Curiosidades

Principais invenções de Tesla: as incríveis tecnologias criadas pelo gênio

Nikola Tesla é um dos maiores gênios da história mundial. No entanto, muito pouco se sabe sobre suas invenções perdidas.

Embora muita gente reconheça Tesla como a multinacional de Elon Musk, existe muito mais história por trás desse nome. Nikola Tesla foia pessoa que construiu um legado e eternizou o substantivo na história. Dentre os diversos feitos do inventor sérvio, as invenções de Tesla são o que mais chamam a atenção do público por seu caráter inovador.

Também conhecido como o “gênio injustiçado”, Tesla está por trás de tecnologias antigravidade, eletricidade sem fio, energia gratuita, aeronaves e diversas outras invenções cujo conceito parece ter saído de um filme de ficção científica. Inclusive, não é á toa que o engenheiro é considerado um dos maiores inventores que já existiu, juntamente com Graham Bell, Marie Curie e o grande da Vinci.

Sendo assim, é importante reconhecer a importância que o físico e engenheiro teve na relação que construímos com energia elétrica e demais tecnologias atuais. Pensando nisso, apresentamos abaixo algumas das revolucionárias invenções de Tesla.

Principais invenções do Tesla

1 – Disco voador

Fonte: Stylo Urbano

Tesla era uma pessoa um tanto quanto peculiar e chegou a dizer que as ideias de muitas de suas invenções vieram até ele através de “sonhos lúcidos”. Contudo, o inventor também costumava ser um bom ouvinte. Como resultado disso, quando escutou pessoas descrevendo objetos voadores em forma de disco, Tesla abraçou esse design.

Continua após a publicidade

Conhecido com OVNI de Tesla, o veículo vanguardista tinha lentes eletro-ópticas como “para-brisa”. Assim como os discos voadores de animações e clássicos do sci-fi, essa máquina voadora não contava com asas ou hélices. De acordo com o engenheiro, o veículo voaria devido a ação mecânica positiva. O ano era 1911, mas tesla estava em 3011.

2 – Raio da morte de Tesla

Invenções de Tesla: as mais incríveis tecnologias criadas pelo gênio
Fonte: All That’s Interesting

Apesar desse invento ter sido considerado conspiratório por muito tempo, documentos liberados pelo FBI mostram que o engenheiro cogitou sim criar um raio da morte que poderia ser definitivo em uma guerra futura. E, olha, saindo do campo da mera especulação, o serviço de inteligência chegou a manter tesla sob vigilância para que “inimigos estrangeiros” não tivessem acesso ao “instumento inestimável de guerra”.

Ao contrário do OVNI, essa é uma das invenções que não contam sequer com uma ilustração ou protótipo. No entanto, algumas teorias apontam que a ideia do raio da morte, na verdade, foi utilizada na Torre de Wardenclyffe. Aliás, isso nos leva aopróximo tópico dessa lista.

3 – Energia livre

Fonte: Copel Telecom

E, olha, já naquela época a houve quem acreditasse na mente visionária de Tesla. O banqueiro JP Morgan foi uma dessas pessoas e chegou a patrocinar uma das invenções mais famosas do físico, a Torre Wardenclyffe. Em suma, essa estrutura funcionaria como uma imensa estação de transmissão de energia sem fio a grandes distâncias.

Continua após a publicidade

Basicamente, a ideia de Tesla era distribuir energia gratuita para toda a humanidade. Já imaginou? Segundo o inventor, o próprio planeta Terra tem capacidade de conduzinar não apenas sinais elétricos, mas também radiofônicos. E antes que você se pergunte o porquê da ideia de energia livre não ter dado certo, é só lembrar das grandes corporações. Por isso o financiamento de Tesla foi cancelado e a ideia se perdeu na história.

4 – Máquina de terremotos de Tesla

Invenções de Tesla: as mais incríveis tecnologias criadas pelo gênio
Fonte: Pinterest

Também chamado de “oscilador”, esse dispositivo era praticamente um aparelho de bolso com potencial de derrubar prédios. Segundo o próprio Tesla, uma versão desse aparelho causou um terremoto em Nova York no ano de 1898 e fez uma estrutura de metal de dez andares vibrar de forma alarmante.

O inventor chegou a dizer que esse aparelho poderia derrubar a ponte do Brooklyn em menos de uma hora e até ser transformado em arma, já que, com uma máquina adequada e algumas bananas de dinamite, poderia partir a Terra em duas. Não sabe-se ao certo o paradeiro desse invento, mas talvez isso seja pelo bem maior.

5 – Aeronaves do futuro

Fonte: The Atlantic

Além do disco voador, Tesla também desenvolveu outros veículos movidos à eletricidade. Essas espécies de dirigíveis, que já haviam sido previstos por Leonardo da Vinci, seriam capazes de transportar passageiros em viagens intercontinentais em questões de poucas horas.

Continua após a publicidade

E se você acha que essas aeronaves seria alimentadas por energia comum, eis um equívoco. Na verdade, elas seria capazes de aproveitar energia diretamente da atmosfera da Terra, ou seja, combustível renovável. No entanto, assim como a questão da energia livre, o capitalismo se mostrou o maior inimigo de Tesla.

6 – Tele-autómato de Tesla

Fonte: talitaferraz.com

Hoje em dia esse tipo de tecnologia recebe o nome de “drone”, mas lá no século 19, Tesla batizou essa invenção de teleautomaton.  Em suma, era um controlador remoto de vaículos. Apesar de soar estranha a ideia de que há um século já existiam drones, saiba que tanto a inteligência estadunidense quanto o serviço secreto nazista já exploravam essa tecnologia.

E, lembra que quando souberam da ideia do raio mortal o pessoal do FBI colocou agentes protegendo Tesla? Pois é, isso aconteceu porque a ideia do teleautomaton foi roubada do inventor por espiões. Parece coisa de filme, né? Porém, existe até uma patente de drone assinada por Tesla e datada em 1898.

Aliás, essa foi apenas uma das mais de 700 invenções patenteadas por Tesla. Aparentemente o inventor era um Tony Stark da vida real e não dormia, só trabalhava. Uma pena que, ao contrário do gênio, bilionário, playboy e filântropo, Tesla morreu assim como Van Gogh, pobre. Espiões roubaram algumas de suas invenções, enquanto grandes corporações boicotaram outras. Que mundo injusto, não é mesmo?

Continua após a publicidade

E então, o que achou dessa matéria? Se gostou, confira também: 5 previsões de Nikola Tesla para o século 21 e personagens históricos e seu lado mais obscuro.

Próxima página »

Escolhidas para você