Curiosidades

Lei do limão: 19 Teorias sobre relacionamento de Barney Stinson

Entre as muitas teorias criadas pelo icônico personagem Barney Stinson, vivido por Neil Patrick Harris, uma das mais famosas da série é a lei do limão.

Para aqueles que são fãs da série How I Met Your Mother, provavelmente já se divertiram e aprenderam muito com os personagens. Por exemplo, o Barney Stinson, interpretado por Neil Patrick Harris. Que tem teorias muito interessantes sobre relacionamentos. Como a Lei do Limão, onde ele explica se um relacionamento vai dar certo ou não. Isso, apenas nos primeiros cinco minutos de um encontro.

Ademais, o personagem ficou bastante famoso devido aos seus conselhos e teorias, principalmente sobre as mulheres e relacionamentos. Enfim, sua fama foi tanta que uma de suas teorias foi comprovada cientificamente.

Por fim, a série da CBS foi criada por Bays e Craig Thomas em 2005. E foi finalizada em março de 2014, após 9 temporadas. Sendo assim, a série conta a história de como Ted conheceu sua esposa. Além disso, a série é cheia de lições sobre a vida, inclusive sobre o amor.

Sendo assim, o personagem Barney que é o pegador da turma de amigos, cria inúmeras leis e teorias no decorrer da série. Tudo isso, para sustentar seu medo de relacionamentos. Assim como tentar entender o comportamento humano.

Continua após a publicidade

Dessa forma, preparamos uma lista com 18 teorias e lições criadas pelo icônico personagem de How I Met Your Mother. Confira.

Lei do limão: teorias de Barney Stinson

1- Lei do Limão

Começamos nossa lista com a Lei do limão. De acordo com o personagem Barney Stinson, nos primeiros cinco minutos de um encontro. Você tem a liberdade de escolher se continua até o final da noite. Ou se abandona seu acompanhante ali mesmo e, sem ressentimentos.

Pois, segundo ele, em cinco minutos as pessoas já sabem se vão dar certo ou não juntas. Enfim, o Barney ainda afirma que os relacionamentos seriam muito mais fáceis e menos constrangedores se as pessoas aplicassem a lei do limão.

Continua após a publicidade

2- Efeito do Anel de Noivado

Lei do limão: 19 Teorias de relacionamento de Barney Stinson
Vix

Depois da lei do limão, temos o Efeito do anel de noivado. Em suma, essa teoria diz que o anel de noivado é um item de desejo feminino. Dessa forma, quando uma mulher ganha e coloca um anel de noivado, ela automaticamente se torna invisível aos outros homens.

3- Lei do limão: Efeito Cheerleader (líder de torcida)

Quora

De acordo com Barney Stinson, personagem da série How I Met Your Mother e criador da lei do limão. Uma mulher é mais atraente quando está em um grupo. Do que quando está sozinha. Além disso, essa teoria foi comprovada por cientistas da Universidade da Califórnia.

Enfim, o que acontece é que o sistema visual cria um padrão ao observar o rosto de várias pessoas em conjunto. Ou seja, ele faz uma espécie de média conjunta. Dessa forma, os rostos se parecem similares. Portanto, se torna mais atraente do que o rosto individual de cada um.

Enfim, se você quer parecer mais atraente, saia com pessoas mais bonitas.

Continua após a publicidade

4- Escala Sexy/loucura

Vix

Além da lei do limão, Barney criou a teoria de que uma pessoa até pode ter acessos de loucuras. Desde que seja proporcionalmente sexy.

5- Lei do limão: Mulheres WOOO!

Lei do limão: 19 Teorias de relacionamento de Barney Stinson
Quora

De acordo com a teoria, existe um tipo de mulher que para se auto afirmar, solta gritos exacerbados quando sai com as amigas para se divertir. Em suma, ela age assim para se tornar o centro das atenções. Mas, no fundo ela só faz isso para encobrir uma tristeza profunda ou solidão.

6- Teoria Dobler-Dahmer (ou linha tênue entre o amor e a loucura)

Exame

Para Barney, existe uma linha tênue entre o amor e a loucura e, é preciso tomar cuidado para não ultrapassá-la. Em suma, Dobler é quando um casal está os dois igualmente envolvidos em nível de paixão. Dessa forma, um grande gesto romântico funciona.

No entanto, o Dahmer é quando apenas uma pessoa está interessada. Nesse caso, um grande gesto romântico é considerado loucura ou inapropriado. Por exemplo, entrar escondido na casa de alguém e preparar um jantar especial.

Continua após a publicidade

No caso de Dobler, pode ser considerado fofo ou romântico. Enquanto que no Dahmer, pode ser considerado como um stalker maluco criminoso.

Como por exemplo, entrar escondido na casa de alguém e preparar um jantar especial pode ser considerado fofo quando se está apaixonado (Dobler) ou um crime cometido por um stalker maluco quando não existe interesse (Dahmer).

Enfim, essa teoria de Barney Stinson foi criada como uma referência para Lloyd Dobler (do filme “Digam o Que Quiserem”). Que segura uma caixa de som embaixo da janela de Diane Court.

Agora, quanto ao Dahmer, se trata de uma referência ao serial killer Jeffrey Dahmer, que assassinou 17 homens e garotos entre 1978 e 1991. Cuja vida foi retratada no filme Assassinato no Apartamento 213.

Continua após a publicidade

7- Lei do Limão: Teoria do Óculos de Formatura

Lei do limão: 19 Teorias de relacionamento de Barney Stinson
Vix

Assim como a lei do limão, a teoria do óculos de formatura está relacionada a relacionamentos. Não apenas a relacionamentos amorosos, mas relacionamentos sociais também.

Em suma, a teoria se refere aquele relacionamento em que ambos vivem brigando e não dão certo juntos. Ainda assim, quando estão prestes a colocar um fim ao relacionamento, surge um sentimento nostálgico, fazendo parecer que tudo sempre foi maravilhoso. Portanto, não vale à pena terminar. E assim, continuam com o relacionamento tóxico.

Da mesma forma, você passa três anos no ensino médio, sofrendo com bullings e outras perseguições. No entanto, na formatura, você percebe que tudo vai acabar e você tem vontade de reviver tudo novamente. Enfim, isso acontece sempre que a pessoa está prestes a mudar a direção de sua vida e começar a viver algo novo. E a razão disso, é que o ser humano teme o desconhecido.

8- Teoria da Lagosta

Exame

De acordo com a teoria, existem algumas pessoas que querem algo ou alguém que, deliberadamente, não pode ter ou que te faz mal. Por exemplo, quando Robin comeu lagosta, mesmo após o médico ter dito que era alérgica. Dessa forma, existem homens e mulheres que só enxergam pessoas erradas, que causam mal em sua vida. E conscientemente cometem esse erro, de novo e de novo.

Continua após a publicidade

9- Lei do limão: Teoria do início do relacionamento

Quora

No início de um relacionamento, as pessoas ficam preocupadas com a imagem que vão passar para o outro. Dessa forma, procura passar uma imagem que vai agradar e conquistar o outro. No entanto, após certo tempo, a verdade vem à tona. Assim como as cobranças.

10- A Teoria da Sereia

Lei do limão: 19 Teorias de relacionamento de Barney Stinson
FanPop

Segundo Barney Stinson, criador da lei do limão, após passar muito tempo com uma pessoa, você começa a achá-la atraente. Enfim, é o que acontecia aos marinheiros que, ao verem leões marinhos por muito tempo. Acabavam achando que eram sereias.

11- Lei do limão: Teoria ‘Date Time Continuum’

De acordo com a teoria, muitos casais possuem data de validade. Ou seja, é um relacionamento que não vai durar muito tempo. Seja por objetivos diferentes na vida, que é o que acontece na série com Ted e Robin. Ou por questões emocionais. Por exemplo, uma pessoa quer um relacionamento sério e a outra quer apenas curtir a vida.

Continua após a publicidade

12- A Regra de Platina

Uol

Assim como a lei do limão, essa teoria é bem interessante. Em suma, ela te incentiva a não namorar com alguém que você vê regularmente.

Portanto, existe o Código de Bro. E, segundo o Artigo 83: o Bro deve a todo custo honrar a Regra de Platina (The Platinum Rule).

Dessa forma, nunca, jamais amar o teu próximo ou envolver romanticamente com sua grande amiga ou colega de trabalho.

13- Lei do limão: Teoria Olive

Continua após a publicidade

Também conhecida como os opostos se atraem, a teoria Olive afirma que para um casal ser perfeito, eles devem possuir personalidades opostas. Dessa forma, viverão em uma harmonia equilibrada.

14- Quem ganha depois do término?

FanPop

Para Barney Stinson de How I Met Your Mother, quando um relacionamento termina. As partes envolvidas travam uma disputa secreta de quem está melhor com o término. Portanto, para ganhar com o fim da relação, você deve parecer mais atraente ou namorar alguém mais bonito. Enfim, você tem que mostrar que superou seu ex completamente.

15- Nada de bom acontece depois das 2h da manhã

Como já diz o título, é depois desse horário que tudo de ruim pode acontecer. Enfim, é aquele momento que se você tivesse evitado mais uma dose de bebida, aquela pessoa não teria ficado mais atraente.

Continua após a publicidade

Da mesma forma, você não teria feito todas aquelas besteiras. Inclusive, não teria ligado para o ex pedindo para voltar. Enfim, o melhor era ter voltado para casa mais cedo e, assim, ter evitado problemas. Além disso, a regra é relembrada em vários momentos da séria, sendo eternizada pelos fãs de How I Met Your Mother.

16- Teoria Relacionamentos são como rodovias

Vix

De acordo com Barney Stinson, os relacionamentos são como rodovias. Ou seja, existem saídas que podem ser usadas para se livrar de envolvimentos. Da mesma forma que na lei do limão, onde você pode optar por terminar o encontro com apenas cinco minutos. Enfim, para Barney essas saídas são:

  • 6 horas, depois de uma noite
  • 4 dias
  • 3 semanas
  • 7 meses
  • 1 ano e meio (18 meses)
  • 18 anos
  • Morte

17- Lei do limão: A fórmula da diferença de idade aceitável

Uol

Essa fórmula desenvolvida por Barney Stinson mostra qual é a idade mínima aceitável de uma mulher em relação à idade do homem. Dessa forma, a idade ideal da mulher seria maior ou igual a idade do homem divida por 2 e somado a 7. Ou seja, X=Y/2+7, onde X é a idade da mulher e Y a idade do homem.

18- Regra dos três dias

Lei do limão: 19 Teorias de relacionamento de Barney Stinson
FanPop

De acordo com a regra, após receber o número de telefone de uma pessoa. É preciso esperar três dias para ligar para ela. Em suma, a regra foi baseada na história de Jesus. Que esperou três dias entre a morte e a ressurreição. Pois, caso tivesse ressuscitado no dia seguinte, muitos não acreditariam que ele realmente havia morrido.

Continua após a publicidade

19- Teoria The Hook (ou estar no “gancho”)

Lei do limão: 19 Teorias de relacionamento de Barney Stinson
Vix

Para terminar nossa lista de teorias sobre relacionamentos, temos a teoria ‘estar no gancho’. Em suma, é quando uma pessoa está apaixonada por uma pessoa. Entretanto, essa pessoa não corresponde ao sentimento. Mas, mantém a pessoa por perto porque gosta de ser mimado.

Enfim, em vez de dizer que não tem os mesmos sentimentos e acabar logo com as esperanças do apaixonado. Faz o oposto, fica alimentando, dizendo que talvez, um dia, eles fiquem juntos. Mas, na verdade, isso nunca vai acontecer.

Então, o que achou de todas essas teorias de Barney Stinson, o criador da lei do limão? Se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: How I Met Your Mother: curiosidades que você não conhece.

Fontes: Manual do Homem Moderno; IGN Brasil;

Continua após a publicidade

Imagens: Vix; Quora; Exame; FanPop; Uol

Próxima página »

Escolhidas para você