo, desenvolveu uma espécie de robô que foi exposta em exibições festivas organizadas por Ludovico Sforza.

Curiosamente, este homem foi seu patrocinador, e também quem encomendou o quadro A Última Ceia. Apesar disso, não se sabe ao certo o que esse robô de Leonardo da Vinci poderia fazer. No entanto, os esparsos registros histórias afirmam que ele se locomovia por meio de cordas e roldanas que simulavam os ligamentos.

2) Cidade Moderna

Invenções de Leonardo da Vinci, quais foram? História e funções

Também como arquiteto, umas das invenções de Leonardo da Vinci são as plantas de uma cidade com sistemas de esgoto. Sobretudo, a ideia partiu dos problemas de saneamento básico efetivo nas grandes cidades, o que gerava maior risco de pragas. Apesar disso, o inventor criou uma áreas urbana dividia em camadas, onde o descarte humano passava por um sistema de canais até a eliminação.

Ademais, haveria ainda um sistema de distribuição de água limpa utilizando um visionário sistema de bombeamento hidráulico muito similar ao atual. Contudo, o projeto nunca saiu do papel.

3) Helicóptero, a invenção de Leonardo da Vinci que o faz competir pelo título de pai da aviação

Invenções de Leonardo da Vinci, quais foram? História e funções

Em resumo, no século XV,  o inventor projetou o primeiro helicóptero da história. Contudo, ao invés de hélices, a estrutura voaria com uma espécie de espiral. Basicamente, ao girar, a estrutura jogaria o ar para baixo, de modo que se impulsionasse para cima. Ou seja, consiste no mesmo princípio fundamental dos helicópteros atuais, sendo uma das invenções de Leonardo da Vinci mais famosas.

4) Paraquedas

Projeto do paraquedas

No geral, os relatos sobre o paraquedas existiam com dispositivos similares aos das invenções de Leonardo da Vinci na China. Contudo, o projeto dele utilizou de um formato piramidal diferente, além de uma estrutura de madeira. Desse modo, consistia em uma ideia mais segura e eficaz.

5) Roupa de mergulho

Protótipo simulando o projeto original

Porque na época do Renascimento já havia o questionamento sobre a exploração da vida oceânica, Leonardo da Vinci utilizou sua criatividade para pensar em um traje especial. Sendo assim, adaptou trajes semelhantes, mas com outros propósitos e criou um modelo que inspirou as roupas de mergulho do século XX.

6) Rolamento, uma das invenções de Leonardo da Vinci mais simples e populares

Protótipo simulando o projeto original

Sobretudo, os rolamentos são mecanismos que ligam rodas em eixos e diminuem o atrito entre as peças. Ademais, utiliza-se dessa ferramenta em máquinas, veículos e até em sondas espaciais. Curiosamente, os desenhos de Leonardo da Vinci envolviam projetos que se assemelham muito com os rolamentos modernos, que ele mesmo utilizou em suas outras invenções.

7) Máquina voadora

Projeto da asa delta

Além do helicóptero, uma das invenções de Leonardo da Vinci consiste no ornitóptero, uma espécie de avião que bate asas para voar. Basicamente, utiliza-se de um sistema de engrenagens e roldanas que transformam o movimento de uma manivela no bater das asas. Por fim, essa é uma das invenções de Leonardo da Vinci inspiradas na natureza, principalmente nas aves e morcegos.

8) Metralhadora, uma das invenções de Leonardo da Vinci não pacíficas

Projeto da metralhadora

No geral, Leonardo da Vinci era um grande pacifista e vivia uma vida solitária, muito tranquila. Porém, uma das suas invenções consiste em um mecanismo que se assemelha a uma metralhadora. Em resumo, se trata de um conjunto com vários mosquetes disparados em sequência por meio de uma manivela.

9) Tanque de guerra, uma das invenções de Leonardo da Vinci mais famosas

Protótipo simulando o projeto original

Apesar do seu caráter pacífico, uma das invenções de Leonardo da Vinci mais famosas é o tanque de guerra. Sobretudo, consistia em uma estrutura como um casco de tartaruga pontudo movida pela força de oito homens. Ademais, oferecia proteção para o deslocamento de pessoas, e contava com 26 armas de fogo apontando para todos os lados.

10) Bicicleta

Invenções de Leonardo da Vinci, quais foram? História e funções

Por fim, essa é uma das invenções de Leonardo da Vinci mais polêmicas, porque os registros encontrados têm a assinatura de seu pupilo Salai. Contanto, estima-se que da Vinci teve grande influência no processo de execução e desenvolvimento do protótipo. Em resumo, consiste num modelo similar ao atual, mas um guidão que permitia realizar curvas maiores, dobrando até 90º

E aí, conheceu as invenções de Leonardo da Vinci? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Próxima página »

Escolhidas para você