Ciência & Tecnologia

Luzes do norte, o que são? Origem do fenômeno e onde ver

As luzes do norte são um evento natural que acontece no hemisfério norte, também conhecida pelo nome de aurora boreal ou aurora polar.

Em primeiro lugar, as luzes do norte referem-se a aurora boreal. Nesse sentido, consiste em um fenômeno óptico composto de um brilho visível nos céus noturnos da região polar do hemisfério norte. Sobretudo, ocorre por conta do impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra.

Porém, o campo magnético da terra canaliza essas partículas, dando origem ao fenômeno de cores. Ademais, as luzes do norte dependem diretamente da atividade solar, porque o elemento básico são as partículas do vento solar. Apesar disso, não se trata de um fenômeno exclusivo da Terra, porque se observa ainda em Júpiter, Saturno, Marte e Vênus.

Mais ainda, as luzes do norte acontecem sem dependência da natureza. Ou seja, podem surgir de forma artificial por meio de explosões nucleares ou em laboratório. No geral, aparecem como um brilho difuso e uma cortina estendida em sentido horizontal no céu do hemisfério norte.

Contudo, é possível identificar a formação de arcos cuja forma muda constantemente. Comumente, cada cortina envolve vários raios paralelos e alinhados na direção das linhas do campo magnético. Em outras palavras, isso sugere que a s luzes do norte estão alinhadas com o campo terrestre,. Por fim, confira onde pode-se visualizar esse evento:

Continua após a publicidade

Luzes do norte: onde visualizar a aurora boreal?

1) Fairbanks, nos Estados Unidos

Fotografia da aurora
Fonte: eCycle

Sobretudo, esse é um dos melhores destinos para ver o evento. Apesar disso, é um centro popular de turismo da aurora boreal. Em especial, isso se dá em decorrência do aeroporto internacional e a posição privilegiada para observação. Curiosamente, forma-se a aurora oval, uma zona em forma de anel onde pode-se ver as luzes do norte concentradas.

2) Yellowknife, o destino das luzes do norte no Canadá

Fotografia da aurora
Fonte: eCycle

No geral, existem diversas regiões do Canadá para visualizar as luzes do norte, mas Yellowknife apresenta um fenômeno em contato com a natureza. Ademais, essa região está logo abaixo de uma área de aurora oval.

3) Tromso, Noruega

Fotografia da aurora
Fonte: eCycle

Apesar das longas noites de inverno, a Noruega oferece ampla visibilidade das luzes. Sobretudo porque tem localização a 69º a norte do centro da zona da aurora. logo acima do Círculo Polar Ártico.

4) Groenlândia, a cidade das luzes do norte

Fotografia da aurora
Fonte: eCycle

Acima de tudo, a maior parte da Groenlândia fica dentro do Círculo Polar Ártico, o que permite uma visualização privilegiada das luzes do norte. No geral, pode-se ver ainda melhor durante o inverno, quando há menos Sol ao longo do dia.

Continua após a publicidade

5) Lapônia, o lugar para observar as luzes do norte sem interferência na Finlândia

Luzes do norte, o que são? Origem do fenômeno e onde ver
Fonte: eCycle

Apesar de ser uma região escassamente povoada na Finlândia, a Lapônia faz fronteira com a Suécia e Noruega, permitindo um amplo turismo. Além disso, as luzes do norte são visíveis por cerca de 200 noites por ano. Sobretudo, isso decorre da ausência de luz artificial da região, não interferindo na visibilidade do fenômeno.

6) Parque Nacional Abisko, Suécia

Luzes do norte, o que são? Origem do fenômeno e onde ver
Fonte: eCycle

Antes de mais nada, os baixos níveis de precipitação e o nível mínimo de poluição luminosa geram grande visibilidade das luzes do norte nesse local. Além disso, é um dos principais destinos para observação de auroras por causa do microclima específico.

7) Lagoa Glacial na Islândia

Luzes do norte, o que são? Origem do fenômeno e onde ver
Fonte: eCycle

Comumente, a Islândia apresenta paisagens dignas de filmes dramáticos e documentários sobre a natureza. Portanto, pode-se observar as luzes do norte em pontos específicos do país, que ainda oferecem acesso a carro com facilidade.

8) Península Superior de Michigan

Luzes do norte, o que são? Origem do fenômeno e onde ver
Fonte: eCycle

Por fim, essa é uma das regiões mais ao norte dos Estados Unidos, o que permite visualizações das luzes com facilidade. Curiosamente, os moradores da região conseguem acompanhar a aurora a partir dos seus quintais, mas existem opções turísticas.

Continua após a publicidade

E ai, aprendeu sobre as luzes do norte? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Próxima página »

Escolhidas para você