Curiosidades

111 perguntas sem respostas que vão explodir sua mente

Qual é o sentido da vida? É possível chorar embaixo da água? Os peixes têm sede? Confira nesta matéria essas e outras perguntas sem respostas.

Por P.H Mota

As perguntas sem respostas são questionamentos que podem causar um nó na nossa cabeça, uma vez que se tratam de questões absurdas, de fato, sem pé nem cabeça, bem paradoxais, que vão contra os princípios básicos da lógica do mundo, por exemplo, por que os kamikazes usavam capacetes?

Ou mesmo aquelas perguntas que envolvem o surgimento de regras e comportamentos que ninguém sabe como nem por que foram colocados em prática, por exemplo, por quem e como a ordem alfabética foi definida?

Se você ficou curioso e gosta desse tipo de pergunta? Então, não deixe de acompanhar nosso texto, que, mesmo sem respostas, algumas das perguntas foram explicadas para se chegar o mais próximo possível a uma resolução.

28 perguntas sem respostas com explicações

1. Quem nasceu primeiro: o ovo ou galinha? – a pergunta sem resposta clássica

Essa é, sem dúvida, uma das mais clássicas perguntas desse tipo, não é mesmo? No entanto, ela possui uma resposta científica: uma nova descoberta aponta uma proteína encontrada somente em ovários de galinhas, essencial para formar a casca do ovo.

Continua após a publicidade

Portanto, o ovo só poderia ser produzido pela primeira galinha existente. Ou seja, a galinha teria surgido primeiro.

2. Se Deus está em todo lugar, por que olham para cima para falar com ele?

Segundo a própria oração do Pai Nosso, Deus estaria no céu. Isso não significa, entretanto, que esse céu é o mesmo céu físico que vemos na atmosfera. Mesmo assim, a associação do lugar simbólico com o lugar físico acabou sendo feita e o hábito se desenvolveu entre religiosos.

3. Por que a tampa da pasta de dente é do mesmo tamanho do ralo da pia?

Essa dúvida passa pela cabeça de quem precisa lidar com o desespero de tentar remover uma tampa que caiu no ralo. No entanto, provavelmente, a resposta é que os fabricantes, em nenhum momento, pensaram nesse dilema. Os tubos são projetados em tamanhos semelhantes aos das escovas, e daí o tamanho das tampinhas.

4. Se os humanos vêm dos macacos, como ainda existem macacos?

Essa pergunta sem resposta, na verdade, deve ser feita de outra forma para que tenha resposta. Isso porque os humanos não evoluíram a partir dos macacos como conhecemos hoje.

Continua após a publicidade

Assim como humanos se transformaram ao longo de anos, as espécies de macacos também passaram por mudanças, mas todas vieram de um mesmo ancestral em comum.

5. De onde vem a carne de chester se ninguém conhece um chester?

Apesar de misteriosos, os chesters são aves que realmente existem. Eles são originários da América do Norte e passaram a ser vendidos no Brasil no fim da década de 70.

Essa é uma das perguntas sem resposta que você pode, enfim, retirar da lista.

6. Por que gatos ronronam? – você explica essa pergunta sem resposta?

Não existe uma resposta definitiva para essa questão, mas existem algumas teorias. Nós sabemos que os gatos ronronam para demonstrar emoções, quando estão felizes, por exemplo.

Continua após a publicidade

Por outro lado, entretanto, eles também podem emitir o som em situações de medo.

7. Se fantasmas atravessam paredes, como ficam sobre o chão?

Para responder essa pergunta, primeiramente teríamos que responder a uma outra: fantasmas existem? Só depois de desvendar essa dúvida poderíamos tentar esclarecer todos os mistérios sobre fantasmas.

8. Se o livro é de autoajuda, por que outra pessoa escreveu?

Os livros de autoajuda têm esse nome, pois o leitor pode ajudar a si mesmo. Sendo assim, ainda que o processo seja feito de maneira independente, ele pode ter inspiração ou motivação nas palavras de um autor.

Da mesma forma, a transformação pode começar por meio de um processo terapêutico, por exemplo.

Continua após a publicidade

9. Por que kamikazes precisavam usar capacete?

Apesar de enviados em missões suicidas, os pilotos japoneses precisavam se proteger em situações em que a missão não chegava a ser executada.

10. Por que os canteiros das avenidas possuem esse nome se não ficam nos cantos?

Por mais que sejam parecidas, na verdade, as palavras possuem origens diferentes.

Canto tem origem no latim para borda (canthus), enquanto canteiro vem de canterius. Esta palavra designava um espaço de terreno onde se plantavam flores.

11. Se o vinho é líquido, como é seco? – mix de pergunta sem resposta com pergunta infame

O nome seco não tem nada a ver com a presença ou não de líquido, mas sim com a descrição do sabor da bebida. De acordo com a classificação de enólogos, os vinhos secos possuem menos açúcar por litro.

Continua após a publicidade

12. Por que o milho verde é amarelo?

O nome verde não está ligado à cor da planta na sua forma de alimento, mas sim ao seu estado de maturação.

13. Por que o Zeca Pagodinho não toca pagode, mas samba?

Apesar de realmente tocar samba, o cantor recebeu seu apelido ainda na infância. Na época, ele fez parte da Ala do Pagodinho, do bloco de carnaval Boêmios do Irajá.

Sendo assim, nos anos 80, ele adotou o apelido para sua carreira musical.

14. Por que lavamos a toalha se usamos no corpo limpo?

O grande problema é o acúmulo de umidade na toalha. Dessa maneira, o ambiente fica propício para o desenvolvimento de fungos que podem gerar alergia, micoses e mau cheiro.

Continua após a publicidade

15. Qual laranja veio primeiro, a cor ou a fruta?

O nome da cor laranja é inspirado na fruta, e não ao contrário. A fruta já era conhecida há milhares de anos e era chamada de náranga, em sânscrito. Foi só depois da fruta já ser conhecida na Europa que a passou designar a cor.

16. Por que o Halls preto é branco?

Essa, na verdade, é bem simples. O nome da cor não tem a ver com a bala, mas sim com a classificação dos tipos designada pela embalagem.

17. Como existe banco 30 horas, se o dia só tem 24 horas? – quem nunca pensou nessa pergunta sem resposta?

De fato, é impossível qualquer estabelecimento atender por mais de 24 horas por dia. O número, então, a soma das horas disponíveis de atendimento no mesmo dia, em ambientes diferentes.

Como os bancos atendem por 6 h em agências e 24 h em atendimento online, são 30 horas totais.

Continua após a publicidade

18. Por que a caixa-preta de aviões não é da cor preta?

Essa pergunta sem resposta na verdade possui explicação. A caixa-preta foi desenvolvida para gravar informações e dados em voos comerciais. Como é extremamente importante em situações de acidente e resgate, precisa ter uma cor chamativa. Isso porque, se fosse preta seria difícil de ser encontrada.

19. Por que o avião não é feito do material resistente das caixas-pretas?

Para voar, o avião precisa ser desenvolvido com fibra de carbono e outros materiais leves. Caso fosse fabricado com o aço inoxidável das caixas- pretas, pesaria cinco vezes mais e não voaria com a mesma facilidade.

20. Qual o sentido da expressão “dormir como um bebê” se os bebês sempre acordam chorando?

Provavelmente a expressão está mais ligada ao sono sem preocupações dos bebês. Enquanto adultos vão para a cama pensando em seus conflitos pessoais e profissionais, contas a pagar, os bebês não pensam em nada disso.

21. Por que filmes espaciais são tão barulhentos se não há no som no espaço?

É verdade que no mundo real essa informação é um fato, mas se fosse assim no cinema, os filmes seriam muito mais sem graça. Imagine assistir, por exemplo, aos combates de Star Wars sem nenhum barulho de tiro ou explosão.

Continua após a publicidade

22. Qual dos apoios do braço do cinema é o meu?

Com certeza é uma das perguntas sem resposta mais difícil de se responder. Não existe nenhuma regra ou convenção que determine isso, então o mais correto seja dentar dividir o espaço meio a meio. Ou ainda apostar na lei dos mais rápidos.

23. Adão e Eva tinham umbigo? – Essa pergunta vai continuar sem resposta

De acordo com a Bíblia, Adão surgiu do barro e Eva da costela de Adão. Ou seja, não tendo vindo de um útero, eles não precisariam de cordão umbilical.

Porém, a Bíblia não é tão detalhada e específica assim e não existem registros sobre os corpos do casal, então, essa é realmente uma das perguntas sem resposta que vão continuar assim.

24. Por que somos contagiados por bocejo?

Existem apenas teorias que tentam responder a esse mistério. Uma delas sugere que os responsáveis por isso sejam os neurônios-espelho, que desencadeiam um ato-reflexo incontrolável.

Continua após a publicidade

Por outro lado, há teóricos que sugerem que o estímulo não é involuntário e está ligado a manifestações de empatia.

25. Como o Tarzan estava sempre barbeado?

A verdade é que as adaptações do personagem se preocuparam mais em retratar um personagem bonito e galã do que realista demais. Assim, mesmo vivendo na selva por anos, ele estava sem muitos pelos no rosto.

Por outro lado, realmente existem homens de algumas etnias que desenvolvem pouquíssimos ou nenhum pelo facial, o que poderia ser o caso do personagem.

26. Por que o quadro-negro é verde?

Essa pergunta sem resposta faz sentido. Apesar de atualmente o quadro ser verde, no passado ele era feito de ardósia preta. O verde acabou ganhando a preferência dos fabricantes e consumidores, mas o nome se manteve. Entretanto, atualmente muita gente prefere chamar o quadro de lousa.

Continua após a publicidade

27. Por que sonhamos durante o sono? – Pergunta sem resposta até para os cientistas

A ciência ainda não conseguiu desvendar essa pergunta sem resposta. Mas já sabemos que durante os sonhos o cérebro realiza funções como simulação de situações futuras, realização de desejos, dramatização de preocupações e formação de memórias.

28. Por que apertamos o botão do controle remoto com força quando a pilha está acabando?

Ainda que não faça nenhum sentido, existe um instinto que faz isso. Provavelmente está ligado ao fato de que a força extra realmente faz a diferença, se o problema for no funcionamento do controle. Mas se o problema realmente for pilhas fracas, não faz nenhum sentido.

Outras perguntas sem respostas

29. Quão profundo é o oceano?

30. Tem como ser sábio sem ser inteligente?

Continua após a publicidade

31. Se o tempo é uma invenção humana, ele existe mesmo?

32. Por que aplaudimos?

33. Por que a cola não fica grudada na embalagem?

34. Como os cegos de nascença sonham?

Continua após a publicidade

35. Se a consciência acaba na hora da morte, é possível saber que morremos?

36. Destino e livre-arbítrio podem existir simultaneamente?

37. Por que um tomate necessita de mais genes do que um ser humano?

38. Por que as mulheres têm menopausa e os homens não?

Continua após a publicidade

39. Por que não existe comida para gatos com o sabor de rato?

40. Cegos deixam as luzes acesas em casa à noite?

41. Quem abre a porta para o motorista entrar no ônibus?

42. Por que as caixas das pizzas não são redondas?

Continua após a publicidade

43. Tem como chorar embaixo d’água?

44. Se toda a população do planeta pular ao mesmo tempo, a Terra se moverá?

45. Os peixes têm sede?

46. De que cor é o universo?

Continua após a publicidade

47. Qual a diferença entre viver e existir?

48. É possível alcançar a felicidade?

49. Por que ‘abril’ não termina com a letra ‘O’?

Outras perguntas sem respostas

50. Como se chama a montanha-russa na Rússia?

Continua após a publicidade

51. Um veneno vencido é mais ou menos perigoso?

52. Se alguém tem um pedaço de terra, ele é proprietário dessa área até o centro da Terra?

53. Se ninguém for assistir a uma sessão no cinema, o filme ainda assim é exibido?

54. Por que chamam o golpe de ‘boa noite, Cinderela” se a personagem que dorme é a Aurora, a Bela Adormecida?

Continua após a publicidade

55. É melhor aproveitar a vida sem temer a morte ou viver com cuidado temendo a morte?

56. A liberdade existe?

57. O que é consciência?

58. Por que a agulha da injeção letal é esterilizada?

Continua após a publicidade

59. Artistas gospel podem fazer gravação demo?

60. Se o álcool deixa a gente alcóolico, a Fanta deixa a gente fantástico?

61. Como se escreve zero em algarismo romanos?

62. Os pinguins possuem joelhos?

Continua após a publicidade

63. Se você roubar uma caneta de um banco, isso seria um roubo a banco?

64. O mundo começou de dia ou de noite?

65. Qual é o propósito da vida?

66. Eterno e infinito significam a mesma coisa?

Continua após a publicidade

67. Se um taxista der marcha ré, ele vai dever o passageiro?

68. Por que quem trabalha no mar é chamado de marujo e quem trabalha no ar não é chamado de araújo?

69. Se ‘butter’ é manteiga em inglês e ‘fly’ é voar em inglês, ‘butterfly’ não deveria ser manteiga voadora?

Veja mais perguntas sem respostas

70. Por que ao ser perguntado o que levar para uma ilha deserta ninguém diz ‘barco’?

Continua após a publicidade

71. Se você cavasse um buraco até o outro lado da Terra e depois pulasse lá dentro, você estaria caindo ou flutuando?

72. Por existem desenhos do Sol usando óculos escuros, já que o objetivo dos óculos escuros é de proteger os olhos da luz do Sol?

73. Se Deus criou tudo, quem criou Deus?

74. Qual é o oposto de oposto?

Continua após a publicidade

75. Já que aprendemos e melhoramos com os nossos erros, por que nós temos tanto medo de errar?

76. Seria a vingança um sorvete, já que dizem que ela é um prato que come frio e que ela é doce?

77. Se colocarmos sal na batata-doce, ela é doce ou salgada?

78. Se tomate é uma fruta, seria o ketchup um suco?

Continua após a publicidade

79. Se o Pluto e o Pateta são cães, por que um pode andar sobre duas patas e o outro não?

Mais algumas perguntas sem respostas

80. Por que o porta-luvas tem esse nome, já que ninguém guarda luvas lá?

81. Se quisermos falhar e tivermos sucesso, teremos falhado ou tido sucesso?

82. O tempo começou antes ou depois da criação do universo?

Continua após a publicidade

83. Por que mover a cabeça para cima e para baixo quer dizer sim e para os lados que dizer não?

84. Se o amor é a resposta, qual é a pergunta?

85. Será que, ao morrermos, a luz no fim do túnel é a luz da sala de parto para nascermos de novo?

86. Se o lugar que vende peixes se chama peixaria, o lugar que vende porcos se chama porcaria?

Continua após a publicidade

87. Se o óleo de milho é feito de milho, do que é feito o óleo de bebê?

88. Se tempo é dinheiro e estivermos com tempo sobrando significa que somos ricos?

89. Para onde vai uma memória quando ela é esquecida?

90. Já que a Terra é redonda, onde ficam os quatro cantos dela?

Continua após a publicidade

91. Como o dinheiro é feito de papel, podemos dizer que ele cresce em árvores?

92. por que a luz negra é roxa?

93. Por que os carros atingem velocidades mais altas do que as permitidas em qualquer lugar do  mundo?

94. O que veio primeiro: a fruta ou a semente?

Continua após a publicidade

95. Se você encontrar um gênio da lâmpada que lhe conceder 3 desejos e falar que você não pode pedir mais desejos, você poderia pedir mais gênios?

Outras perguntas sem respostas

96. Se o Will Smith voltasse no tempo, ele se chamaria Was Smith?

97. Se o sapato da Cinderela servia perfeitamente nela, por que, então, ele caiu?

98. Por que o sorvete de baunilha é branco, já que a baunilha é marrom?

Continua após a publicidade

99. A pessoa que tem amnésia consegue se lembrar de que tem amnésia?

100. Por que a água mineral tem data de validade?

101. Quando o presente se torna passado e o futuro se torna presente?

102. Se tudo é possível, o impossível também é possível?

Continua após a publicidade

103. Se um vampiro morder um zumbi, o zumbi se torna um vampiro ou o vampiro se torna um zumbi?

104. Será que os gagos gaguejam no pensamento?

105. Onde acaba a testa de uma pessoa careca?

106. Se a pedirmos ajuda de Deus em uma prova de ensino religioso, seria cola?

Continua após a publicidade

107. Quanto mais suicidas existem, menos suicidas existem?

108. Se descrevermos algo como indescritível, isso já não seria uma descrição?

109. Em algum momento, nada existiu ou sempre existiu algo?

110. Se uma pessoa janta no café da manhã, é janta ou café da manhã?

Continua após a publicidade

111. Será que os cachorros também dão nomes aos seus donos?

Leia também: 

Fontes: O único, Dicionário popular, Hipercultura.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você