Curiosidades

Amish: a fascinante comunidade que vive nos Estados Unidos e Canadá

A comunidade amish vive isolada do resto do mundo, sem eletricidade e tecnologia, apenas recriando a vida rural do século 17.

Geralmente reconhecidos por seus trajes pretos, formais e conservadores, os amish integram um grupo religioso cristão. Ao passo que a principal característica dessa comunidade é manter-se isolada das demais, é possível encontrar colônias amish espalhadas por todo território estadunidense e canadense.

Quando dizemos que os amish são conservadores, não estamos falando de posicionamentos políticos. Na verdade, eles são assim chamados por se agarrarem ao sentido literal da palavra e conservarem seus costumes primitvos. Sendo assim, eles vivem daquilo que produzem em suas terras e distanciam-se de energia elétrica e equipamentos eletrônicos.

Contudo, muito além do visual marcado por roupas antigas e da predilação pelo isolamento social, a comunidade amish conta com inúmeras peculiaridades. Pensando nisso, resolvemos explorar suas principais características e peculiaridades. Vamos lá!

Quem são os Amish?

Fonte: SAPO Lifestyle

Primeiramente, assim como dissemos acima, os amish são um grupo religioso cristão conhecido por ser ultraconservador. Aliás, pode botar conservador nisso. Afinal, desde que o líder anabatista suiço Jacob Amman abandonou os menonitas na Europa em 1693 para migrar com seus apoiadores para os Estados Unidos, os amish perpetuam seus costumes.

Aliás, o termo “amish” é uma derivação de Amman, e assim ficaram conhecidos aqueles que seguem sua doutrina. Todavia, ao passo que os amish chegavam à América do Norte, muitos deles eram desvirtuados. Então, como resultado disso, em 1850 foi estabelecido que haveriam reuniões anuais entre as comunidades amish para lidar com esse problema.

Em suma, os amish são grupos formados por descendentes de alemães e suíços que se consolidaram nos Estados Unidos e Canadá. Essas pessoas buscam recriar a vida rural do século 17, período em que Jacob Amman implantou  doutrina, e por isso afastam-se dos elementos característicos da modernidade.

Continua após a publicidade

Atualmente estima-se que existem cerca de 198 mil membros da comunidade amish no mundo. Enquanto os EUA e Canadá abrigam mais de 200 desses assentamentos, 47 mil desses membros residem apenas na Filadélfia.

Características dos Amish

Embora sejam conhecidos por viverem afastados do resto da sociedade, os amish contam com diversas outras características. Por exemplo, eles não prestam serviços militares e não aceitam qualquer assistência do governo. Ademais, não podemos colocar toda comunidade amish no mesmo saco, já que cada distrito é independente e possui suas próprias regras de convivência.

Pois bem, os amish possuem diversas características interesessantes que vão desde um dialeto próprio, passam por funções delimitadas por gênero e chegam a representações bíblicas. Veja abaixo:

Pennsylvania Dutch

Amish: a fascinante comunidade que vive nos Estados Unidos e Canadá
Fonte: Randy Fath

Apesar de usarem o inglês para comunicarem-se com o mundo exterior nas raras vezes que faz-se necessário, os amish possuem seu próprio dialeto. Conhecido como Pennsylvania Dutch ou Pennsylvania German, o idioma mescla influências alemãs, suíças e inglesas. Portanto, essa língua é bem característica do grupo.

Vestimentas

Fonte: Annie Spratt

Assim como dissemos acima, os amish são facilmente reconhecidos por seus trajes. Ao passo que homens costumam trajar chapéus e ternos, mulheres usam vestidos longos e um capuz cobrindo a cabeça.

Divisão de tarefas por gênero

Amish: a fascinante comunidade que vive nos Estados Unidos e Canadá
Fonte: Pinterest

Enquanto homens têm um papel predominante na comunidade amish, as mulheres limtam-se a donas de casa. Portanto, as funções femininas são basicamente: cozinhar, costurar, limpar, organizar o lar e ajudar os vizinhos. Ademais, em locais públicos elas sempre seguem seus maridos.

Continua após a publicidade

Interpretação bíblica

Fonte: Aaron Burden

Da mesma forma que muitas características de sua cultura, os amish possuem uma forma peculiar de lidar com a escritura sagrada. Na verdade, eles tendem a interpretar a bíblia de uma forma bem literal. Por exemplo, baseando-se nas ações de Jesus, eles introduziram a lavagem dos pés na liturgia – isso que é levar as coisas ao pé da letra, né?

Educação

Amish: a fascinante comunidade que vive nos Estados Unidos e Canadá
Fonte: john kovacich

Ao contrário do que estamos acostumados a ver, a educação não é uma prioridade para o povo amish. Só para ilustrar, as crianças da comunidade estudam só até o oitavo ano, basicamente cursam apenas o ensino fundamental. Além disso, aprendem só matérias “necessárias” para sua vida adulta, como matemática, inglês e alemão.

Rumspringa

Fonte: Pinterest

Curiosamente, os amish não obrigam ninguém a permanecer na comunidade. Aliás, até existe um rito de passagem para isso, o Rumspringa. Nesse período, entre os 18 e 22 anos de idade, o jovem pode fazer o que quiser, experimentar o mundo externo e afins. Dessa forma, caso decida permanecer na comunidade, seguirá para o batismo e poderá casar-se com integrantes da igreja.

Subsistência

Amish: a fascinante comunidade que vive nos Estados Unidos e Canadá
Fonte: Brad Weaver

Embora cada fazenda da comunidade se esforce para produzir tudo o que necessita, não significa que há uma autossuficiência. Portanto, por vezes é necessário negociar com o mundo externo. Dessa forma, os itens mais comprados pelos amish fora de sua comunidade são: farinha, sal e açúcar.

Curiosidades sobre a cultura Amish

Fonte: Chris Chow

Até então pudemos perceber que a comunidade amish é bem peculiar, certo? Contudo, além disso ainda há inúmeros detalhes que tornam esse grupo de pessoas muito singular. Só pra você ter uma ideia, reunimos abaixo algumas curiosidades. Veja só:

  • Amish são pacifistas e sempre recusam-se a prestar serviço militar;
  • Uma das maiores comunidades amish do mundo fica na Pensilvânia e possui cerca de 30 mil habitantes;
  • Embora não sejam adeptos de tecnologia e eletricidade, os amish podem utilizar celulares fora de casa para fins comerciais;
  • Amish não gostam de ser fotografados, pois dizem quem segundo a bíblia, um cristão não deve manter sua própria imagem gravada;
  • As autoridades estadunidenses forçaram os amish a instalar lanternas em suas carroças para trafegar à noite nas estradas, pois entre  2009 e 2017 cerca de nove pessoas morreram em acidentes envolvendo o veículo;
  • Mais de 80% dos jovens amish voltam para casa e batizam-se após o Rumspringa;
  • Caso tenha interesse em converter-se aos amish você precisa: aprender o Pennsylvania Dutch, abandonar a vida moderna, passar uma temporada na comunidade e ser aceito por meio de uma votação;
  • Meninas amish brincam com bonecas sem rosto, pois desencorajam a vaidade e o orgulho;
  • Pode-se distinguir amish casados dos solteiros por conta da barba. Aliás, há uma proibição para bigodes;
  • Caso transgridam as regras da comunidade, os amish podem sofrer penalidades que variam com a gravidade da trasngressão. Só para ilustrar, uma delas envolve ir para a igreja e ter todos seus erros apontados em público.

E então, o que achou dessaa mtéria? Confira também: Calendário judaico – Como funciona, características e principais diferenças.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você