Curiosidades

10 utilidades pouco conhecidas do Vick VapoRub

Você sabia que o Vick VapoRub ajuda a combater dores nas articulações e rachaduras nos pés? Confira suas outras utilidades pouco conhecidas!

O Vick VapoRub possui diversas utilidades, desde as mais conhecidas, como para combater a tosse, chiado no peito e congestão nasal, até mesmo outras mais diferentonas, por exemplo, contra rachaduras nos lábios, espinhas e até para combater dores nas articulações. Mas, afinal, o que é o Vick VapoRub e por que serve para tantas coisas?

O Vick é um bálsamo, uma espécie de pomada, que tem em sua composição cânfora, mentol e eucaliptol, ingredientes que ajudam a relaxar os músculos e também a melhorar o incômodo da congestão nasal ou coriza.

Com certeza, o fato de ser encontrado em qualquer farmácia e poder ser adquirido sem receita médica faz com que o unguento seja ainda mais popular. No entanto, é importante se atentar ao uso em crianças de 2 a 6 anos, pois a cânfora presente em sua composição pode causar intoxicação ou convulsões nelas.

Vamos conferir, então, algumas utilidades pouco conhecidas do Vick VapoRub? Acompanhe!

Usos pouco conhecidos do Vick VapoRub

1. Contra rachaduras nos lábios

A primeira utilidade pouco conhecida do Vick VapoRub é que ele é uma ótima alternativa para tratar os lábios das rachaduras e do ressecamento de épocas secas e frias.

Assim, para fazer o uso, aplique o produto sobre a região afetada três vezes ao dia. As melhoras podem ser sentidas logo no final do primeiro dia.

2. Contra caspas

Se seu problema são caspas e seborreia, Vick Vaporub também pode ajudar.

Primeiramente, aplique o produto sobre a raiz dos cabelos e deixe agindo por meia hora. Em seguida, é só lavar de forma tradicional. O processo deve ser repetido sempre que necessário.

3. Vick Vaporub contra espinhas

Uma outra utilidade pouco conhecida é de combater cravos e as espinhas facilmente podem com poucos usos diários de Vick VapoRub. Isso ocorre, em virtude de o produto ter o poder de secar as inflamações de sua pele, ajudando a eliminá-las sem deixar marcas.

4. Contra dor de cabeça

Um pouco de Vick VapoRub nas têmporas ajuda a dor de cabeça (leve) a ir embora.

No entanto, se a dor for mais forte ou se voltar, é melhor seguir as instruções médicas sobre o problema e não ficar apenas nessa utilidade pouco conhecida da pomada.

5. Contra sintomas de hemorroidas

Se o problema for externo, Vick pode ajudar. A sugestão é paliativa, claro, e serve apenas para aliviar a dor e o incômodo das hemorroidas.

Porém, essa utilidade pouco conhecida não substitui os remédios indicados pelo médico.

6. Contra dores nas articulações

Aplique o produto nas articulações e o espalhe até que a pele o absorva.

Isso ajuda a aliviar dores nas articulações.

7. Vick VapoRub como repelente

Se a intenção é manter longe os mosquitos e se resguardar de picadas, Vick também pode ajudar na missão.

Só evite passar o produto na região dos olhos, porque a proximidade com a pomada pode arder muito.

8. Contra tosse noturna

Já se o problema for aquela tosse que só aparece à noite, um bocado de Vick pode ajudar.

Aplique o produto no peito, nas costas e nos pés.

9. Contra rachaduras nos pés

De acordo com estudos, o Vick VapoRub é realmente eficiente para combater as rachaduras nos pés. Para alcançar um bom resultado, aplique o produto, na hora de ir para a cama, diretamente sobre a área ferida, mas não se esqueça de espalhar por todo pé, para evitar novas rachaduras.

Em seguida, calce meias e só as retire na manhã seguinte. O calor que elas proporcionarão ajudará o produto a penetrar na pele e a agir.

10. Vick VapoRub contra micose nas unhas

Além disso, estudos também sugerem que Vick VapoRub nas unhas, todos os dias, pode ajudar contra micoses, como as adquiridas pelo uso coletivo dos alicates, nos salões de beleza.

O importante é manter a aplicação durante vários dias e não a interromper ao perceber as primeiras melhoras.

Leia também:

Fontes: Glamour, Incrível Club, Tua Saúde.

Bibliografia:

Kelechi TJ, Stroud S. The four ‘Vs’ for foot care. Vaseline, vegetable shortening, vinegar and Vicks VapoRub. Adv Nurse Pract. 2004 Jun;12(6):67-70, 84. PMID: 15218592.

Paul IM. Vicks VapoRub study: incomplete case report and misleading publicity. Chest. 2009 Aug;136(2):650; author reply 650-1. doi: 10.1378/chest.09-0324. PMID: 19666773.

Vicks VapoRub might help fight toenail fungus. Consum Rep. 2006 Mar;71(3):49. PMID: 16544384.

Próxima página »

Escolhidas para você