Curiosidades

Lago Baikal: conheça o lago mais profundo e mais antigo do planeta!

O Lago Baikal é um tesouro de biodiversidade e beleza natural na Rússia, mas vem sendo ameaçado pela atividade humana nos últimos anos.

O Lago Baikal ou Baical fica no centro-sul da Sibéria, perto da fronteira com a Mongólia. Aliás, este é o maior, mais antigo com 20 milhões de anos e o mais profundo, com 1.638 m, lago do mundo.

Em suma, tem 3,15 milhões de hectares e contém um quinto da água doce da superfície não congelada do mundo. A idade, o isolamento e as profundezas invulgarmente férteis proporcionaram-lhe a fauna mais rica do mundo que, assim como as ilhas Galápagos, tem um valor extraordinário para a evolução.

Dessa forma, a variedade excepcional de animais e plantas endêmicas torna o Lago Baical um dos mais biologicamente diversificados do planeta. Saiba mais sobre este lugar a seguir.

Maior corpo de água doce do mundo

O Lago Baikal possui vários títulos como o lago mais antigo, profundo e extenso do mundo, bem como o maior lago de água doce em volume. Portanto, o Lago Baikal é a porção de água natural mais profunda da Terra e também o maior lago de água doce em termos de volume. Aliás, o nome Baikal é um nome mongol que significa “lago natural”.

A profundidade dos lagos é medida usando dois parâmetros: a profundidade máxima (a distância da superfície até o ponto mais profundo do lago) e a profundidade média (profundidade média do lago).

Continua após a publicidade

Dessa forma, sabendo que o Baical é o maior lago da terra, o segundo maior é o Lago Tanganica, na África. Ele faz fronteira com a Tanzânia, República Democrática do Congo, Zâmbia e Burundi.

30 curiosidades sobre o Lago Baikal

1. O Lago Baikal é o lago mais profundo do mundo, com profundidade máxima de 1.632 m.

2. Diz-se que o primeiro europeu a chegar ao lago foi Kurbat Ivanov em 1643.

3. O Lago Baikal é o maior volume de água doce do mundo, 23.000 km cúbicos.

4. Em março de 2010, Jim Denevan e sua equipe criaram uma obra de arte em grande escala na superfície congelada do Lago Baikal, conhecida como A espiral dos círculos.

5. No inverno, o gelo do Lago Baikal desenvolve rachaduras, que podem atingir até 30 quilômetros de comprimento e até 3 metros de largura.

6. O Lago Baikal enfrenta uma série de fenômenos prejudiciais, incluindo o desaparecimento do peixe omul, o rápido crescimento de algas pútridas e a morte de espécies endêmicas de esponjas em sua área.

7. A estrada de gelo para a Ilha Olkhon é a única estrada de gelo legal no Lago Baikal.

8. Em julho de 2008, a Rússia enviou dois pequenos submersíveis, Mir-1 e Mir-2, para descer 1.592 metros até o fundo do Lago Baikal para conduzir testes geológicos e biológicos em seu ecossistema único.

9. O Lago Baikal é o lago mais antigo do mundo e é o lar de aproximadamente 1.700 a 1.800 espécies endêmicas de plantas e animais.

10. A expansão russa na área de Buryat ao redor do Lago Baical em 1628-1658 foi parte da conquista russa da Sibéria. Ademais, a Ferrovia Transiberiana foi construída entre 1896 e 1902. A construção da ferrovia cênica ao redor da extremidade sudoeste do local exigiu 200 pontes e 33 túneis.

Outros fatos interessantes sobre o lago

11. Existem 236 espécies de pássaros que habitam o Lago Baikal.

12. Existem 27 ilhas no Lago Baikal e a sua costa mede cerca de 2.000 km.

13. O Baical foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1996.

15. O Lago Baikal é o lar de algumas das espécies mais exclusivas de animais e plantas, metade das espécies encontradas no lago são exclusivas dele.

16. Um quinto de todo o corpo de água doce está localizado nesta bela porção de água. Além disso, a essa água é completamente renovada a cada 383 anos aproximadamente.

17. A região a leste do Lago Baikal é conhecida como Transbaikalia, e a região vagamente definida ao redor é às vezes conhecida como Baikalia.

18. O lago, apelidado de “a Pérola da Sibéria”, atraiu investidores da indústria do turismo à medida que as receitas de energia geravam um boom econômico.

19. O Baical experimenta cerca de 2.000 terremotos por ano.

20. O nível da água no Lago Baikal está 456 metros acima do nível do mar.

21.  Sua água é a mais transparente de todos os lagos de água doce.

22. Uma lei especial de 1999 na Rússia estabelece medidas de proteção para o Lago Baikal.

23. A idade de Baical é estimada em 25 ou 30 milhões de anos, tornando-o o lago mais antigo da história geológica.

Últimos fatos sobre o Lago Baical

Lago Baikal: onde fica e o que existe no lago mais profundo do planeta?

24. O Lago Baikal é o único lago de água doce confinado no qual existem evidências diretas e indiretas de hidratos de gás. Aliás, o governo russo está investindo 26 bilhões de rublos em um programa de limpeza para financiar instalações de tratamento.

25. O Baical está localizado na parte sul da Sibéria oriental, dentro da república da Buriácia e no oblast de Irkutsk na Rússia.

26. A área do Lago Baikal é quase igual à área de todo o país – Bélgica.

27. O Lago Baikal experimenta algumas tempestades reais, cuja altura de onda chega a 5 metros.

28. Nas fotografias tiradas do espaço no gelo do Lago Baikal foram encontrados anéis escuros com um diâmetro de 5 a 7 quilômetros, que aparecem nos mesmos lugares, mas não todos os anos.

29. Nas margens do Lago Baikal existem muitas grutas. Quando o local congela no inverno, as ondas criam incríveis pingentes de gelo nas grutas.

30. Em março de 2010, Jim Denevan e sua equipe criaram uma obra de arte em grande escala na superfície congelada do Lago Baikal, na Sibéria. A espiral de círculos , ao longo de uma curva de Fibonacci, cresce de uma origem de 18 ″ a vários quilômetros de diâmetro.

Quais fatores ameaçam as águas do lago Baikal?

Lago Baikal: onde fica e o que existe no lago mais profundo do planeta?

Em suma, as ameaças atuais são os resíduos não tratados do rio Selenga, a potencial exploração de petróleo e gás no delta de Selenga, a poluição generalizada nas margens do lago e a caça excessiva de focas do Baikal.

No entanto, a ameaça de um oleoduto ao longo da costa norte do lago foi evitada em 2006 por decreto presidencial e a fábrica de celulose na costa sul, que poluiu 200 km quadrados do lago, causou uma das piores poluição do ar na Rússia e mutações genéticas em algumas das espécies endêmicas do lago, foi fechado em 2009 como não é mais lucrativo para ser executado.

Fotos do Lago Baikal

A fotógrafa Kristina Makeeva é a responsável por belíssimas fotos do lugar que revelam ainda mais sua exuberância e impacto, confira:

Lago Baikal: onde fica e o que existe no lago mais profundo do planeta? Lago Baikal: onde fica e o que existe no lago mais profundo do planeta? Lago Baikal: onde fica e o que existe no lago mais profundo do planeta? Lago Baikal: onde fica e o que existe no lago mais profundo do planeta? Lago Baikal: onde fica e o que existe no lago mais profundo do planeta?

Então gostou de saber mais sobre esse lugar incrível? Pois, leia também: 10 supervulcões perigosos que ameaçam a vida na Terra

Próxima página »

Escolhidas para você