Curiosidades

Qual é a maior biblioteca do mundo e onde ela fica?

As bibliotecas são a principal fonte de conhecimento e sabedoria, mas qual delas tem o maior acervo do mundo? Leia e descubra!

Os lugares preferidos para os amantes de livros são bibliotecas, claro. E nesse ‘mundão’ há bibliotecas de todos os tamanhos, desde aquelas com ínfimos acervos até grandes estruturas com milhões de livros. Mas, afinal qual é a maior biblioteca do mundo?

Em suma, há um debate entre a Biblioteca do Congresso, nos Estados Unidos, com uma estimativa de acervo em mais de 164 milhões de livros, e a Biblioteca Britânica, no Reino Unido, com seu tamanho catalogado estimado em mais de 150 milhões.

No entanto, a primeira é a que ocupa o primeiro lugar na maioria dos rankings de maiores bibliotecas do mundo. Saiba mais sobre esses grandes templos de conhecimento a seguir.

10 maiores bibliotecas do mundo

1. Biblioteca do Congresso

Qual é a maior biblioteca do mundo e onde ela fica?

Continua após a publicidade

Em primeiro lugar, com mais de 167 milhões de itens em seu acervo, está a Biblioteca do Congresso, ou seja, a maior biblioteca do mundo. Em suma, a Biblioteca do Congresso é a biblioteca nacional oficial dos Estados Unidos e abriga alguns dos documentos mais importantes do país.

Além disso, é a instituição cultural mais antiga dos Estados Unidos. As coleções desta biblioteca são de todo o mundo, independentemente do assunto ou fronteiras nacionais. Os itens armazenados na biblioteca estão em mais de 450 idiomas.

A Biblioteca do Congresso possui uma coleção de 32 milhões de livros catalogados; mais de 61 milhões de manuscritos. Ademais, recebe 22.000 exemplares por dia da publicação produzida nos Estados Unidos. O acervo da biblioteca ocupa cerca de 1.349 km de estantes.

Algumas das principais obras armazenadas na biblioteca são o Rascunho da Declaração da Independência, os projetos arquitetônicos mais famosos do mundo, o Betts Stradivarius; e o Cassavetti Stradivarius.

Continua após a publicidade

2. Biblioteca Britânica

A Biblioteca Britânica em Londres, Inglaterra é a maior biblioteca da Europa e a segunda maior biblioteca do mundo, com uma coleção um pouco menor do que a Biblioteca do Congresso. Atualmente, o local tem mais de 150 milhões de itens em seu catálogo e 3 milhões de novos itens são adicionados a cada ano.

Não só a coleção da Biblioteca Britânica é grande, o prédio real também é bastante impressionante. A estrutura é o maior edifício público construído no Reino Unido no século XX e tem uma área total de 12.000 metros quadrados.

3. Biblioteca Pública de Nova York

Qual é a maior biblioteca do mundo e onde ela fica?

Continua após a publicidade

A Biblioteca Pública de Nova York é a segunda maior biblioteca dos Estados Unidos, com mais de 55 milhões de livros e outros materiais de pesquisa.

Embora a coleção da Biblioteca Pública de Nova York seja significativamente menor do que a da Biblioteca Britânica e da Biblioteca do Congresso, a Biblioteca Pública de Nova York recebe quase oito vezes mais visitantes.

Em outras palavras, o local recebe cerca de 17 milhões de pessoas visitam a Biblioteca Pública de Nova York anualmente .

4. Biblioteca e Arquivos do Canadá

Continua após a publicidade

Com 54 milhões de itens e 1,6 milhões de visitantes, a Biblioteca e Arquivos do Canadá localizada em Ottawa, ocupa o quarto lugar dessa lista de maiores bibliotecas do mundo.

Ela foi fundada originalmente em 1953 e os Arquivos Nacionais do Canadá estão em operação desde 1872. Aliás, em 2004, a Biblioteca e Arquivos do Canadá combinou as funções dos Arquivos Nacionais do Canadá e da Biblioteca Nacional do Canadá.

Portanto, hoje, o local preserva o patrimônio documental do Canadá e garante que o material esteja disponível ao público.

5. Biblioteca de Xangai

Qual é a maior biblioteca do mundo e onde ela fica?

Continua após a publicidade

A Biblioteca de Xangai é a maior biblioteca pública da China, com uma coleção de mais de 50 milhões de itens. Além de ser uma biblioteca pública, o local também oferece funções de pesquisa de informações da indústria e SciTech.

Em 1995, a Biblioteca de Xangai se fundiu com o Instituto de Informação Científica e Tecnológica de Xangai (ISTIS) e se tornou a primeira biblioteca na China a oferecer funções de pesquisa extensas.

Após a fusão, um novo prédio foi construído para a Biblioteca de Xangai em 1996 e agora é um dos maiores marcos da cidade. Além dos serviços tradicionais, o local possui um sistema digital de atendimento personalizado com interfaces em chinês, inglês e japonês.

6. Biblioteca Estatal Russa

Continua após a publicidade

Em sexto lugar está a biblioteca estatal da Rússia localizada em Moscou. A Biblioteca Estatal Russa é a maior da Rússia e a sexta maior biblioteca do mundo.

Desse modo, o local possui um acervo gigantesco. Em 1992, ela foi renomeada de Biblioteca Estatal VI Lenin da URSS para Biblioteca Estatal Russa.

A biblioteca possui 275 km de estantes com mais de 43 milhões de itens, sendo 17 milhões de livros, 13 milhões de periódicos, 350 mil partituras e discos sonoros, 150 mil mapas, entre outros.

7. Biblioteca Nacional da Dieta

Qual é a maior biblioteca do mundo e onde ela fica?

Continua após a publicidade

A Biblioteca Nacional da Dieta, que tem suas principais filiais em Tóquio e Kyoto, é a biblioteca nacional do Japão. Aliás, a principal função do local é auxiliar os membros da legislatura bicameral do Japão em suas pesquisas.

No entanto, a Biblioteca Nacional da Dieta também está aberta ao público e mais de 650.000 pessoas a visitam a cada ano. Durante a última atualização das estatísticas de 2016, foi relatado que a Biblioteca Nacional da Dieta tinha mais de 41,8 milhões de itens em seu acervo.

Assim, a coleção da Biblioteca Nacional da Dieta consiste em mais de 10,75 milhões de livros, 17 milhões de periódicos e jornais, 9 milhões de microformas, centenas de milhares de mapas, material gravado, manuscritos e teses de doutorado.

8. Biblioteca Nacional da França

Qual é a maior biblioteca do mundo e onde ela fica?

Continua após a publicidade

A Biblioteca Nacional da França foi fundada em 1461, localizada em Paris. Assim, ela está em sétimo lugar na lista das maiores bibliotecas do mundo.

Este lugar é o repositório nacional dos documentos da França. Além disso, o acervo da biblioteca inclui 40 milhões de itens, dos quais 14 milhões são livros e outros incluem diferentes publicações.

A coleção principal da biblioteca inclui canções de gesta medievais, romances arturianos e romance de cavalaria. Ademais, a biblioteca contém 5.000 manuscritos gregos antigos.

9. Biblioteca Nacional Russa

Continua após a publicidade

A Biblioteca Nacional da Rússia em São Petersburgo é a segunda maior biblioteca do país. No final de 2016 (o ano mais recente de estatísticas), a Biblioteca Nacional da Rússia tinha cerca de 37,89 milhões de itens em sua coleção. Além disso, em média, o local recebe cerca de um milhão de visitantes.

Fundada em 27 de maio de 1795 , a Biblioteca Nacional da Rússia contém documentos que abrangem os dois últimos séculos da história do país, e seu nome inicialmente era Biblioteca Pública Imperial por Catarina II.

10. Biblioteca Nacional da China

Qual é a maior biblioteca do mundo e onde ela fica?

Embora possa não ser a maior biblioteca do país, como o nome sugere, a Biblioteca Nacional da China é a biblioteca oficial da República Popular da China. Dessa forma, ela está localizada na capital, Pequim, e possui mais de 37,68 milhões de itens em seu acervo .

Continua após a publicidade

Por fim, a Biblioteca Nacional da China não apenas serve como o principal repositório do país para as publicações do país, mas também é um centro bibliográfico nacional, um centro nacional para preservação e conservação de livros antigos, bem como o museu nacional de livros antigos da China.

Ademais, a Biblioteca Nacional da China também coleta e preserva publicações estrangeiras.

Então, agora que você sabe qual é a maior biblioteca do mundo, leia também: Veja a ordem cronológica dos filmes do Universo Marvel

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você