Você já ouviu falar no Lindcod, o peixe de carne azul e dentes afiadíssimos?
Com certeza, ele está na exceção e faz parte do grupo de peixes que, assim como os tubarões podem ser perigosos para o ser humano. Isso porque existe um subgrupo de peixes que podem nos ferir, seja por seus dentes, espinhos venenosos, placas de guelras ou simplesmente devido à velha força bruta.
Apesar do nome, Lingcod não são verdadeiros bacalhaus. Na verdade, esses peixes de carne azul são membros da família dos Hexagrammidae, que inclui o peixe-escorpião por exemplo.
Acredita-se que esse peixe recebeu esse nome pelos primeiros pescadores europeus que pensavam que o peixe comprido e magro se parecia com a maruca nativa e tinha a polpa branca de um bacalhau.
Contudo, o Lingcod tem um conjunto assustador de cerca de 500 dentes afiados e uma boca grande, o que os torna predadores vorazes que podem crescer até 60 centímetros de comprimento e pesar mais de 36 quilos. Além disso, esse peixe tem internamente a incrível coloração azul. Saiba mais sobre o Lingcod abaixo.
Qual o habitat e como é a dieta do Lingcod?
Os peixes de carne azul são habitantes do fundo do mar que normalmente são vistos perto de pilhas de pedras e leitos de algas no Alasca. Durante os meses de outono, este peixe se move de suas áreas rochosas e íngremes de fundo para áreas próximas à costa para desovar.
Ademais, ele se alimenta de invertebrados e de muitos tipos de peixes como arenque, salmão e pescada do Pacífico. Esta espécie gosta especialmente de comer polvos pequenos.
O Lingcod não é apenas muito procurado por pescadores, mas também por leões marinhos e focas. Aliás, um leão marinho ou foca pode reduzir bastante a população LingCod em uma área bastante grande. Uma fêmea dessa espécie pode viver por muitas décadas, enquanto os machos vivem em média de 13 a 15 anos.
Por que a carne dessa espécie é azul?
Este peixe tem cor azul ou turquesa rara por causa do pigmento biliar chamado biliverdina, que é a principal causa do azul dessas espécies. Com efeito, essa condição faz com que o soro do sangue mude para uma cor estranha.
No entanto, como esse pigmento vai entrar nos tecidos e na carne do peixe ainda deixa os biólogos confusos. Ademais, a biliverdina também pode ser o pigmento responsável pela cor esverdeada tipicamente observada em hematomas.
Esses peixes são espécies solitárias e gostam de passar o tempo descansando em buracos ou fendas ao longo das rochas. Eles camuflam seu corpo em seus arredores rochosos, onde fica e espera para emboscar qualquer presa que passar por perto.
Qual a importância desse peixe para o ecossistema?
Lingcod são consumidores essencialmente secundários e terciários dentro da comunidade bentônica. Assim, estes peixes são predadores de lulas, polvos, caranguejos e pequenos invertebrados.
Eles também são uma importante espécie de presa para inúmeras espécies de mamíferos marinhos. A maioria dos ovos de lingcod é caçada e comida por moluscos gastrópodes, caranguejos, equinodermos e outros
Por fim, o peixe Lingcod azul é o tipo mais raro de se encontrar no oceano. O principal fator que os torna raros para este peixe é a variação da cor azul ou verde que existe em apenas 20% da população.
10 curiosidades interessantes sobre o peixe de carne azul
1. O maior Lingcod já capturado tinha 1,52 m e pesava cerca de 15 quilos.
2. Lingcods são conhecidos por serem carnívoros vorazes, portanto, eles comem tudo que cabe em sua boca enorme. Aliás, eles são canibais e devoram a própria espécie de tamanho menor.
3. Uma fêmea pode depositar de 40.000 a 500.000 ovos em uma única estação de desova. Além disso, as fêmeas são significativamente maiores do que os machos.
4. Esses peixes são conhecidos por atacar humanos, especialmente durante as estações de desova.
5. Os Lingcods são habitantes do fundo e preferem ser solitários. Assim, eles normalmente não se afastam muito de suas casas.
6. Eles apenas migram para acasalar e costumam voltar para sua base após a desova.
7. Eles podem viver por até vinte e cinco anos na natureza.
8. Os Lingcods se tornaram uma espécie quase em extinção devido à pesca excessiva no final dos anos 90. Aliás, vários regulamentos, como limitações de captura e tamanho, foram colocados em prática.
9. Atualmente a população Lingcod se estabilizou.
10. Peixes dessa espécie podem ser capturados durante todo o ano em prática de pesca esportiva.
Então, gostou de saber mais sobre esse exótico peixe do Alasca? Pois, leia também: Peixe-leão: conheça a exuberante e temida espécie invasora