Curiosidades

Kappa, a lenda da criatura aquática devoradora de gente

O kappa é uma criatura mitológica japonesa, descrita como verde-amarelo, com mãos e pés de sapo e casco de tartaruga; saiba mais sobre ele.

O kappa é uma das mais famosas criaturas mitológicas do Japão, e às vezes recebe o nome de “criança do rio”. Esta criatura escamosa da água é uma mistura de uma tartaruga, um macaco e um sapo.

Do tamanho de uma criança, diz-se que o kappa espera na água pela passagem de uma vítima infeliz. Aliás, acredita-se que kappa tem gosto por sangue e fígado humanos.

Vamos saber mais sobre essa criatura aquática devoradora de gente, a seguir.

Características do Kappa

Kappa são tipicamente descritos como monstros humanoides em forma e do tamanho de uma criança. Sua pele escamosa e reptiliana varia de verde a amarelo ou azul.

Os Kappa supostamente habitam as lagoas e rios do Japão e possuem várias características para auxiliá-los nesse ambiente, como mãos e pés palmados. Dizem que às vezes cheiram a peixe e, como você pode imaginar, são nadadores talentosos.

Embora sua aparência varie de região para região, as características mais consistentes são uma carapaça de tartaruga, um rosto semelhante a um macaco, um bico para a boca e uma tigela, que é uma região plana e sem pêlos no topo da cabeça; que está sempre molhada e é vista como sua fonte de poder.

Esta cavidade deve estar cheia sempre que um kappa estiver longe da água; se secar, o kappa perderá seu poder e poderá até morrer, de acordo com algumas lendas.

Outra característica notável em algumas histórias é que se diz que os braços do kappa estão conectados uns aos outros através do torso e são capazes de deslizar de um lado para o outro. Enquanto eles são principalmente criaturas da água, e que apenas ocasionalmente se aventuram em terra.

Ladrão de almas

Embora os humanos sejam uma ameaça, os Kappas são atraídos por eles por algumas razões. Segundo a mitologia japonesa, uma maneira de os kappas ganharem poder é roubar as almas dos humanos, assim como eles gostam de comer fígado humano e beber sangue humano.

Embora encontrem humanos por esses motivos, geralmente são criaturas solitárias, exceto durante a época de reprodução.

Além disso, eles são geralmente vistos como encrenqueiros travessos ou figuras trapaceiras. Suas brincadeiras vão desde as relativamente inocentes, como quebrar o vento ruidosamente ou olhar para os quimonos das mulheres, até as malévolas, como afogar pessoas e animais, sequestrar crianças e estuprar mulheres.

O outro lado do kappa

Apesar da crueldade dos kappas, eles são educados e cumprem suas promessas. Kappas podem ser derrotados puxando seus braços; que se diz ser mais fácil do que parece. Eles adoram lutar, então derrotá-los no jogo deles é uma opção.

A mitologia japonesa também diz que o Kappa também cumpre suas promessas. As pessoas costumavam oferecer frutas com os nomes de pessoas que precisavam de proteção ou, pelo menos, uma promessa do kappa de não machucá-los.

Diz-se também que Kappa faz amizade com pessoas que lhes mostram como consertar ossos quebrados. Aparentemente, ossos quebrados são um problema para a criatura aquática. Eles também são conhecidos por irrigar os campos para seus amigos agricultores e trazer peixe fresco de vez em quando.

Kappa e o pepino

Por fim, os kappa não são totalmente antagônicos à humanidade, no entanto, eles são curiosos, e podem entender e falar japonês.

Além disso, eles podem até fazer amizade com seres humanos em troca de presentes e oferendas como nasu, soba, natto ou kabocha, mas especialmente pepinos, o único alimento kappa conhecido por desfrutar mais do que crianças humanas.

Aliás, pais japoneses às vezes escrevem os nomes de seus filhos (ou de si mesmos) em pepinos e os jogam em águas que se acredita estarem infestadas de kappa para acalmar as criaturas e permitir que a família se banhe.

Assim, em algumas regiões, recomenda-se comer pepinos antes de nadar como proteção, mas em outras é avisado que esse ato garante um ataque.

Lendas e histórias

Histórias e folclore em torno do kappa ainda são famosas no Japão, veja uma delas abaixo:

“Há muito, muito tempo, havia um kappa preguiçoso chamado Yagoro. Ele sempre cochilava em cima dos canais de irrigação de madeira em vez de passar o tempo com os outros da sua espécie.

Contudo, ele sempre cochilava porque estava muito cansado: todas as noites ele brincava pela região, satisfazendo sua curiosidade. Um dia quente de verão, quando as crianças brincavam no rio, de repente Yagoro apareceu flutuando.

Eles ficaram surpresos, porque os Kappa deveriam ser bons nadadores. Ele correu tanto à noite que esgotou seus poderes sobrenaturais enquanto dormia, caiu no canal de irrigação e foi arrastado.

O fracasso de Yagoro o deixou imortalizado no ditado “Kappa no Kawanagare”, que literalmente significa “um Kappa varrido rio abaixo”, e passou a significar que até os especialistas às vezes podem cometer erros.

Saiba mais sobre o kappa aqui neste vídeo:

https://www.youtube.com/shorts/c2sG9XuWXN4

Conheça outros personagens da mitologia japonesa em: Mitologia japonesa: principais deuses e lendas da história do Japão

Próxima página »

Escolhidas para você