Curiosidades

Perguntas sem resposta – 30 soluções para dúvidas misteriosas

Algumas das principais questões do mundo foram trouxeram soluções que mudaram a história, mas ainda existem muitas perguntas sem resposta

Atualizado em 21/07/2020

O ser-humano adora fazer perguntas. É graças a isso, inclusive, que foi possível chegar a soluções simples e revoluções tecnológicas complexas para grande parte dos problemas de nossa vida. Por outro lado, ainda existem muitas perguntas sem resposta.

Algumas das perguntas sem resposta mais populares, no entanto, até que possuem alguma explicação. Isso não significa que elas realmente ajudam a solucionar os mistérios. No entanto, talvez podem ajudar a reduzir alguns deles.

Sendo assim, vamos tentar encarar o desafio paradoxal de desvendar algumas perguntas sem resposta.

30 perguntas sem resposta que de quebrar a cabeça

Quem nasceu primeiro, o ovo ou galinha?

Perguntas sem resposta - 30 soluções para dúvidas misteriosas
Treehugger

A pergunta é motivo de muito debate, mas, na verdade, possui resposta. Uma nova descoberta aponta uma proteína encontrada somente em ovários de galinhas, essencial para formar a casca do ovo. Portanto, o ovo só poderia ser produzido pela primeira galinha existente. Ou seja, a galinha teria surgido primeiro.

Se Deus está em todo lugar, por que olham para cima para falar com ele?

Segundo a própria oração do Pai Nosso, Deus estaria no céu. Isso não significa, entretanto, que esse céu o é o mesmo céu físico que vemos na atmosfera. Ainda assim, a associação do lugar simbólico com o lugar físico acabou sendo feita e o hábito se desenvolveu entre religiosos.

Por que a tampa da pasta de dente é do mesmo tamanho do ralo da pia?

Essa dúvida passa pela cabeça de quem precisa lidar com o desespero de tentar remover uma tampa que caiu no ralo. Porém, provavelmente a resposta é que os fabricantes em nenhum momento pensam nesse dilema. Os tubos são pensados em tamanhos semelhantes aos das escovas, e daí o tamanho das tampinhas.

Se os humanos vêm dos macacos, como ainda existem macacos?

Perguntas sem resposta - 30 soluções para dúvidas misteriosas
Smithsonian Magazine

Esta pergunta, na verdade, deve ser feita de outra forma para que tenha resposta. Isso porque os humanos não evoluíram a partir dos macacos como conhecemos hoje. Assim como humanos se transformaram ao longo de anos, as espécies de macacos também passaram por mudanças, mas todas vieram de um mesmo ancestral em comum.

De onde vem a carne de chester se ninguém conhece um chester?

Apesar de misteriosos, os chesters são aves que realmente existem. Eles são originários da América do Norte e passaram a ser vendidos no Brasil no fim da década de 70. Essa é uma das perguntas sem resposta que você pode enfim retirar da lista.

Por que gatos ronronam?

Não existe uma resposta definitiva para essa questão, mas existem algumas teorias. Nós sabemos que os fatos ronronam para demonstrar emoções, quando estão felizes, por exemplo. Por outro lado, eles também podem emitir o som em situações de medo.

Se fantasmas atravessam paredes, como ficam sobre o chão?

Perguntas sem resposta - 30 soluções para dúvidas misteriosas
BBC

Para responder essa pergunta, primeiramente teríamos que responder a uma outra: fantasmas existem? Só depois de desvendar essa dúvida poderíamos tentar esclarecer todos os mistérios sobre fantasmas.

Se o livro é de autoajuda, por que outra pessoa escreveu?

Os livros de autoajuda tem esse nome pois o leitor pode ajudar a si mesmo. Sendo assim, ainda que o processo seja feito de maneira independente, o ele pode ter inspiração ou motivação nas palavras de um autor. Da mesma forma, a transformação pode começar por meio de um processo terapêutico, por exemplo.

Por que kamikazes precisavam usar capacete?

Apesar de enviados em missões suicidas, os pilotos japoneses precisavam se proteger em situações em que a missão não chegava a ser executada.

Por que os canteiros das avenidas possuem esse nome se não ficam nos cantos?

Perguntas sem resposta - 30 soluções para dúvidas misteriosas
Município de Itajaí

Por mais que sejam parecidas, na verdade as palavras possuem origens diferentes. Canto tem origem no latim para borda (canthus), enquanto canteiro vem de canterius. Esta palavra designava um espaço de terreno onde se plantam flores.

Se o vinho é líquido, como é seco?

O nome seco não tem nada a ver com a presença ou não de líquido, mas sim com a descrição do sabor da bebida. De acordo com a classificação de enólogos, os vinhos secos possuem menos açúcar por litro.

Por que o milho verde é amarelo?

O nome verde não está ligado à cor da planta na sua forma de alimento, mas sim ao seu estado madura.

Por que o Zega Pagodinho não toca pagode, mas samba?

Perguntas sem resposta - 30 soluções para dúvidas misteriosas
Tribuna de Minas

Apesar de realmente tocar samba, o cantor recebeu seu apelido ainda na infância. Na época, ele fez parte da Ala do Pagodinho, do bloco de carnaval Boêmios do Irajá. Sendo assim, nos anos 80 ele adotou o apelido para sua carreira musical.

Por que lavamos a toalha se usamos no corpo limpo?

O grande problema é o acúmulo de umidade na toalha. Dessa maneira, o ambiente fica propício para o desenvolvimento de fungos que podem gerar alergia, micoses e mau cheiro.

Qual laranja veio primeiro, a cor ou a fruta?

O nome da cor é inspirado na fruta, e não ao contrário. A fruta já era conhecida há milhares de anos e era chamada de náranga, em sânscrito. Foi só depois da fruta já ser conhecida na Europa que a passou designar a cor.

Por que o Halls preto é branco?

Perguntas sem resposta - 30 soluções para dúvidas misteriosas
Bairrista Sepeense

Essa, na verdade, é bem simples. A nome da cor não tem a ver com a bala, mas sim com a classificação dos tipos designada pela embalagem.

Como existe banco 30 horas, se o dia só tem 24 horas?

De fato, é impossível qualquer estabelecimento atender por mais de 24 horas por dia. O número, então, a soma das horas disponíveis de atendimento no mesmo dia, em ambientes diferentes. Como os bancos atendem por 6 h em agências e 24 h em atendimento online, 30 horas totais.

Por que a caixa preta de aviões não é da cor preta?

A caixa preta foi desenvolvida para gravar informações e dados em voos comerciais. Como é extremamente importante em situações de acidente e resgate, precisa ter uma cor chamativa. Isso porque se fosse preta seria difícil de ser encontrada.

Por que o avião não é feito do material resistente das caixas preta?

Perguntas sem resposta - 30 soluções para dúvidas misteriosas
O Globo

Para voar, o avião precisa ser desenvolvido com fibra de carbono e outros materiais leves. Caso fosse fabricado com o aço inoxidável das caixas pretas, pesaria cinco vezes mais e não voaria com a mesma facilidade.

Qual o sentido da expressão dormir como um bebê se os bebês sempre acordam chorando?

Provavelmente a expressão está mais ligada ao sono sem preocupações dos bebês. Enquanto adultos vão para a cama pensando em seus conflitos pessoais e profissionais, contas a pagar, os bebês não pensam em nada disso.

Por que filmes espaciais são tão barulhentos se não há no som no espaço?

É verdade que no mundo real essa informação é um fato, mas se fosse assim no cinema, os filmes seriam muito mais sem graças. Imagine assistir, por exemplo, aos combates de Star Wars sem nenhum barulho de tiro ou explosão.

Qual dos apoios do braço do cinema é o meu?

Perguntas sem resposta - 30 soluções para dúvidas misteriosas
Por que não pensei nisso?

Com certeza é uma das perguntas sem resposta mais difícil de se responder. Não existe nenhuma regra ou convenção que determine isso, então o mais correto seja dentar dividir o espaço meio a meio. Ou ainda apostar na leia dos mais rápido.

Adão e Eva tinham umbigo?

De acordo com a Bíblia, Adão surgiu do barro e Eva da costela de Adão. Ou seja, não tendo vindo de um útero, eles não precisariam de cordão umbilical. Porém, a Bíblia não é tão detalhada e específica assim e não existem registros sobre os corpos do casal, então essa é realmente uma das perguntas sem resposta que vão continuar assim.

Por que somos contagiado por bocejo?

Existem apenas teorias que tentam responder esse mistério. Uma delas sugere que o córtex motor primário está ligado a estimulação de estímulos. Por outro lado, há teóricos que sugerem que o estímulo não é involuntário e está ligado a manifestações de empatia.

Como o Tarzan estava sempre barbeado?

Perguntas sem resposta - 30 soluções para dúvidas misteriosas
O Globo

A verdade é que as adaptações do personagem se preocuparam mais em retratar um personagem bonito e galã do que realista demais. Assim, mesmo vivendo na selva por anos, ele estava sem muitos pelos no rosto. Por outro lado, realmente existem homens de algumas etnias que desenvolvem pouquíssimos ou nenhum pelo facial, o que poderia ser o caso do personagem.

Por que o quadro negro tem cor verde?

Apesar de atualmente o quadro ser verde, no passado ele era feito de ardósia preta. O verde acabou ganhando a preferência dos fabricantes e consumidores, mas o nome se manteve. Entretanto, atualmente muita gente prefere chamar o quadro de lousa.

Por que sonhamos durante o sono?

A ciência ainda não conseguiu desvendar esse mistério. Mas já sabemos que durante os sonhos o cérebro realiza funções como simulação de situações futuras, realização de desejos, dramatização de preocupações e formação de memórias.

Por que apertamos o botão do controle remoto com força quando a pilha está acabando?

Perguntas sem resposta - 30 soluções para dúvidas misteriosas
RansomSpares

Ainda que não faça nenhum sentido, existe um instinto que faz isso. Provavelmente está ligado ao fato que a força extra realmente faz a diferença, se o problema for no funcionamento do controle. Mas se o problema realmente for pilhas fracas, não faz nenhum sentido.

Se essas são perguntas sem resposta, por que são respondidas?

No fim das contas, algumas perguntas não são tão sem resposta assim. Além disso, não custa querer tentar resolver alguns dos mistérios do universo para passar o tempo e estimular a criatividade, não é mesmo?

Fonte: Hiper Cultura

Imagens: FlexJobsO GloboPor que não pensei nisso?O GloboRansomSparesBBCMunicípio de ItajaíBairrista SepeenseTreehuggerSmithsonian Magazine, Tribuna de Minas