Ciência & Tecnologia

Urina com cheiro forte: o que é, causas, tratamento

Tem percebido sua urina com cheiro forte? Você não está morrendo, mas pode ser que esteja com sérios problemas. Descubra do que se trata.

Não existe xixi com cheiro bom, pois a ureia, substância liberada pelo organismo no “número 1”, determina aquele mau cheiro na urina característico.

No entanto, algumas vezes, ocorre de a urina exalar um odor muito mais forte, devido a algumas condições que mostraremos a seguir.

O que é urina com cheiro forte?

Conforme já mencionamos, o odor característico da urina não é dos mais agradáveis.

No entanto, quando cheiro fica mais intenso, pode ser sinal de alguma doença ou, sobretudo, de desidratação.

Causas da urina com cheiro forte

Em geral, essas causas podem ter relação com:

  • Desidratação: além do mau cheiro na urina, normalmente de amônia há outras características dessa condição, por exemplo, a cor amarelo-escura ou alaranjada no xixi.
  • Infecção urinária: normalmente, aliás, o problema vem acompanhado de dor no ventre e ardor e vontade urgente de urinar.
  • Diabetes: urina com cheiro adocicado e forte pode ser um sinal, sobretudo, de diabetes.
  • Gonorreia: essa doença pode apresentar também inflamação na uretra e dor ao urinar.
  • Câncer de bexiga e intestino: essas enfermidades podem causar também dor ao urinar, sangue na urina ou nas fezes entre outros sintomas.
  • Doenças como cistinúria e fenilcetonúria: a primeira é caracterizada por eliminar o aminoácido cistina na urina. Já a segunda é caracterizada pelo acúmulo de fenilalanina no organismo.
  • Substâncias presentes em alguns alimentos: alho, cebola, e vegetais com caules verdes, como aspargos e brócolis, por exemplo, podem deixar sua urina com cheiro muito estranho.
  • Efeitos colaterais de alguns medicamentos: os principais causadores costumam ser os flavorizantes. Existem também outros tipos de medicamentos que causam mau cheiro na urina exatamente devido ao efeito que têm em determinado órgão tratado.

Sintomas associados à urina com cheiro forte

Outros sintomas que se manifestam associados à urina com cheiro ruim, geralmente, dizem respeito a uma doença.

Continua após a publicidade

Sendo assim, sintomas de enfermidades que, frequentemente, se apresentam com a urina com cheiro forte são:

  • aumento da frequência de urinar;
  • dor ao fazer xixi;
  • corrimento;
  • sangue na urina.

Tratamento e cura para o mau cheiro na urina

A solução para o mau cheiro na urina depende da causa que está provocando a condição. De forma geral, isso se resolve adotando novos hábitos, como beber mais água ou trocar os remédios, conforme recomendação médica.

Por outro lado, quando o mau cheiro é causado por outros problemas de saúde, é preciso consultar um médico especializado na área em questão.

Agora, falando em cheiros estranhos do nosso corpo, você precisa conferir ainda: o que o cheiro do corpo revela sobre seu estado de saúde.

Fonte: Rede D’Or São Luiz, Tua Saúde.

Bibliografia:

Continua após a publicidade

Composition And Concentrative Properties Of Human Urine  – NASA Contractor Report.

Cloudy, Foul-Smelling Urine Not a Criteria for Diagnosis of Urinary Tract Infection in Older Adults – Journal of the American Medical Directors Association.

Smelly urine – NHS.

Próxima página »

Escolhidas para você